aplicativos-de-gestao-de-frotas-6-opcoes-essenciais-para-ajudar-no-controle

Aplicativos de gestão de frotas: 6 opções essenciais para ajudar no controle

Outubro 2020

5 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Cada vez mais, a tecnologia vem se tornando uma importante aliada do gestor de frotas. Hoje em dia, com um smartphone nas mãos, é possível acessar diversos aplicativos que facilitam esse trabalho, oferecendo uma ajuda valiosa a quem precisa lidar com tantos veículos no dia a dia.

Foi por isso que aproveitamos a oportunidade para elaborar uma lista especial sobre o tema. Aqui, você encontrará os 10 melhores aplicativos de gestão de frota, conhecendo suas funcionalidades, diferenciais e vantagens. Então, não perca tempo e acompanhe! 

CTA_Manual-completo-do-gestor-de-frotas_final

Os 10 melhores aplicativos de gestão de frotas

Como você bem sabe, a gestão de frotas é uma área cheia de detalhes, informações e variáveis. Por conta disso, o bom gestor reconhece a importância da tecnologia na simplificação do seu trabalho, empregando ferramentas e sistemas práticas para tornar a operação ainda mais eficiente.

É em vista dessa necessidade operacional que existem tantos aplicativos no mercado, cada qual com um diferencial exclusivo para o benefício do gestor. Aqui, listamos os 10 apps mais populares e bem-avaliados, apontando suas características, funções e abordagens. Confira!

1. Minha Frota

Como a gestão de frotas de veículos pesados envolve processos complexos e cheios de particularidades, é melhor contar com um sistema digital voltado para essa prática do que com planilhas dispersas e anotações manuais, não concorda? Pois essa foi a ideia da Alelo ao lançar seu app Minha Frota.

Nesse caso, tanto gestores como motoristas podem se beneficiar. Disponível para Android, o aplicativo permite consultas em tempo real sobre dados do usuário, inclusive identificando transações não autorizadas com as devidas justificativas. É uma grande ajuda para momentos de emergência, mas também para a organização das despesas.

2. TruckPad

O TruckPad é um aplicativo destinado a empresas que buscam pelo serviço de transporte autônomo. Por meio dele, é possível encontrar, contratar e gerenciar cada parceiro caminhoneiro, garantindo eficiência e segurança no pagamento.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o app pode ser baixado diretamente pelo site da TruckPad.

3. Sofit

A Sofit oferece um sistema completo para os diversos desafios relacionados à gestão de frotas. Seu aplicativo, que roda em Android, na verdade, é parte do serviço que a empresa fornece. É uma ótima ferramenta para a gestão e o acompanhamento de relatórios que auxiliam na redução de custos — em relação à manutenção ou mesmo ao comportamento dos motoristas.

Os planos e valores podem ser verificados no site da Sofit. Mas também é possível agendar uma demonstração para fazer um teste grátis.

4. MiX Telematics

As soluções da MiX Telematics usam a tecnologia de telemetria para acompanhar o comportamento dos veículos e dos motoristas. Trata-se de um provedor global de rastreamento que também promove a segurança do motorista e a gestão da frota como um todo.

A empresa oferece diversas opções de aplicativos para Android e iOS.

5. Rota Exata

Rastreamento veicular, gestão de frotas e controle operacional. O Rota Exata é uma plataforma repleta de funcionalidades para alavancar a sua atividade logística. Para a administração, o sistema pode ser acessado por meio de um navegador web, mas também há aplicativos dedicados aos condutores.

Como diferenciais, a plataforma oferece roteirização integrada aos documentos, atendimento sob demanda, acompanhamento operacional intuitivo, planejamento de operações no campo, controle de paradas, monitoramento da equipe e do itinerário em tempo real, entre muito outros recursos.

Para saber mais detalhes, você pode acessar o portal da Rota Exata. Após a contratação do serviço, é possível baixar os aplicativos compatíveis à sua operação. A desenvolvedora oferece uma série de alternativas, tanto no Android como no iOS.

6. Cobli

Já aqui, destacamos uma das soluções mais completas da lista. O Cobli, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, é uma plataforma ampla e sofisticada para a gestão, com foco especial no rastreamento e no diagnóstico das condições operacionais dos veículos em tempo real.

Por um meio de rastreador, desenvolvido e comercializado pela marca, a gestão acopla esses dispositivos nas unidades da frota, sendo atualizada com dados de localização, telemetria, abastecimento, manutenção, roteirização e muito mais.

Existem dois aplicativos, o Cobli Gestor e o Cobli Motorista, ambos gratuitos para download, tanto para Android como para iOS. Como diferencial, a iniciativa é altamente premiada, sendo inclusive a primeira empresa da América Latina a vencer a Harvard University Venture Competition.

7. Meu Nuvvel

Já o Meu Nuvvel, desenvolvido pela Nuvvel, adota uma abordagem mais simples que os demais, mas igualmente funcional. Disponível de forma gratuita tanto para Android como iOS, a solução faz sucesso no mercado por oferecer uma interface intuitiva e um amplo conjunto de funcionalidades.

Entre essas, destacamos o modo de condução, que monitora a forma como os motoristas estão dirigindo, emite alertas de excesso de velocidade, de roteirização, de pontos de interesse e faz monitoramento estatístico, com um painel que centraliza as informações mais importantes à operação.

8. Carrorama Fleet

Assim como os demais, o Carrorama Fleet está disponível tanto para o iOS como Android gratuitamente, por meio do aplicativo Fleet Starter. No entanto, vale notar que a empresa conta com um sistema de planos, que oferecem mais ou menos recursos a depender do pacote selecionado.

9. CTF BR-Frota

Já aqui temos uma das soluções mais consagradas no mercado, não necessariamente por ser revolucionária ou supertecnológica, mas por ser uma referência unânime no controle de abastecimento. O CTF BR-Frota é um aplicativo fundamental à gestão, ainda mais se você adere aos serviços da marca.

O aplicativo em si está disponível gratuitamente para os dois principais sistemas do mercado, Android e iOS. No fim das contas, o app serve como um serviço de companhia ao Cartão CTF, que oferece recursos exclusivos para a gestão dos abastecimentos, controle da frota e pagamento eletrônico do frete.

10. STI

Por último, mas também interessante, destacamos o STI. Em comparação com os demais aplicativos, não é o que oferece a interface mais moderna.

No entanto, ambas as versões do app, disponível gratuitamente para iOS e Android oferecem uma forma prática e inteligente de acompanhar os dados mais importantes da frota. Aqui, falamos de detalhes de manutenção, telemetria, rastreamento, controle gastos e afins.

Como pode ver, são diversas as opções de aplicativos de gestão de frota que podem facilitar sua vida e beneficiar a empresa. Faça um teste agora mesmo e veja qual deles atende melhor às suas necessidades!

E aí, gostou desta lista completa com os 10 melhores aplicativos de gestão de frotas? Lembrou de outro fundamental à sua operação? Então, aproveite para colaborar com a conversa, registrando o seu comentário no post!

 

Comentários