Tudo o que você precisa saber sobre carros híbridos e os lançamentos no Brasil

Março 2020

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Nos dias de hoje, não é raro nos depararmos com carros híbridos nas ruas, especialmente nos grandes centros urbanos. Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano foram comercializados cerca de 1,6 mil modelos no país, representando um crescimento de 320% em relação ao mesmo período de 2019.

Mesmo diante do aumento no emplacamento de carros híbridos, as dúvidas sobre esses veículos ainda são muito comuns. Afinal, estamos falando de uma tecnologia relativamente nova e que vem revolucionando o mercado automotivo.

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o funcionamento dos carros híbridos, suas vantagens e os principais lançamentos no Brasil. Não deixe de conferir!

Entenda como funciona um carro híbrido

Os carros híbridos são veículos projetados para rodar com dois motores, sendo um tradicional (a combustão) e um elétrico. O modo de funcionamento de cada propulsor é gerenciado por uma central eletrônica, que analisa as condições gerais de operação a fim de atingir o maior nível de eficiência energética.

Assim, por ser mais potente, o motor a combustão é acionado em situações que exigem maior tração, como arrancadas e subidas. Já o motor elétrico tem a função de garantir a manutenção do movimento, sobretudo em trechos com trânsito mais fluido. Para aumentar a autonomia, o propulsor tradicional ainda pode recarregar o elétrico quando sua carga estiver baixa.

Apesar de muitos modelos oferecerem alguns comandos para que o motorista personalize a direção, de forma geral, as alternâncias entre motores ocorrem de forma automática. Além dessa configuração, chamada de mista, existem mais dois arranjos possíveis para os carros híbridos, que são:

  • em paralelo — a movimentação depende principalmente do motor a combustão, que é ligado ao eixo traseiro. Assim, o motor elétrico conecta-se ao eixo dianteiro e ajuda a aumentar a eficiência do veículo;
  • em série — o propulsor elétrico fica responsável pela tração e o convencional é utilizado para movimentar um gerador de energia. Por exigir baterias maiores e mais potentes, esse modelo é viável apenas para veículos mais pesados.

Conheça as vantagens desses modelos

A principal razão para o uso conjunto de dois motores nos carros híbridos é a possibilidade de aproveitar ao máximo as características positivas de cada um deles. Veja, a seguir, os principais benefícios que podem ser usufruídos pelos motoristas.

Economia de combustível

Reduzir os custos com combustíveis é um dos principais atrativos para quem pensa em comprar carros híbridos. Isso porque ele reduz de forma considerável a utilização de combustíveis fósseis e eleva o consumo de energia elétrica, que tem o custo bem mais acessível.

Direção confortável

Os motores elétricos são muito silenciosos durante sua operação, tornando os ruídos praticamente imperceptíveis. Esse é um detalhe que torna a direção muito mais agradável!

Manutenção mais barata

A manutenção dos motores elétricos costuma ser bem mais simples, já que eles apresentam um número bem menor de peças e componentes internos. No mais, como o motor a combustão passa a ser menos exigido em comparação com os veículos comuns, os demais componentes mecânicos, que continuam existindo nos híbridos, sofrem menos desgaste ao longo do tempo.

Opção sustentável

Os carros híbridos se alinham com as principais tendências de sustentabilidade difundidas nos tempos atuais. O uso alternado entre o motor a combustão e o elétrico faz com a emissão de poluentes seja muito menor nesses modelos. Outra vantagem é que a geração de energia elétrica é menos nociva ao meio ambiente do que os combustíveis tradicionais.

Confira as novidades entre lançamentos de carros híbridos

Entre as marcas de carros com atuação nacional, a que sai na frente quando falamos de modelos híbridos é a Toyota, que oferece opções para todos os gostos. Se você ainda não conhece os lançamentos da montadora, confira agora a lista que preparamos para você!

Novo Corolla

O Corolla já é bem conhecido entre os motoristas brasileiros, mas foi apenas em 2019 que o sedã ganhou uma versão híbrida no país. Ele é considerado o primeiro híbrido flex do mundo, já que o motor convencional pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol.

De acordo com a montadora japonesa, sua autonomia pode chegar a até 16,3 km/l na cidade. Para atingir esse índice, o modelo conta ainda com um sistema de freios regenerativos, que é capaz de acumular a energia cinética gerada pelas frenagens e transformá-la em eletricidade.

A versão híbrida do Corolla apresenta diferenciais como acabamento azul nos faróis e na logomarca, tela TFT (alta resolução) de 7", revestimento interno em couro e teto solar elétrico.

RAV4

Para quem prefere uma SUV, a RAV4 é o modelo ideal entre os que contam com opção híbrida. A versão SX Hybrid 2020 é equipada com um motor a combustão de 2.5 litros e mais três motores elétricos que, somados, podem entregar até 222 cavalos de potência.

Com um visual imponente, o modelo sai de fábrica com iluminação em LED, rodas cromadas e 18" e teto solar panorâmico. O interior também tem acabamento refinado, com bancos e revestimentos em couro, e diversos recursos, como central multimídia e carregamento sem fio para smartphone.

O destaque na parte mecânica vai para itens como tração integral AWD, freio de estacionamento eletrônico e câmbio automático de sete velocidades com paddle shifts.

Prius

Um dos primeiros híbridos a ser lançado no mercado nacional, o Prius chega em 2020 cheio de tecnologia e com design renovado. O sedã compacto com características de hatchback — modelos que têm o porta-malas integrado —, conta com um motor elétrico de 72 cv que trabalha de forma mista com o propulsor a combustão Dual VVT-i de 1.8, entregando até 98 cv.

Em conjunto com o câmbio CVT, o modelo tem uma autonomia que pode chegar a 18,9 km/l na cidade. Quanto ao desempenho, é possível atingir a velocidade máxima de 165 km/h e alcançar a marca de 100 km/h e 11 segundos.

Recursos como abertura de porta sem chave, botão de partida, retrovisor eletrocrômico, volante multifuncional e freios ABS com EDB ajudam a convencer quem ainda está em dúvida sobre as vantagens de adquirir um híbrido.

Está claro que é questão de tempo até que os carros híbridos se tornem tão populares quanto os movidos exclusivamente por combustíveis tradicionais. Afinal, esses modelos representam uma nova fase da indústria automotiva, que traz aos motoristas mais conforto, economia e tecnologia, além de ser uma opção muito mais sustentável.

Já conseguiu escolher o modelo ideal para você? Então, entre em contato conosco e prepare-se para adquirir o seu próximo carro!

Comentários