10 dicas para se programar financeiramente e comprar a casa própria

Janeiro 2016

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

26.01-_FACE_E_BLOG.jpg

Para realizar o sonho de comprar a casa própria é necessário abrir mão de alguns costumes, aprender a poupar e fazer um bom planejamento financeiro.

É importante não desanimar, mesmo que a concretização deste objetivo demore um pouco para acontecer. Lembre-se que é melhor controlar a ansiedade e ter as contas em dia, do que fazer a negociação sem se programar adequadamente e acabar se enchendo de dívidas.Alguns especialistas em educação financeira dizem que o ideal é juntar dinheiro para comprar à vista, mas todos sabemos que esta é uma realidade para poucos. Considerando isso, não é exagero afirmar que o consórcio de imóveis é a modalidade financeira mais vantajosa para comprar uma casa ou um apartamento.

CTA_Planejamento-para-compra-da-casa-própria_final (1)

 

BENEFÍCIOS DO CONSÓRCIO

No consórcio, um grupo de pessoas se reúne para poupar uma quantia de dinheiro que seja suficiente para adquirir um bem. É uma maneira de fazer a compra pagando mensalidades menores do que as encontradas em financiamentos tradicionais e sem a necessidade de recorrer a empréstimos bancários e, portanto, livrando-se do pagamento de juros.

Outra vantagem que ele oferece é a possibilidade de antecipar o acesso ao bem ofertando um lance e fazer este pagamento com o FGTS. Além disso, ao ser contemplado, é possível comprar a sua casa com pagamento à vista. Mas lembre-se que é preciso continuar pagando as parcelas do consórcio!

Abaixo, listamos 10 dicas para você se programar financeiramente e poder comprar a casa própria com mais tranquilidade, evitando dores de cabeça futuras:

 

  • Faça uma avaliação da sua situação financeira para saber qual é o valor total de sua renda e das despesas mensais.
  • Organize uma lista destas despesas e procure eliminar algumas delas.
  • Escolha um imóvel considerando o tamanho, estado de conservação, a vizinhança e as formas de acesso a ele para não se arrepender.
  • Procure saber qual é o valor do imóvel que você deseja comprar, nem que seja o valor aproximado.
  • Pesquise opções de consórcio de imóveis no mercado, levando em conta a credibilidade da administradora.
  • Entre para um grupo de consórcio que envolva parcelas que cabem no seu bolso, ou seja, que você seja capaz de pagar considerando todas aquelas despesas prioritárias listadas anteriormente.
  • Pague as parcelas do consórcio em dia, caso contrário você não será contemplado.
  • Considere que a casa envolve despesas adicionais, como contas de água, luz, telefone, IPTU, condomínio, seguro etc. São muitas despesas para as quais o futuro proprietário precisa estar preparado financeiramente, principalmente se tiver que continuar pagando as parcelas do consórcio após ser contemplado.
  • É possível acelerar a contemplação ofertando um lance. Para isso é possível utilizar o FGTS.
  • Poupe dinheiro, ou utilize parte do valor da carta de crédito, para pagar despesas com a documentação do imóvel.

 

Agora que você já sabe como comprar o seu imóvel de forma planejada e custos reduzidos, que tal visitar a loja online da Rodobens Consórcio para conhecer as opções de consórcio de imóveis disponíveis? Acesse o site!

Nova chamada à ação

Comentários