comprar carros seminovos

Como evitar cair em golpes ao comprar carros seminovos?

Fevereiro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Comprar carros seminovos é sempre uma boa opção para quem quer trocar de veículo sem precisar gastar tanto. No entanto, infelizmente são comuns golpes nesse tipo de negociação. Pessoas mal-intencionadas se aproveitam do desconhecimento ou da pressa de alguns consumidores para levarem vantagens indevidas.

A melhor maneira de se precaver desses truques é conhecer os mais comuns, que estão listados neste post. Confira!

Quais são os golpes mais comuns?

Os golpistas não economizam na criatividade na hora de pensar em maneiras de enganar quem está à procura de um seminovo para comprar. Entre truques mais ou menos elaborados, veja quais são famosos.

Carro direto da fábrica

Já pensou ir atrás de um seminovo e ter a chance de adquirir um zero-quilômetro com desconto? Essa brecha é explorada pelo golpe do carro direto da fábrica. Nele, os golpistas anunciam essa oportunidade por meio de supostos contatos com funcionários de montadoras, que teriam direito à compra dos veículos novos sem intermediários, obtendo descontos consideráveis.

Muitas vezes, o interessado é até mesmo levado à porta da fábrica e recebe documentos timbrados informando o valor a ser pago pelo veículo. Depois, quem está aplicando o golpe solicita um depósito, para nunca mais aparecer.

Carro prisioneiro

Golpistas afirmam ter acesso privilegiado a carros apreendidos e que só seriam comercializados em leilões oficiais. Mostram a suposta documentação e solicitam um depósito para concretizar o negócio, desaparecendo logo em seguida com o dinheiro da vítima.

Carro fantasma

Nesse golpe, são feitos anúncios de veículos com condições muito vantajosas. Na hora em que manifesta interesse, o comprador é informado de que o carro está em outro local do país.

Durante os contatos posteriores, os golpistas até aceitam que o comprador vá buscar o suposto carro, mas avisam que estão prestes a aceitar outra oferta e que a única maneira de evitar isso é fazer um depósito referente ao valor da entrada. Desesperado para não perder a chance, a vítima repassa o dinheiro e os golpistas somem em seguida.

Consórcio contemplado

Os consórcios são uma ótima maneira de adquirir veículos novos, usados ou seminovos. No entanto, eles também são usados como instrumentos para trapaças. No truque do consórcio contemplado, os golpistas vendem uma suposta cota contemplada. Contudo, na maioria dos casos, isso não é verdade ou o consórcio sequer existe.

O que fazer para não cair em golpes na hora de comprar carros seminovos?

Além de conhecer quais são os golpes mais comuns, alguns cuidados evitam problemas. O primeiro deles é conferir sempre a veracidade da documentação e procurar saber se o veículo não tem pendências.

Depois, tenha uma noção de quais são os valores médios praticados pelo mercado para o modelo que chamou a sua atenção. Nesse processo, a tabela Fipe é uma excelente aliada. Preços muito abaixo da média são indicativos de que algo pode não estar certo.

Por fim, nunca faça depósitos adiantados, mesmo que seja um pagamento referente à entrada. Sempre peça para ver o veículo em pessoa. Além de confirmar a sua existência, conferi-lo presencialmente permite uma avaliação mais cuidadosa da sua condição.

Quem quer comprar carros seminovos não deve desanimar diante dos golpes que circulam na praça. Com o devido cuidado e bastante paciência, é possível fazer bons negócios e sair por aí dirigindo um automóvel de acordo com suas necessidades.

Para ter sempre as melhores dicas sobre carros e afins, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube.

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

  • Muitos de nós temos sonhos como a compra de um carro novo ou a aquisição do primeiro imóvel, não é mesmo? E uma boa saída que várias pessoas encontram para transformar esses desejos em realidade está nos consórcios. Essa já é uma tradicional forma de aquisição de bens de valores mais elevados entre os brasileiros, oferecendo baixos riscos e possibilidades reais de compra.

  • O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.