5-dicas-de-decoracao-para-apartamentos-pequenos.jpg

5 dicas de decoração para apartamentos pequenos

Dezembro 2016

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

5-dicas-de-decoracao-para-apartamentos-pequenos.jpg

Em busca de praticidade e valores de manutenção mais em conta, muitas pessoas têm optado por apartamentos pequenos para morar. Mas é claro que onde há benefícios há também alguns probleminhas. Aí surge a dificuldade de decorar um apartamento menor aproveitando todos os espaços da forma mais funcional possível. Mas a verdade é que essa missão não tem nada de impossível! Com as dicas certas para lidar com a decoração para apartamentos pequenos, seu lar vai parecer maior e muito mais aconchegante. Quer uma mãozinha nessa tarefa? Então acompanhe já o post que preparamos!

1. Organize bem o espaço

Qualquer espaço, por menor que seja, pode ser muito bem aproveitado. O detalhe é que, para transformar teoria em prática, é preciso muito planejamento. Comece fazendo uma lista de todos os desafios na decoração do seu apartamento, facilitando assim a análise das decisões. Nesse momento, lembre-se de que uma organização simples costuma ser sempre a melhor ideia.

Pontualmente, vale colocar portas sanfonadas ou de correr nos armários, banheiro e guarda-roupas. E por falar em porta, pense: a cozinha realmente precisa de uma? Não é melhor integrar esse ambiente à sala de estar? Abuse das cores claras para abrir o olhar, dando aquela sensação de amplitude. Em geral, organizadores de sapato, bijuterias e utensílios de limpeza fazem uma diferença e tanto, deixando o espaço mais limpo.

2. Invista em móveis planejados

Para espaços pequenos, os móveis planejados acabam sendo as melhores soluções. Afinal, com eles você consegue aperfeiçoar cada cantinho do apartamento, deixando o imóvel muito mais funcional.

No quarto, aposte em um guarda-roupas que ocupe exatamente o espaço destinado a ele. O mesmo vale para os armários da cozinha. Na sala, os móveis devem ter uma escala menor, bem como detalhes em vidro, para praticamente desaparecerem no ambiente. Mais uma vez, as cores claras e os acabamentos brilhantes vêm com tudo. Pode acreditar: a atenção a esses detalhes faz uma diferença enorme no resultado final da decoração.

3. Abuse dos compartimentos

No caso de apartamentos pequenos, é importante ter sempre mais de uma função para os móveis e objetos. E aqui entra sua criatividade, seja na compra de móveis prontos, já com esses espaços, ou na construção de soluções personalizadas, como os planejados.

Hoje já há muitas opções prontas com essa flexibilidade, como camas com gavetas ou espaço livre debaixo dos colchões, bancos que servem como estantes de livros enquanto não estão em uso e poltronas com assentos removíveis. E não se esqueça de aproveitar também aqueles espaços normalmente deixados de lado, como sobre e sob tanques, bem como acima da máquina de lavar e da geladeira.

4. Aposte nos espelhos

Os espelhos são verdadeiros curingas para apartamentos pequenos. Esses recursos realmente transformam os ambientes, ampliando visualmente os espaços e dando mais leveza e suavidade aos cômodos.

O mais usual é colocar espelhos cobrindo as paredes maiores ou os corredores, proporcionando assim uma impressão de mais largura. Se não for possível, também é bem legal (e moderno) usar alguns jogos de espelhos pequenos para criar pontos de luz.

5. Compre objetos apropriados

Esse é um ponto crucial, uma vez que não adianta economizar espaço nos móveis e desperdiçá-lo em outros pontos. Então anote a dica: invista em objetos de decoração que possam ser colocados tanto sobre a mesa de canto como sobre o rack, por exemplo, para que consiga adequar o espaço à ocasião sem muito esforço. Opte pelas TVs de LCD, aquelas mais finas, e prefira notebooks no lugar de desktops. As cortinas nos tons das paredes também podem ser ótimas aliadas, pois expandem o espaço.

Como você viu por aqui, quando se trata de decoração para apartamentos pequenos, menos realmente é mais. E então, pronto para dar uma nova cara à decoração do seu lar? Por onde pretende começar? Deixe um comentário e divida seus planos conosco!

Nova chamada à ação

Comentários