13 dicas para aquisição de um imóvel comercial

Março 2016

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

03.03_-__BLOG_E_FACE_-_12-dicas-para-aquisio-de-um-imvel-para-sua-empresa.jpg

Empresários que planejam expandir seus negócios, ou simplesmente mudar de endereço, precisam levar em consideração o que acaba sendo mais vantajoso para as finanças da companhia: alugar um estabelecimento, fazer um financiamento ou aderir a um consórcio para adquirir um novo espaço.Um imóvel comercial, seja para lojas, escritórios ou galpões, geralmente têm um valor superior se comparados aos residenciais devido à escassez desta oferta no Brasil, especialmente em grandes centros urbanos.

Ainda assim, investir na compra de um bem como este acaba sendo, na maioria das vezes, mais vantajoso à empresa, pois se torna um patrimônio que pode valorizar, e os custos operacionais mensais são reduzidos a longo prazo, já que o pagamento do aluguel é eliminado.

 

ESCOLHA DA MODALIDADE FINANCEIRA

Antes de investir, é importante identificar a modalidade financeira que melhor atende suas necessidades e capacidade de pagamento. O consórcio  é uma opção atraente para a aquisição de imóveis, pois é menos oneroso do que os financiamentos tradicionais. Veja abaixo outros benefícios:

  • Parcelas mais acessíveis
  •  Não há pagamento de juros e IOF
  •  Maior facilidade para obter crédito
  •  Poder de compra para pagamento à vista do serviço
  •  Liberdade de escolha na aplicação do valor recebido
  •  Planejamento: possibilidade de prazos mais extensos do que os encontrados em financiamentos tradicionais
  •  Segurança

 

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Como vimos, o consórcio favorece que a compra seja feita de forma planejada, e assim você evita que suas finanças fiquem prejudicadas. Abaixo, também listamos dicas para o processo de compra do imóvel para a sua empresa.

  1. Faça uma análise do seu orçamento para ter conhecimento de quanto você fatura por mês.
  2. Elimine gastos desnecessários e faça um fundo de reserva. Ter algum dinheiro guardado pode ser importante para dar um lance competitivo, e assim antecipar o acesso ao bem.
  1. Calcule os valores de parcelas do consórcio que não prejudicam o orçamento mensal do seu negócio.
  1. Calcule o prazo para pagamento da sua cota de consórcio, ou seja, saiba em até quanto tempo você poderá esperar para adquirir o imóvel. Em consórcios, geralmente, quanto maior o prazo menores são os valores das parcelas.
  1. Faça todo este planejamento com antecedência.

 

DICAS PARA ESCOLHA DO IMÓVEL

Abaixo listamos dicas que podem contribuir no processo de compra do seu novo estabelecimento comercial:

  1. Percepção da necessidade: antes de definir o imóvel que será comprado, vale conhecer a real necessidade que o motivou a tomar esta iniciativa. Para ter um espaço maior para receber o cliente? Para ter uma capacidade de armazenamento maior no estoque? Um espaço de garagem mais amplo? Uma localização mais atraente para a clientela?
  1. Pesquise preços: outra medida que pode preservar o seu investimento é fazer uma pesquisa sobre os preços cobrados pelos imóveis na região que você escolheu. Você pode ter como fontes de informação as imobiliárias do entorno, a internet e até mesmo pessoas que moram ou trabalham por ali.
  1. Avalie o potencial de valorização: pesquise sobre o potencial de valorização da região onde você pretende comprar seu imóvel comercial. Se a área está prestes a receber novos investimentos e melhorias de infraestrutura, há grandes chances de o bem que você está adquirindo se valorizar!
  1. Evite problemas estruturais: Faça um reconhecimento da área para saber se ela sofre com problemas estruturais como enchentes, falta de iluminação, escassez de transporte público e segurança. Tudo isso pode contribuir com a depreciação do imóvel e lhe trazer dores de cabeça durante sua vivência por ali.
  1. Visite os imóveis: quando você identificar a faixa de preço dos imóveis que têm o perfil que você procura, faça uma lista com os que você se interessou e agende uma visita com o atual proprietário ou um corretor devidamente credenciado.
  1. Avalie o tamanho e as condições dos imóveis visitados: a escolha do tamanho do imóvel que será o seu novo local de trabalho vai depender do perfil do seu negócio e de sua necessidades. Também é importante se certificar que o espaço está em boas condições físicas, dessa forma, gastos com reformas e manutenções futuras serão evitados, ou no mínimo reduzidos.
  1. Regulamentação: Antes de assinar o contrato de compra do novo imóvel da sua empresa, verifique se ele está com a documentação regularizada, com o Habite-se em ordem e a planta aprovada. As administradoras de consórcio são rígidas em relação aos documentos de um imóvel que será comprado com carta de crédito.
  1. Razão x Emoção: Não se deixe levar pela emoção e impulsos sentimentais na hora de comprar o imóvel. Lembre-se que este é um investimento alto e que faz parte do plano de negócios da sua empresa. Um bom imóvel comercial não precisa ser essencialmente bonito e bem localizado, ele precisa dar lucro.

 

A compra de um imóvel é um investimento interessante para empresários, pois contribui com o aumento do patrimônio e é também uma forma de, a longo prazo, diminuir o custo operacional da companhia, com a eliminação do pagamento de aluguel.

Se bem comprado, o imóvel tende a se valorizar com o passar dos anos. No entanto, se a compra ocorrer sem planejamento, as finanças da empresa ficam prejudicadas e, no futuro, o proprietário poderá ter dificuldades para vender o bem.

O planejamento precisa ir além das questões financeiras e exige tempo para pesquisa dos imóveis disponíveis. Além das dicas mencionadas acima, leve em consideração que existem regiões conhecidas por determinado tipo de comércio, como ruas em que a maioria dos estabelecimentos vendem roupas, ou equipamentos eletrônicos, equipamentos musicais, móveis etc. Considerando isso, se você quiser aumentar suas chances de lucro e garantir a possibilidade de revenda futuramente, o padrão do seu imóvel precisa seguir o da vizinhança.

Agora que você está munido de informações para investir em um imóvel comercial para a sua empresa, que tal visitar o site da Rodobens Consórcio para conhecer as ofertas disponíveis?

A plataforma também permite fazer simulações de compra para que você possa calcular os valores de parcelas e prazos que atendem suas necessidades. Isso pode contribuir com o seu planejamento e assim você protege o seu orçamento e o desenvolvimento do seu negócio.

 

Nova chamada à ação

Comentários