Adquirir um bem por meio do consórcio é uma estratégia que traz muitas vantagens, especialmente quando comparado a formas de aquisição tradicionais (como empréstimos e financiamentos). Além de contar com encargos menores, pois não há cobrança de juros, é possível reunir o valor para comprar à vista, garantindo um grande poder de barganha.
Segundo a Abac (Associação Brasileira de Administração de Consórcios), o Brasil fechou 2018 com mais de 1,2 milhão de consorciados e um crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior — isso apesar das condições desafiadoras impostas pela crise política e econômica.
Mas como funciona um consórcio e o que você pode comprar com ele? É sobre isso que falaremos neste post. Tire suas dúvidas!
O consórcio é uma reunião de diversas pessoas que desejam adquirir determinado bem. Cada uma recebe um número de identificação, chamado de "cota", e contribui mensalmente. O valor arrecadado a cada mês é o suficiente para comprar o bem para um dos participantes. O usuário contemplado recebe uma carta de crédito para adquirir o bem escolhido e continua a pagar o consórcio até o fim do plano.
A intermediação para a captação dos recursos é feita por uma empresa administradora, que recebe um percentual de remuneração por esse trabalho (taxa de administração).
A cada mês são realizadas assembleias com os membros do grupo. Nessa reunião, ocorrem sorteios que definem quem será contemplado. Outra forma de receber a carta de crédito é por meio de lances — quem ganha é aquele que oferece o maior valor.
A carta de crédito é um documento amplamente aceito no mercado, com garantia do Banco Central. Ela tem valor de pagamento à vista e deve ser usada para adquirir o bem ou para a contratação de um serviço, conforme o que foi estabelecido no contrato.
Mas o que pode ser comprado? As opções são muito variadas. Veja uma lista a seguir!
A carta de crédito permitirá a compra de bens móveis e imóveis, e até mesmo de serviços.
Os principais bens móveis adquiridos são:
motos e motonetas, dos mais variados modelos e marcas, nacionais ou não;
veículos utilitários ou de passeio;
caminhões e camionetas;
ônibus;
tratores;
implementos agrícolas e rodoviários;
semirreboques;
aviões;
barcos ou outras embarcações
Algumas empresas de consórcio também oferecem cartas de crédito para móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e até mesmo equipamentos odontológicos e médicos.
Entre os imóveis, podemos alistar:
apartamentos;
casas;
galpões, salas e lojas comerciais ou industriais;
reforma de imóveis;
lotes ou terrenos;
casa de férias, na praia, na cidade ou no interior.
Vale ressaltar que, quando falamos em investimentos em bens imóveis, é possível usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar as parcelas do consórcio, conforme as regras da Caixa Econômica Federal.
viagens nacionais e internacionais;
festas de formatura, de casamento e outros eventos;
serviços de jardinagem, pintura, decoração e outros tipos de manutenção predial;
cursos, como faculdade e pós-graduação;
tratamentos estéticos;
carteira de motorista;
serviços de marketing, consultoria e comunicação para empresas.
Como vimos, com o consórcio é possível adquirir uma grande variedade de bens e serviços, tornando o investimento mais fácil e leve. Trata-se de uma modalidade de compra útil tanto para empresas quanto para pessoas físicas.
Gostou da possibilidade de adquirir bem com consórcio? Para saber mais, leia nosso post sobre as diferenças entre os tipos de consórcios!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários