O objetivo de todos que entram em um consórcio é ser contemplado e receber a tão sonhada carta de crédito. Ela é quem permite a aquisição do bem ou serviço pelo consorciado.
Por ser tão importante, esse assunto ainda levanta muitas dúvidas. Dessa forma, listamos 4 dúvidas mais comuns sobre a carta de crédito, como questões envolvendo seu recebimento, utilização e correção de valores. Acompanhe!
A carta de crédito é o documento que todo consorciado recebe quando é contemplado. Com ela é possível comprar um bem ou contratar um serviço de acordo com o valor estipulado.
Para usufruir da carta de crédito, é preciso ter consciência de que ela é um instrumento com fim exclusivo. Isso significa que o contemplado só pode utilizá-la para adquirir produtos que façam parte da categoria determinada pelo consórcio.
De forma resumida, existem três categorias principais de consórcios: os de imóveis, que permite a compra de qualquer tipo de imóvel, os de veículos, que dá direito à aquisição de automóveis de diferentes modelos e os de serviços, que possibilita a contração de viagens, reformas ou tratamentos estéticos, por exemplo.
A forma mais segura para conseguir uma carta de crédito é por meio da contratação de um consórcio. Com planejamento e com a escolha de uma empresa confiável, as chances de problemas são pequenas.
A legislação vigente não impede que sejam compradas cartas contempladas. Contudo, esse é um processo burocrático, que envolve várias obrigações legais. Além disso, existe sempre o risco de cair em golpes. Logo, o ideal é evitar esse procedimento.
Para que a carta de crédito não perca poder de compra ao longo do consórcio, seu valor é atualizado periodicamente. Essa correção é feita seguindo as regras estabelecidas em contrato, mas é comum que ela siga indexadores estabelecidos pelo mercado, como o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).
A atualização da carta de crédito também faz com que o valor das parcelas seja corrigido, para que o grupo consiga honrar seus compromissos e todos os integrantes possam comprar o bem ou contratar o serviço desejado.
A maneira mais comum de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios feitos nas assembleias. Para quem quer acelerar esse processo, a alternativa são os lances. O lance é uma oferta de antecipação das parcelas feita pelo consorciado. Existem três principais formas de lance:
lance livre, em que qualquer valor pode ser ofertado e a melhor oferta ganha;
lance fixo, em que é preciso dar um valor de acordo com o estabelecido em contrato;
lance embutido, em que uma parte da carta de crédito é dada como lance.
Os lances são uma ótima estratégia para quem tem um pouco mais de pressa. Contudo, é preciso verificar atentamente quais são as regras impostas pela administradora. Essas normas podem variar de uma empresa para outra.
Compreendendo como a carta de crédito funciona e pode ser utilizada, fica fácil entender por que o consórcio é uma ótima opção para realizar seus sonhos!
Ainda ficou alguma dúvida? Está pensando em contratar um consórcio? Entre em contato com a Rodobens, que estamos preparados para atender você!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários