Caminhão de 2 eixos: devo usar em quais momentos?

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O Brasil conta com uma das cinco maiores malhas rodoviárias do mundo, com uma extensão de mais de 75 mil quilômetros, segundo o Ministério da Infraestrutura. Isso significa dizer que as oportunidades profissionais que envolvem o transporte de cargas com veículos transportadores — como o caminhão de 2 eixos — representam uma boa parcela do mercado de trabalho.

O caminhão de 2 eixos é um dos veículos que podem ser utilizados para esse tipo de atividade comercial. Nessa perspectiva, é importante que as empresas transportadoras, os caminhoneiros e todos os envolvidos no processo de transporte conheçam a funcionalidade e quando o veículo pode ser utilizado. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é um caminhão de 2 eixos?

Todo caminhão tem uma estrutura que atende a alguns critérios e que determina para que fim será utilizado. Para entender o que é um caminhão com 2 eixos, é preciso ter em mente como funciona, basicamente, o sistema desses veículos.

Os caminhões são feitos, em geral, a partir da potência do motor, da quantidade de peso e do tipo de carga que poderão transportar. Nesse processo, a composição e a disposição das peças apontam o melhor uso de cada um.

No caso do caminhão de 2 eixos, a característica principal é a existência de duas peças de ligação das rodas — que são os eixos — na extensão do veículo, que permitem o suporte ideal da carga. 

Alguns exemplos dessa modalidade são:

  • caminhões 3/4 ou VUC (Veículo Urbano de Carga) — têm 2 eixos e comportam peso bruto total (peso do caminhão mais a carga) de pouco mais de 4 toneladas;
  • caminhões semipesados ou toco — também contam com 2 eixos, mas podem transportar, aproximadamente, 6 toneladas de carga ou 16 toneladas de peso bruto total;
  • cavalo mecânico — é composto apenas pela parte da cabine e mais uma extensão (onde fica o segundo eixo) para engate de carroceria.

Quais são as principais características desse tipo de caminhão?

A maioria dos modelos dessa categoria costuma apresentar rodagem dupla, o que consiste em duas rodas acopladas nas extremidades do eixo traseiro. Apesar dessa ser a configuração mais comum, existem exemplares com rodagem simples — com apenas uma roda nas laterais da peça de ligação.

Essa opção é amplamente utilizada em áreas urbanas, por ser mais leve do que caminhões com mais eixos — além de ser mais econômica, no geral. No caso do caminhão semipesado, por exemplo, ainda é possível percorrer distâncias mais longas, sem prejuízo de performance, e transportar uma boa quantidade de carga total.

Vale a pena comprar um caminhão de 2 eixos?

Se o que você busca é um veículo comercial que seja versátil e possa transitar perfeitamente em perímetros urbanos, um caminhão de 2 eixos pode, sim, valer a pena e ser a opção ideal!

Além disso, existe uma variedade de atividades de transporte que podem ser atendidas por eles. Algumas delas são:

  • mudanças;
  • transporte de cargas secas;
  • transporte graneleiro (de carga a granel);
  • transporte de areia, terra e pedra, por meio da caçamba.

Nessa categoria de caminhões, a Rodobens conta com os veículos comerciais da Mercedes-Benz, que se destacam pela sua excelente relação de custo-benefício. O modelo Accelo, da linha VUC da marca, representa esse tipo de caminhão, trazendo modernidade aliada a alta performance e praticidade para o dia a dia nas cidades.

Na hora de adquirir um 2 eixos é importante saber como comprar um caminhão desse e as opções financeiras disponíveis para a compra. A Rodobens oferece como uma das soluções, o seu consórcio para veículos comerciais. Isso porque, essa modalidade não possui juros e nem entrada, pode programar melhor a operação financeira e, ainda, conta com facilidade na aprovação do crédito!

Como vimos, o caminhão de 2 eixos é uma das ótimas alternativas para a realização de transporte de cargas e pode ser utilizado em muitos momentos. Existem, no mercado, modelos de outras categorias — como os caminhões pesados, as carretas e os combinados — que também podem atender as necessidades distintas.

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