cargas mais lucrativas

Quais são os tipos de cargas mais lucrativas no mercado brasileiro?

Julho 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você, que trabalha na estrada, é uma pessoa que tem conhecimento sobre muito do que envolve esse universo, pois vive na prática todos os problemas e as vantagens de ser motorista de caminhão. Mas é importante, além disso, entender um pouco sobre economia para que tenha mais lucro e facilite a gestão financeira da sua vida.

Para ajudar nisso, preparamos este artigo mostrando quais são os tipos de cargas mais lucrativas do Brasil. Assim, você poderá pensar se está investindo no trabalho mais adequado para as suas condições de transporte e se pode buscar alternativas que ajudem a aumentar a sua renda. Continue a leitura!

Cargas frigoríficas

Os veículos para transporte de cargas frigoríficas podem até exigir de você mais custos para manutenção. Porém, isso normalmente é compensado pelo pagamento, desde que você faça os ajustes necessários para que as revisões sejam custeadas pelo contratante.

O caminhão frigorífico precisa que a temperatura em seu interior seja constante e baixa. Assim, garante que os bens transportados cheguem em boas condições ao seu destino. Esse veículo deve estar adaptado para esse tipo de serviço, com sistema de resfriamento adequado e suporte para os produtos.

Itens de grande porte

Se o que você deseja é aumentar a rentabilidade e já tem um caminhão potente e grande, que suporte as cargas mais pesadas e volumosas, então vale a pena escolher esse caminho. Isso porque há a possibilidade de ganhar mais pelo serviço, normalmente pago pelas grandes indústrias.

O empecilho, nesse caso, é que cada viagem precisará de uma logística específica, já que essas cargas com volume, dimensões e peso maiores têm características e especificações próprias, precisando reconfigurar o veículo a cada nova frota. Mas o lucro pode compensar todo esse trabalho.

Cargas a granel

Aqui, o que faz valer a pena e coloca esse modelo entre as cargas mais lucrativas é a facilidade no seu transporte, uma vez que não é necessário um tratamento diferenciado para isso. Estamos falando de matérias-primas, como grãos, minério ou terra, que ficam soltas na caçamba. Uma alternativa é o transporte de cargas líquidas a granel, como sucos, mas é necessário investir no modelo adequado de veículo.

Cargas vivas

A rentabilidade desse tipo de transporte de carga é bastante alta, mas ele exige que você tenha um bom dinheiro para investir inicialmente no negócio, pois terá que adequar o veículo para esse trabalho, com estrutura para alimento e estabilização dos animais dentro da caçamba.

Porém, se conseguir entrar no mercado de animais de alto valor, terá lucro certo. No entanto, é preciso também ter paciência e capacitação para o transporte de cargas vivas, pois os cuidados na estrada durante o percurso devem ser maiores. Afinal, os animais podem sofrer com curvas acentuadas ou freadas bruscas.

Medicamentos

Esse segmento é lucrativo justamente porque não tem muitos motoristas de caminhão especializados nele. Isso ocorre porque os medicamentos devem receber um tratamento mais delicado no processo de transporte.

Se puder investir nas melhorias e adequações necessárias em seu veículo para essas cargas, vale a pena, pois o retorno é rápido e alto. Será preciso, também, entender mais e até fazer um curso sobre direção defensiva, pois a carga é considerada perigosa e não pode ser danificada durante o percurso. E, claro, apostar em um bom seguro de transporte de carga é sempre uma boa ideia.

Mudanças domésticas

As mudanças são um dos mercados mais conhecidos para os motoristas que fazem frete, entretanto, para que se tornem mais rentáveis, é preciso investir em veículos maiores, onde caibam cargas mais volumosas. A concorrência nesse mercado é bastante alta, reduzindo os lucros para o motorista se ele não conseguir algum diferencial que o destaque.

Agora que você já conhece as cargas mais lucrativas no Brasil, já pode fazer uma boa avaliação do mercado em que atua para entender se há formas de aumentar a sua rentabilidade. Vale lembrar que, em todos os casos apresentados, ter um seguro para o seu veículo e para a carga transportada trará mais tranquilidade ao seu trabalho.

Gostou deste conteúdo? Quer ficar por dentro de mais informações importantes para motoristas de caminhões? Cadastre-se e receba nossos textos diretamente em sua caixa de e-mails para não perder nenhuma novidade!

Comentários