Você já percebeu como em praticamente todas as nossas atividades diárias precisamos lidar com dinheiro? E aqui, estamos falando de dinheiro de todo tipo: cartão, notas, moedas, pix... Enfim, imagine como seria uma simples compra na padaria se ele não existisse. Provavelmente, voltaríamos à época do escambo. Contudo, para manter esse sistema circulando, precisamos dos bancos.
Mas, por sermos tão dependentes deles, como temos a garantia de que não pagaremos taxas abusivas ou seremos forçados a contratar produtos sem nossa autorização? Essa função de organizar e supervisionar essas instituições financeiras pertence ao Banco Central do Brasil, mais conhecido como Bacen.
Quer saber mais sobre as funções do Banco Central e de que forma ele atua? Continue a leitura!
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal autônoma que tem a função de assegurar a estabilidade de preços, garantir a estabilidade do sistema financeiro e reduzir as flutuações das atividades econômicas.
Por ser autônomo, o Bacen atua de maneira independente, ou seja, tem autonomia administrativa, técnica, operacional e financeira, não estando subordinado a nenhum poder. Por isso, é a instituição financeira de maior autoridade no Brasil e tem liberdade para aplicar as medidas necessárias para garantir a estabilidade econômica do país.
O Banco Central foi criado em 1964, por meio da Lei n.º 4.595/64. Então, antes de sua criação não havia controle financeiro no país? Claro que sim. Mas as funções que hoje pertencem ao Bacen eram exercidas por outras instituições financeiras, separadamente: o Banco do Brasil (BB), o Tesouro Nacional e a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc).
Mesmo após sua criação, o Bacen não assumiu imediatamente o controle total das políticas monetárias. Inclusive, a função de banco do governo pertenceu ao BB até 1985, ano em que teve início o reordenamento financeiro, que separou melhor as funções do Banco Central, do Banco do Brasil e do Tesouro Nacional.
Esse processo foi consolidado pela Constituição Federal de 1988 e, somente a partir daí, o Bacen passou a integrar todas as suas atribuições.
Para garantir a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente, a atuação do Bacen inclui diversas funções relacionadas à fiscalização do funcionamento das instituições financeiras, como:
Além disso, ele tem a responsabilidade de conduzir as políticas monetária, cambial e de crédito, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio das relações econômicas no país.
As ações do Banco Central do Brasil buscam assegurar os direitos dos cidadãos e regular as medidas adotadas pelo sistema financeiro. Como exemplos práticos dessas atuações, podemos citar:
Muitas pessoas já ouviram falar sobre o Bacen, mas poucas realmente conhecem o seu papel na regulamentação dos serviços financeiros. Agora você já sabe que ele fiscaliza as atividades dos bancos, tendo uma atuação estratégica para garantir que as operações de crédito e os investimentos sejam transparentes.
Por isso, você pode confiar no Banco e no Consórcio da Rodobens. Nós seguimos todas as regras do Bacen e oferecemos grandes soluções para ajudar nossos clientes a alcançarem seus objetivos, com ética, respeito e solidez.
Gostou do nosso conteúdo? Que tal ficar por dentro das principais notícias sobre o tema? Assine nossa newsletter e receba as atualizações diretamente em seu e-mail!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários