Além de ser considerado uma boa forma de investimento para adquirir bens como imóveis e carros, o consórcio é uma das alternativas ao financiamento mais procuradas pelos brasileiros. Porém, é comum que surjam muitas dúvidas sobre o processo e regras que envolvem o consórcio.
Por isso, no post de hoje, vamos explicar como funciona a carta de crédito de automóvel e quais são as situações em que ela pode ser usada. Continue a leitura e entenda como utilizar e se beneficiar da contemplação pela carta de crédito.
Nos consórcios, os participantes pagam mensalidades para serem contemplados com o bem ou serviço oferecido pela administradora. Os sorteios também são realizados a cada mês para que um dos participantes receba a carta de crédito e possa reivindicar o bem em questão.
Outra forma de ser contemplado pela carta de crédito é dando lances de valores acima da mensalidade do consórcio. Assim, o consorciado que der maiores lances tem maiores chances de ser sorteado primeiro. Quando isso acontecer, o participante usa a carta para reivindicar o seu prêmio. Porém, ela também tem outras utilidades, como explicaremos a seguir.
Além de permitir que o participante reivindique seu prêmio, a carta de crédito de automóvel pode também ser utilizada para comprar um carro de valor inferior ou superior àquele inicialmente prometido no consórcio.
Se, por exemplo, você foi contemplado com a carta de crédito para um carro no valor de R$ 40.000,00, mas decidiu que quer adquirir outro de valor superior, é possível usar a carta como parte do pagamento ou como lance para esse veículo mais caro em um novo consórcio.
Caso você tenha sido contemplado pela carta de crédito, mas, por algum motivo, desistiu de adquirir o automóvel, é possível receber de volta o valor investido no consórcio para usar em outra finalidade. Esse é um processo simples, chamado de descontemplação, e consiste basicamente no cancelamento da cota, sendo um direito do consorciado.
Outra alternativa, caso desista da contemplação, é a possibilidade de vender sua carta de crédito para terceiros. Contudo, esse processo deve ser autorizado pela administradora do consórcio desde a assinatura do contrato. Por isso, fique atento aos detalhes.
Algumas administradoras permitem que a carta de crédito seja utilizada para adquirir bens de outros tipos de consórcio, como moto, imóveis etc., utilizando-a para dar um lance para bens de valores maiores ou para ser contemplado caso o bem em questão seja de valor igual ou inferior ao da carta de crédito.
É também possível resgatar a carta de crédito para arrecadar fundos e utilizar o dinheiro para quitar dívidas ou pagar financiamentos.
Ser contemplado pela carta de crédito é o objetivo de todos que ingressam em um consórcio, seja de automóvel, moto ou casa. Porém, como exposto acima, a carta de crédito não prende ninguém a um consórcio específico e pode ser usada para diversas finalidades, uma vez que trata-se de um investimento pessoal.
Participar de um consórcio exige paciência e compromisso para que você seja contemplado. Porém, é possível adiantar o processo. Leia nosso artigo e saiba como ser contemplado mais rápido no consórcio.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários