7 aplicativos para controlar gastos e comprar a casa dos sonhos

Junho 2016

5 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

x aplicativos para controlar gastos e comprar a casa dos sonhos.jpg

Um dos maiores sonhos da grande maioria das pessoas é sair do aluguel e conseguir comprar a casa própria. Entretanto, para isso é necessário muito planejamento, economia e controle do orçamento pessoal. Nesse sentido, é possível contar com alguns aplicativos para celular, que permitem controlar as receitas e os gastos da família e estão ao alcance a qualquer momento.

No artigo de hoje listamos os principais aplicativos para controlar gastos, que auxiliam no planejamento do orçamento mensal. Continue acompanhando a leitura e descubra quais são eles agora mesmo!

1. GuiaBolso

O GuiaBolso é um aplicativo desenvolvido para iOS e Android disponível também para navegadores. Para utilizá-lo, o usuário só precisa criar seu perfil e inserir os dados de internet banking para o aplicativo sincronizar automaticamente todas as transações realizadas. Vale ressaltar que é possível cadastrar contas de bancos diferentes para um mesmo usuário.

A classificação das despesas por grupo — compras, mercado, bares e restaurantes, entre outros — é feita de forma automática pelo app. Além disso, ele permite criar um orçamento mensal como meta, além de acompanhar o andamento do plano traçado. Também é possível visualizar um gráfico que informa com quais categorias os gastos de dinheiro são maiores e quanto o usuário possui de saldo no mês, levando em consideração todas as receitas e despesas lançadas. Ou seja, além de ajudar a controlar os gastos, esse aplicativo ajuda a realizar um planejamento financeiro com base no orçamento mensal.

Um dos maiores receios de algumas pessoas em utilizar o aplicativo é o fato de ter que fornecer dados da conta bancária, já que essas informações são necessárias para a efetiva montagem do controle. Vale destacar, então, que a segurança dos dados é garantida pelos desenvolvedores do app e as únicas informações acessadas são o extrato e a fatura do cartão, não havendo transações ou operações que envolvam dinheiro.

2. Moni

Esse aplicativo para controlar gastos possui uma interface simples e bem intuitiva, o que o torna fácil de ser utilizado. Contudo, ele está disponível apenas para iOS.

O Moni possui uma das mais ágeis formas de cadastro de receitas e despesas. Porém, requer que o registro desses grupos seja feito manualmente. Para isso, ele disponibiliza, na tela principal, um botão na cor vermelha com o símbolo de negativo (para informações de despesas) e um botão a cor verde com o símbolo de positivo (para dados das receitas). Além disso, o usuário pode adicionar informações aos lançamentos, que são úteis para diferenciar as despesas.

3. Finance

O Finance está disponível tanto para iOS, quanto para Android. Ele permite que o usuário possa controlar gastos e receitas de forma simples, devido a sua interface intuitiva. Ele exibe várias categorias de gastos utilizando ícones que ajudam a ilustrar o grupo de custos, isso faz com que o registro possa ser feito de forma mais ágil. Para utilizar o aplicativo, basta clicar nos ícones e cadastrar cada lançamento manualmente.

Ele ainda permite a visualização de um gráfico que aponta todas as receitas e despesas mensalmente, o que ajuda a criar e controlar melhor um planejamento financeiro.

4. Finance Plus

O Finance Plus foi desenvolvido exclusivamente para usuários que utilizam a plataforma do Windows Phone e é gratuito. Ele permite que o usuário possa lançar todos os lançamentos que são creditados ou debitados de sua conta. Além disso, ele permite a visualização de um resumo mensal, além de realizar um backup dos lançamentos no OneDrive. Ele funciona a partir da versão 7.5 do Windows Phone.

5. Wally+

Disponível para iOS e Android, o Wally+ é um aplicativo para controlar gastos que permite ao usuário saber com quais categorias o seu dinheiro está sendo mais gasto. Para utilizá-lo, primeiramente é preciso fazer um registro e informar o salário e a data do pagamento.

Feito isso, é possível começar a planejar orçamentos — diários e mensais — e o aplicativo informa a evolução dos gastos durante as semanas. Além disso, ele permite escanear recibos de compras, o que faz com que o usuário possua uma versão digital e não precise acumular papéis para controlar cada compra que realiza.

6. Organizze

O Organizze pode ser utilizado nas plataformas do iOS e Android. A grande vantagem desse aplicativo é que ele permite o acesso às finanças mesmo se o dispositivo não estiver conectado à internet. A interface é simples e bem intuitiva, o que faz com ele seja bem fácil de ser utilizado.

Todos os lançamentos precisam ser realizados manualmente. Porém, toda alteração que o usuário fizer no aplicativo, serão sincronizadas automaticamente com a versão disponível para navegador.

7. Minhas economias

O Minhas Economias possui versões tanto para plataformas iOS e Android, quanto para web. Para começar a utilizar esse aplicativo, o usuário precisa criar um perfil e fazer a configuração de sua conta. Através dele é possível consultar o saldo das contas bancárias cadastradas, efetuar o cadastro de novas receitas, despesas, transferências e parcelamentos. Além disso, é possível fazer anotações no app e ainda realizar transações on-line.

A vantagem de possuir a versão web é que, além de conseguir acompanhar o planejamento financeiro a qualquer momento, os dados ficam salvos na nuvem, o que faz com que eles possam ser acessados também por computadores.

Assim como no caso do GuiaBolso, o Minhas Economias também pede dados das contas bancárias dos usuários. Por isso, surge a mesma questão a respeito da segurança dos dados informados, o que pode acabar sendo um impedimento para algumas pessoas usarem o aplicativo.

A importância do controle financeiro

A compra de uma casa é algo que requer muito planejamento, visto que é uma despesa muito alta e de longo prazo. Nesse caso, controlar os gastos permite identificar quais gastos podem ser reduzidos ou eliminados, fazer um planejamento financeiro, identificar qual quantia precisa ser economizada e ainda, saber o valor mensal que pode ser atribuído para o pagamento das parcelas.

Ou seja, o controle financeiro é a melhor forma de cuidar das finanças, evitando que se gaste mais do que o que se recebe, permitindo se planejar melhor, evitando endividamentos e auxiliando no alcance dos objetivos, como o de adquirir a casa própria.

E é nesse sentido de planejamento que o consórcio entra como uma ótima opção, visto que se trata de um investimento que trará retorno certo com um certo tempo. Essa característica permite fazer uma previsão bastante assertiva a respeito da compra da casa própria, levando em consideração aspectos importantes como região, acessibilidade, segurança, proximidade de pontos importantes, dentre outros detalhes.

No post de hoje listamos os 7 principais aplicativos que podem ser baixados para começar a planejar e controlar o orçamento familiar. Porém, existem várias outros disponíveis no mercado gratuitamente, que ajudam a controlar gastos, elaborar um planejamento financeiro e que se adequam às diversas necessidades e plataformas utilizadas pelos usuários.

Agora que você já conhece alguns aplicativos mais utilizados, aproveite os comentários e nos deixe saber: qual deles você escolheria? Alguma vez já utilizou algum dos que foram citados no texto? Não deixe de compartilhar suas opiniões e experiências conosco. Participe da conversa!

Nova chamada à ação

Comentários