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    9 problemas que os barulhos no carro podem te ajudar a identificar

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    Um carro com problemas é como um ser humano quando está doente: apresenta sintomas específicos que ajudam a identificar o que está acontecendo. Mas se por um lado o ser humano consegue falar e expressar o que está sentindo, o carro, por outro, emite alguns barulhos que podem nos ajudar a entender qual a causa do problema que está ocorrendo.

    Pensando em te ajudar a identificar possíveis problemas, listamos 9 barulhos no carro que ocorrem com frequência e explicamos o que cada um significa para que você possa manter o seu veículo sempre nas melhores condições! Acompanhe.

    1. Falhas nos amortecedores

    Quando os amortecedores precisam de reparos, o carro apresenta trepidações constantes e ainda perde a sua estabilidade. O barulho relacionado a esse problema se caracteriza por um tipo de “toc-toc”, que aparece, em geral, na hora de passar por lombadas ou quando o carro cai em um buraco.

    Os sons estranhos indicando a falha nos amortecedores também podem aparecer na hora de esterçar (mover para a direita ou esquerda) o volante do veículo.

    2. Pneus danificados ou com desgaste irregular

    Se um barulho contínuo vem de pelo menos uma das rodas, soando como um ventilador em funcionamento, pode ser um problema com os pneus. Observe cada um deles em busca de anomalias e, se preciso, leve seu carro imediatamente a uma oficina ou borracharia.

    Você deve observar se os pneus não estão ovalados e ainda tentar identificar: na banda de rodagem (a parte que fica em contato com o solo), possíveis desgastes irregulares — quando a borracha foi mais consumida de um lado que de outro —, na banda lateral (parte dos pneus em que se encontram inscritas as informações do pneu, como marca, modelo e tamanho), se não há caroços ou bolhas que podem ter se formado em impactos e estão causando o barulho.

    3. Problemas no ar-condicionado

    Se quando você liga o ar-condicionado é possível ouvir um ruído contínuo ao fundo, isso pode significar que o compressor desse componente está com problemas. As prováveis causas são falta de torque no compressor, tubulação de gás em atrito com demais componentes ou excesso de gás no compressor.

    4. Falta de água no radiador

    A falta de água no radiador é um problema grave que pode causar o aquecimento do motor e, consequentemente, sérios danos a este. Para evitar esse problema, é preciso checar o nível de água com regularidade, ficar atento ao termômetro no painel e observar os barulhos do veículo.

    Caso você identifique algum barulho similar a um vazamento, é interessante checar o reservatório e verificar se o nível de água não está diminuindo mais rápido do que o normal.

    5. Tensão da correia dentada

    Quando o barulho é contínuo e vem do motor do carro, uma causa muito comum é a perda de tensão da correia dentada. Esse é um problema que merece uma atenção especial, visto que pode causar danos ao cabeçote do motor e outras peças cujo conserto não sai barato.

    6. Suporte do motor quebrado

    Dependendo do modelo do seu veículo, o motor possui o suporte de três ou quatro coxins — espécie de “almofada” que é responsável pela instalação do motor no veículo e por amenizar a vibração do motor. Quando passamos em buracos, ou em uma lombada com uma velocidade alta, o motor tem seu peso distribuído desigualmente por esses apoios, podendo assim quebrar algum deles.

    Quando um dos coxins está quebrado, é possível escutar um ruído grave. A confirmação do problema pode ser feita visualmente, checando o motor, ou provocando a torção do coxim ao puxar o freio de mão e tentar movimentar o carro nessa condição.

    7. Rolamento de roda danificado

    O rolamento da roda é um grupo de esferas de aço que ficam presas entre anéis de metal para ajudar as rodas a girar rapidamente, reduzindo o atrito. Quando o rolamento apresenta problemas, o barulho vem das rodas e é identificado pelo som áspero, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas do carro.

    O ruído começa mais fraco e vai aumentando à medida que o carro se move por uma distância maior. Vale dizer que, em alguns casos, um pneu desgastado pode fazer um ruído semelhante ao do defeito no rolamento. Por isso, quando ouvir o barulho, cheque primeiro os pneus e corrija quaisquer problemas neles antes de desmontar as rodas pensando em realizar a troca dos rolamentos.

    8. Falta de óleo na caixa da direção hidráulica

    A falta de óleo na caixa de direção hidráulica também pode causar ruídos no carro que devem ser observados para evitar problemas na direção. Os barulhos, causados na direção, são semelhantes a um “assobio” agudo.

    É importante fazer a revisão do carro regularmente e realizar a troca do óleo a cada 10 mil km. Fique atento caso ruídos apareçam antes desse prazo, o que pode indicar vazamento de óleo. Uma forma de confirmar o vazamento é checar o chão onde o veículo ficou estacionado em busca de pingos de óleo.

    9. Pastilhas de freio desgastadas

    Se quando você pisa no freio do carro, consegue observar um barulho agudo, como se alguma coisa estivesse raspando na roda quando você gira o volante, esse pode ser o sintoma de pastilhas desgastadas, finas, precisando de troca. A recomendação é que elas sejam trocadas a cada 30 mil km rodados, por isso fique atento!

    Caso você tenha acabado de trocar as pastilhas e elas tenham apresentado ruído, isso pode significar que elas são de má qualidade ou são muito duras. Além de fazer barulho, pastilhas ruins podem diminuir a vida útil dos discos e provocar um desgaste prematuro.

    Mesmo com essas técnicas para identificar os barulhos no carro e suas respectivas causas, vale lembrar que é sempre importante o parecer de um especialista para realizar o diagnóstico definitivo e fazer as manutenções necessárias. Afinal de contas, seu carro possui milhares de peças que podem causar problemas, e nada melhor do que o olhar — ou ouvido — de um técnico para identificar com precisão o que está acontecendo.

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