Cálculo de empréstimo consignado: você sabe como é feito?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você sabe como funciona o cálculo de empréstimo consignado? Essa é uma modalidade muito buscada por algumas pessoas que podem ter acesso a ela. Trata-se de um crédito muito atrativo e simplificado, sendo muito buscado por algumas pessoas.

Contudo, a liberação é feita mediante a observação de alguns critérios, aos quais você deve ter atenção. Afinal, se a pessoa que deseja pegar um empréstimo não atender a todas essas exigências é possível que o crédito seja negado.

Neste artigo, discorreremos um pouco mais sobre o conceito do empréstimo consignado e como funciona o cálculo. Continue lendo!

O que é o crédito consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito garantida pelo próprio salário do cliente. É mais comum entre funcionários públicos, apesar de existirem várias instituições financeiras que também oferecem essa modalidade de crédito para colaboradores de empresas privadas.

Quais variáveis são consideradas no cálculo?

A concessão desse tipo de crédito depende de algumas variáveis. O cálculo de empréstimo consignado deve levar em consideração os seguintes pontos.

Tempo de casa

O primeiro ponto a ser observado é o tempo de casa. Funcionários que têm pouco tempo de trabalho em uma empresa podem ter dificuldades para conseguir o crédito. Afinal, o risco para a instituição financeira aumenta nesses casos.

Salário

Em seguida, temos o salário. As instituições financeiras executam um cálculo sobre o montante que o funcionário recebe no mês para determinar o valor da parcela. Por exemplo. Imagine que o seu salário é R$ 2.000,00.

Suponhamos que o convênio da sua empresa ou órgão público utiliza um múltiplo de 0,3 para determinar o valor máximo da sua parcela. Nesse caso, ela não poderia ultrapassar o montante de R$ 600,00. Esse valor é chamado de margem consignável.

Valor máximo do convênio

Por fim, temos a limitação do valor máximo do convênio que são estabelecidos pelas empresas ou órgãos públicos para um grupo de funcionários ou servidores.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

Agora, confira as principais vantagens que o crédito consignado pode proporcionar aos usuários. Continue lendo!

Menores custos e prazos

Uma das principais vantagens é o custo baixo dessa linha de crédito. Os empréstimos consignados têm uma taxa de juros reduzida em relação a outras linhas. Além disso, os prazos são estendidos, facilitando o pagamento em dia por parte do consumidor.

Facilidade na aprovação

Outro benefício é a facilidade na aprovação. O crédito pessoal em geral exige muita documentação para fornecer o empréstimo. Obviamente, a tomada de informações é fundamental nos consignados. Contudo, elas são repassadas para a instituição bancária pela própria empresa, facilitando todo o processo.

Desconto em folha

Por fim, temos a questão do desconto em folha. Com o empréstimo consignado, o consumidor não precisa se preocupar com o pagamento de boletos ou carnês. Todos os meses, a própria empresa retém o valor devido e repassa ao banco ou instituição financeira.

Como você pode perceber, o cálculo de empréstimo consignado não é tão complicado quanto parece. Ao analisar cada um dos critérios e confrontando-o com os benefícios, você terá tudo que precisa para tomar decisões mais assertivas.

É fundamental ter aceso a um crédito consignado com as melhores taxas e prazos do mercado. Sendo assim, conheça as nossas linhas e saiba como ter acesso a elas.

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Empréstimo Consignado Privado Rodobens
Prático e personalizado para seus planos.

Comentários