Se você costuma assistir a campeonatos de rally, já deve ter percebido que as alterações nos veículos vão muito além da estética. Para participar das competições, são necessárias diversas modificações nos carros que incidem sobre a motorização, estrutura e segurança. Isso é indispensável em um esporte que envolve terrenos com difícil acesso e alta velocidade.
Embora os carros não sejam iguais àqueles vendidos para o público, para as marcas, esse estilo de competição consegue demonstrar que seus veículos estão preparados para todos os tipos de condições de rodagem. Afinal, desbravar longos trechos do território brasileiro é uma prova e tanto sobre a confiabilidade dos modelos envolvidos nas disputas.
Quer saber mais sobre os carros de rally e como eles se diferenciam daqueles que não são utilizados em competições? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para responder todas as suas dúvidas. Confira!
Se você pretende algum dia participar de uma competição automobilística como o rally, terá que se informar sobre as exigências do campeonato que pretende disputar e quais veículos são aceitos. Assim, poderá comprar um carro que esteja de acordo com as regras e quais modificações são necessárias.
Os carros de rally não são utilizados de forma convencional, por isso devem ser preparados para enfrentar os desafios intensos dos circuitos programados, e tanto o piloto quanto a máquina devem entregar suas melhores performances. Além disso, há preocupações que não existem na pista, como a economia de combustível, que pode ser sacrificada em favor da potência e velocidade.
São os extremos que separam carros convencionais daqueles utilizados no rally:
Existem equipes especializadas na conversão de veículos normais em carros de competição. Por isso, qualquer projeto de rally deve passar pelas mãos desses profissionais. A primeira modificação a ser feita é o reforço do interior do veículo, com a soldagem de barras tubulares e a remoção dos assentos traseiros, feita para aliviar o peso.
Considerando os trechos periculosos que compõem as etapas de um campeonato de rally, outro reforço fundamental é feito na suspensão do veículo, para que ela possa amenizar os efeitos das dificuldades nos terrenos e a trepidação.
Também são feitas modificações no motor, para aumento da potência e torque, bem como nos freios, para otimizar a eficiência sob condições extremas. Além disso, os jogos de pneus são especiais para que realizem a competição com máxima eficiência.
Se pretende competir, deve escolher de forma criteriosa o carro mais adequado para você, que cumpra as exigências dos organizadores do evento. Os carros de rally devem oferecer um bom nível de segurança e um desempenho que gere emoção para os pilotos e para o público que vai acompanhar as etapas. Se você cumprir todas essas exigências, a competição será mais acirrada, agradando os fãs dos esportes de alta velocidade.
Vale lembrar que a Rodobens está entre as empresas patrocinadoras do X Rally Team. Apoio esse mais que merecido a uma equipe que já coleciona títulos valiosos no esporte nacional.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos em primeira mão!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários