Carros de rally: como eles são preparados para os eventos

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Se você costuma assistir a campeonatos de rally, já deve ter percebido que as alterações nos veículos vão muito além da estética. Para participar das competições, são necessárias diversas modificações nos carros que incidem sobre a motorização, estrutura e segurança. Isso é indispensável em um esporte que envolve terrenos com difícil acesso e alta velocidade.

Embora os carros não sejam iguais àqueles vendidos para o público, para as marcas, esse estilo de competição consegue demonstrar que seus veículos estão preparados para todos os tipos de condições de rodagem. Afinal, desbravar longos trechos do território brasileiro é uma prova e tanto sobre a confiabilidade dos modelos envolvidos nas disputas.

Quer saber mais sobre os carros de rally e como eles se diferenciam daqueles que não são utilizados em competições? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para responder todas as suas dúvidas. Confira!

Quais são as diferenças entre carros comuns e os de rally?

Se você pretende algum dia participar de uma competição automobilística como o rally, terá que se informar sobre as exigências do campeonato que pretende disputar e quais veículos são aceitos. Assim, poderá comprar um carro que esteja de acordo com as regras e quais modificações são necessárias.

Os carros de rally não são utilizados de forma convencional, por isso devem ser preparados para enfrentar os desafios intensos dos circuitos programados, e tanto o piloto quanto a máquina devem entregar suas melhores performances. Além disso, há preocupações que não existem na pista, como a economia de combustível, que pode ser sacrificada em favor da potência e velocidade.

São os extremos que separam carros convencionais daqueles utilizados no rally:

  • no caso dos veículos de rua, eles precisam transitar de acordo com a velocidade máxima prevista nas vias, sem grandes exigências sobre o desempenho;
  • já os carros de competição, há uma preocupação como a durabilidade dos componentes, que trabalham sob condições extremas.

Como os carros de rally são preparados para as corridas?

Existem equipes especializadas na conversão de veículos normais em carros de competição. Por isso, qualquer projeto de rally deve passar pelas mãos desses profissionais. A primeira modificação a ser feita é o reforço do interior do veículo, com a soldagem de barras tubulares e a remoção dos assentos traseiros, feita para aliviar o peso.

Considerando os trechos periculosos que compõem as etapas de um campeonato de rally, outro reforço fundamental é feito na suspensão do veículo, para que ela possa amenizar os efeitos das dificuldades nos terrenos e a trepidação.

Também são feitas modificações no motor, para aumento da potência e torque, bem como nos freios, para otimizar a eficiência sob condições extremas. Além disso, os jogos de pneus são especiais para que realizem a competição com máxima eficiência.

Por que as modificações são necessárias?

Se pretende competir, deve escolher de forma criteriosa o carro mais adequado para você, que cumpra as exigências dos organizadores do evento. Os carros de rally devem oferecer um bom nível de segurança e um desempenho que gere emoção para os pilotos e para o público que vai acompanhar as etapas. Se você cumprir todas essas exigências, a competição será mais acirrada, agradando os fãs dos esportes de alta velocidade.

Vale lembrar que a Rodobens está entre as empresas patrocinadoras do X Rally Team. Apoio esse mais que merecido a uma equipe que já coleciona títulos valiosos no esporte nacional.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários