Carro ou moto: o que escolher?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Está em dúvida entre comprar um carro ou uma moto? Essa é uma escolha difícil e que impactará diretamente nas suas finanças, conforto, dia a dia, segurança, entre outros aspectos. Dessa forma, tomar uma decisão precipitada pode acabar fazendo com que você se arrependa da compra.

Para que não passe por essa situação, é fundamental saber quais são as diferenças entre os dois tipos, as vantagens e desvantagens de cada um deles, além de como fazer a melhor escolha para seu perfil. Confira tudo isso neste conteúdo!

Carro ou moto: qual escolher?

Há pessoas que sempre quiseram ter um certo tipo de veículo. Tem gente, por exemplo, que sonha em ter uma moto, uma camionete... Há ainda ainda quem deseje um modelo de carro ou marca específica, como Mercedes, Toyota, Hyundai. Nesse sentido, a compra de um veículo desejado por tanto tempo pode representar algo que vai para além da aquisição de um bem, tem aquele gostinho de conquista, sabe?

No entanto, é crucial fazer uma escolha racional, já que se trata de um investimento que tem impactos em diferentes aspectos de sua vida. Para chegar à decisão correta, você deve responder a algumas perguntas.

  • Vai precisar do veículo todos os dias para trabalhar?
  • Gosta de fazer viagens ou pega a estrada com frequência?
  • Tem uma situação financeira confortável?
  • Quantas pessoas você precisará transportar no veículo?

Essas questões serão respondidas quando você analisar e comparar as vantagens e desvantagens de cada opção, que serão explicadas nos tópicos seguintes.

Quais as vantagens e desvantagens do carro?

Os benefícios do carro estão ligados ao fato de que ele pode levar mais pessoas e ser mais robusto. Entenda melhor a seguir.

Segurança

Carros têm mais opções de proteção aos passageiros em caso de acidentes. Isso inclui a carcaça, cintos, alças de segurança e airbags que absorvem grande parte dos impactos de eventuais batidas.

Mais passageiros

Diferente de uma moto, que leva apenas 2 pessoas, o carro é o transporte perfeito para quem tem uma grande família ou precisa levar vários passageiros a diferentes lugares. Afinal de contas, normalmente, ele comporta de 4 a 7 pessoas, conforme modelo.

Conforto

Outra característica dos carros é o conforto proporcionado. Isso porque esses veículos podem oferecer poltrona mais confortáveis, ar-condicionado, a possibilidade de ouvir músicas no rádio, conversar com outros passageiros etc.

Custos

Quanto às desvantagens dos carros, uma das principais delas é o preço, já que normalmente eles são mais caros. Além disso, as manutenções, trocas e revisões também costumam ter um alto custo.

Consumo de combustível

Independentemente do modelo escolhido, os carros consomem mais combustível que as motos. Se o gasto mensal com etanol, gasolina ou diesel é um fator que pode impactar suas finanças.

Quais as vantagens e desvantagens da moto?

Quanto à moto, seus prós e contras estão ligados ao fato de ser um veículo menor. Entenda melhor abaixo!

Viagens

Viajar de moto tem seus prós e contras. Muitas pessoas gostam de motos por razões como sensação de liberdade, já que viajar na estrada possibilita que você sinta o ar. Também é mais fácil manobrar motocicletas, o que permite que você pare durante o trajeto para curtir as paisagens.

Por outro lado, quem viaja de moto está suscetível a chuvas, poeira e ao calor proporcionado pelas altas temperaturas, o que causa desconforto e pode até mesmo impedir a viagem. Além disso, é preciso considerar que longas horas em cima de uma motocicleta não é exatamente sinônimo de conforto.

Menos custos

O custo de aquisição de uma moto é muito menor que um carro, até porque o tamanho é mais compacto. Esse mesmo aspecto faz com que eventuais reparos e manutenções sejam tanto mais rápidos quanto mais baratos. Não é necessário fazer, por exemplo, balanceamento e alinhamento, consertar ar-condicionado etc.

Poluição

Motores de motos são mais compactos, fazendo com que eles emitam menos gases poluentes na atmosfera, principalmente se as motocicletas tiverem cilindradas menores, como 1250 ou 150cc. Assim, você conseguirá agredir menos o meio ambiente, contribuir para o desenvolvimento sustentável e um futuro melhor.

Agilidade

Outra vantagem da moto é a possibilidade de manejar mais facilmente no trânsito, permitindo que você evite engarrafamentos e encontre mais vagas tanto nas ruas como nos estacionamentos.

Consumo de combustível

As motocicletas são bem mais econômicas que os carros. Alguns modelos, inclusive, chegam a fazer mais de 30 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina. Esse fator pode ser considerado um grande benefício, especialmente em tempos de alta nas bombas dos postos de combustível.

Chuvas

As chuvas são grandes vilãs dos motociclistas. Além de ocasionar atrasos, ainda deixam o trajeto mais inseguro e perigoso, especialmente em áreas de alagamento ou pistas com muitos buracos. Já um carro é vantajoso independente das condições do tempo.

Como otimizar a sua escolha?

Há algumas estratégias para garantir que você diminua os problemas e aproveite ao máximo os benefícios do veículo comprado, seja carro ou moto.

Contrate um seguro

A primeira dica é contratar um seguro, que é a melhor forma de resguardar o seu investimento. Um bom seguro protege os motoristas e passageiros ao garantir ressarcimento em casos de roubo ou furto, cobrir prejuízos causados por terceiros e indenizar gastos decorrentes de acidentes. Além disso, você não fica desamparado quando o carro tiver pane mecânica ou de seca (quando falta combustível).

Compartilhe o veículo

Se você preferir um carro, uma forma inteligente de economizar é compartilhá-lo com outras pessoas. Por exemplo, você pode dar uma carona para colegas de trabalho e dividir os custos com combustível. Isso também é possível com moto, mas nesse caso você poderá compartilhar com apenas uma pessoa.

Realize manutenções periódicas

Outra dica importante é fazer manutenções periódicas e preventivas. Assim, você pode evitar possíveis danos, dores de cabeça e acidentes.

Fique de olho em qual combustível compensa mais

Não é sempre que o mesmo tipo de combustível terá o melhor valor. Fique de olho nos preços de cada um e sempre calcule o custo-benefício, assim você conseguirá minimizar os seus gastos e ter contas mais tranquilas.

A melhor escolha entre carro ou moto dependerá do seu perfil e suas necessidades. Mas você precisará ter o suporte de uma empresa que ofereça as melhores soluções, o melhor atendimento, planos e serviços, como a Rodobens. Vendemos automóveis novos e seminovos, oferecemos empréstimos, consignados, veículos comerciais, consórcios, seguros e muito mais.

Quer receber mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail? Então, que tal assinar a nossa newsletter?

New call-to-action

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários