6 dicas para não cair na inadimplência e atingir os objetivos com consórcio

fevereiro 2016

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

16.02_-_FACE_E_BLOG_-_Como-conciliar-os-pagamentos-do-comeo-do-ano-para-no-cair-na-inadimplncia-do-consrcio.jpg

Mesmo sendo considerada uma época festiva, o início do ano também é lembrado como aquele período em que temos que arcar com custos que normalmente não aparecem em outros meses, como uma série de impostos (IPTU e IPVA, por exemplo), a compra de material escolar e reajustes em despesas que mantemos.O medo com o atraso no pagamento de contas pode perturbar uma série de brasileiros. De acordo com a Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC), os indicadores econômicos atuais apontam que a inadimplência no país deve continuar alta até 2017. Até o final do ano passado, eram mais de 59 milhões de consumidores impedidos de obter crédito.

Os números são expressivos, mas é possível evitar problemas financeiros com um bom planejamento, sem deixar de lado seus sonhos de consumo e os objetivos pessoais. Veja algumas dicas abaixo:

 

  1. Controle seu orçamento: anote todas as suas despesas para saber se você está gastando mais do que ganha. Atualize essas informações com frequência.
  2. Reduza os gastos supérfluos: priorize os gastos básicos e fixos, como moradia, saúde, locomoção, alimentação, educação e impostos. Os outros devem entrar depois na fila.
  3. Tenha um projeto definido: trace objetivos de vida e organize-se para atingi-los. Estabeleça quantias para serem economizadas ou aplicadas a cada mês.
  4. Ao contratar crédito, procure o mais adequado: lembre-se que o crédito fácil pode sair caro por conta dos juros elevados. Uma boa dica é aderir ao consórcio, que não envolve este tipo de taxa.
  5. Evite o uso constante do cartão de crédito: o limite do cartão de crédito não é uma extensão do seu salário. Usá-lo pode favorecer o descontrole de suas contas pessoais.
  6. Tenha um fundo de reserva: especialistas recomendam ter um fundo para ser usado em casos emergenciais, como uma gravidez não planejada, um acidente etc.

 

LIVRE-SE DOS JUROS COM CONSÓRCIO

Conforme vimos acima, é importante ter controle do seu orçamento e aderir a planos de crédito adequados ao seu orçamento para realizar seus sonhos sem se prejudicar financeiramente. Independente do objetivo, seja ele comprar um carro, uma casa, fazer um curso ou uma viagem, o consórcio é a modalidade financeira vantajosa, se comparado ao financiamento tradicional. Com ele é possível fazer a compra em parcelas que cabem no seu bolso, sem o pagamento de juros! Veja abaixo os benefícios:

 

  • Parcelas mais baixas do que as de um financiamento;
  • Não há cobrança de juros, IOF e nem valor de entrada;
  • Possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar parcelas a qualquer momento;
  • Com a carta de crédito em mãos, é possível fazer compras à vista e obter descontos
  • Segurança: o setor é regulado pelo Banco Central do Brasil e possui lei própria;
  • Possibilidade de ofertar lance para antecipar a contemplação e a aquisição do bem.

 

Na loja virtual da Rodobens, é possível fazer simulações para calcular os valores de parcelas e prazos mais adequados às suas necessidades e capacidade de pagamento. Visite o site

Nova chamada à ação

Comentários