Saiba como planejar melhor suas finanças elaborando um calendário financeiro

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Conta de água, luz, telefone, internet, a parcela do seguro, do financiamento, o vencimento da fatura do cartão de crédito... Se constantemente se perde com tantas datas, vencimentos e boletos, você precisa conhecer o calendário financeiro, uma das ferramentas mais importantes para quem deseja planejar suas finanças.

Ele servirá para que você possa acompanhar o pagamento de suas contas, programando os dias que o dinheiro precisa estar disponível para honrar com cada obrigação. Também é essencial para que você possa planejar investimentos, compras de valores elevados, viagens etc.

Neste artigo, mostraremos a importância de um calendário financeiro e como ele pode ser executado. Continue lendo!

Por que é importante ter planejamento e previsibilidade financeira?

O planejamento financeiro é crucial para que uma pessoa possa ter previsibilidade e estabilidade em sua agenda financeira. E a melhor ferramenta para se fazer isso é o tipo de calendário que estamos discorrendo neste conteúdo.

Por meio dele, você conseguirá ter uma visão ampla de quando suas contas devem ser pagas, bem como os dias que receberá alguns valores. Esse planejamento ainda ajuda a juntar dinheiro com tranquilidade e eficiência.

Como um calendário financeiro auxilia nesse sentido?

Agora, mostraremos como um calendário financeiro pode ser útil nesse tipo de planejamento. Veja só!

Lançamento de despesas

O primeiro ponto é o lançamento de despesas. Nele, você cadastra todas as contas que precisam ser pagas em cada dia, evitando perder a data de vencimento por conta do esquecimento.

Organização de finanças

Outro benefício interessante é a organização de finanças. Isso porque você consegue ter uma visão ampla do que precisa ser pago, bem como dos valores que entrarão em sua rotina mensal.

Agendamentos e lembretes

Por fim, ele ajudará a lembrar de pagar algumas contas ou, até mesmo, cobrar por algum valor que precisa ser recebido.

Como fazer um calendário financeiro?

Sem dúvidas, o calendário financeiro é uma ferramenta crucial para o planejamento de suas finanças e a manutenção de uma saúde financeira excelente. Por isso, é bom que você saiba como fazer o seu. A grande vantagem é que isso é muito simples de ser executado:

  • Inicialmente, escolha um meio de controle, podendo ser uma planilha do Excel ou até mesmo alguns aplicativos de finanças. Se preferir, pode até ser a boa e velha agenda de papel;
  • Em seguida, liste tudo que deve entrar no seu calendário econômico. Por exemplo, renda, despesas, investimentos, metas etc.;
  • Logo depois, você insere todos esses elementos em cada um dos dias que eles serão executados. Para isso, é possível se orientar pelo dia de vencimento;
  • Por fim, você deve agendar lembretes para evitar que alguma conta vença sem o pagamento.

Além disso, vale a pena sempre colocar alguns dias de antecedência para realizar a quitação de suas despesas. Ou seja, se possível, programe o pagamento para um ou dois dias antes do vencimento. Isso dá mais segurança ao seu calendário.

Podemos concluir que o calendário financeiro pode revolucionar as finanças pessoais, desde que você o faça de forma correta e constante. Portanto, não perca mais tempo e comece a planejar essa ferramenta agora mesmo.

Se quiser continuar recebendo nossos conteúdos, assine também a nossa newsletter.

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários