Você sabe como funciona o cálculo de empréstimo consignado? Essa é uma modalidade muito buscada por algumas pessoas que podem ter acesso a ela. Trata-se de um crédito muito atrativo e simplificado, sendo muito buscado por algumas pessoas.
Contudo, a liberação é feita mediante a observação de alguns critérios, aos quais você deve ter atenção. Afinal, se a pessoa que deseja pegar um empréstimo não atender a todas essas exigências é possível que o crédito seja negado.
Neste artigo, discorreremos um pouco mais sobre o conceito do empréstimo consignado e como funciona o cálculo. Continue lendo!
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito garantida pelo próprio salário do cliente. É mais comum entre funcionários públicos, apesar de existirem várias instituições financeiras que também oferecem essa modalidade de crédito para colaboradores de empresas privadas.
A concessão desse tipo de crédito depende de algumas variáveis. O cálculo de empréstimo consignado deve levar em consideração os seguintes pontos.
O primeiro ponto a ser observado é o tempo de casa. Funcionários que têm pouco tempo de trabalho em uma empresa podem ter dificuldades para conseguir o crédito. Afinal, o risco para a instituição financeira aumenta nesses casos.
Em seguida, temos o salário. As instituições financeiras executam um cálculo sobre o montante que o funcionário recebe no mês para determinar o valor da parcela. Por exemplo. Imagine que o seu salário é R$ 2.000,00.
Suponhamos que o convênio da sua empresa ou órgão público utiliza um múltiplo de 0,3 para determinar o valor máximo da sua parcela. Nesse caso, ela não poderia ultrapassar o montante de R$ 600,00. Esse valor é chamado de margem consignável.
Por fim, temos a limitação do valor máximo do convênio que são estabelecidos pelas empresas ou órgãos públicos para um grupo de funcionários ou servidores.
Agora, confira as principais vantagens que o crédito consignado pode proporcionar aos usuários. Continue lendo!
Uma das principais vantagens é o custo baixo dessa linha de crédito. Os empréstimos consignados têm uma taxa de juros reduzida em relação a outras linhas. Além disso, os prazos são estendidos, facilitando o pagamento em dia por parte do consumidor.
Outro benefício é a facilidade na aprovação. O crédito pessoal em geral exige muita documentação para fornecer o empréstimo. Obviamente, a tomada de informações é fundamental nos consignados. Contudo, elas são repassadas para a instituição bancária pela própria empresa, facilitando todo o processo.
Por fim, temos a questão do desconto em folha. Com o empréstimo consignado, o consumidor não precisa se preocupar com o pagamento de boletos ou carnês. Todos os meses, a própria empresa retém o valor devido e repassa ao banco ou instituição financeira.
Como você pode perceber, o cálculo de empréstimo consignado não é tão complicado quanto parece. Ao analisar cada um dos critérios e confrontando-o com os benefícios, você terá tudo que precisa para tomar decisões mais assertivas.
É fundamental ter aceso a um crédito consignado com as melhores taxas e prazos do mercado. Sendo assim, conheça as nossas linhas e saiba como ter acesso a elas.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários