302773-entenda-como-funciona-a-carta-de-credito-de-imovel

Entenda como funciona a carta de crédito de imóvel

Novembro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Se você está pensando em comprar um imóvel e não tem o dinheiro todo para a negociação à vista, durante suas pesquisas, já deve ter se perguntado sobre como funciona o consórcio de imóveis, certo?

Essa modalidade de crédito imobiliário costuma ser bastante vantajosa para quem pretende diluir a quitação por mais tempo, pois não apresenta as altas taxas de juros embutidas nas prestações de um financiamento. Mas você sabe o que é a carta de crédito de imóvel?

É importante entender o que isso significa para melhorar o planejamento e tomar uma decisão mais acertada sobre a compra da casa própria. Por isso, neste post, vamos explicar o que é a carta de crédito de imóvel, quais as suas vantagens e como ela funciona na prática. Vamos lá?

CTA_O-que-é-consórcio_final-1

Afinal, o que é carta de crédito de imóvel?

A carta de crédito imobiliário é um documento emitido pela administradora do consórcio que tem o valor do bem que se pretende comprar. Com ela, você pode usar o dinheiro correspondente da maneira como achar melhor, desde que a finalidade seja a aquisição de um imóvel, que é o objeto do contrato com o consórcio.

Toda a regulamentação sobre a carta de crédito de imóvel é aplicada seguindo as regras do Banco Central, conforme a Lei nº 11.795/2008, o que garante total segurança às operações.

Quais são as vantagens da carta de crédito imobiliário?

Com a carta de crédito imobiliário, você poderá comprar o imóvel nas condições que achar mais adequadas. Pode ser novo ou usado, apartamento, casa ou terreno, além de que há a possibilidade de adquirir o bem na cidade ou em áreas rurais, para trabalho, aluguel ou moradia. Outro benefício é que o valor do imóvel não precisa ser exatamente o da carta de crédito, o que garante ao comprador mais liberdade na negociação com a imobiliária ou a construtora.

Outra forma de usar a carta de crédito imobiliário é a compra de materiais de construção, caso a preferência seja por construir a casa. Também é válida para reformas e ampliações e até mesmo para a decoração do imóvel.

Por fim, com o documento em mãos, será possível economizar na aquisição, já que você terá o valor à vista para o pagamento. Isso oferece melhores possibilidade de obter bons descontos. Além disso, não haverá cobrança de impostos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), já que o valor não passará pelo banco.

Como a carta de crédito funciona na prática?

A carta de crédito é um título de valor, ou seja, uma forma de provar ao vendedor que você tem aquele dinheiro para fazer a compra. Veja como funciona a aquisição de imóvel com carta de crédito:

  • a administradora do consórcio emite a carta de crédito depois da contemplação com o valor correspondente ao contrato, informando o prazo a que você tem o direito de usá-la;
  • você pesquisa o imóvel que pretende comprar e, então, poderá iniciar a negociação, prevendo desconto no pagamento, financiamento do valor restante (caso o crédito não seja suficiente) etc.;
  • a carta de crédito também pode ser usada para quitação de um financiamento imobiliário anterior;
  • ao fechar o negócio, basta que a instituição financeira emita o documento.

Então? Entendeu o que é carta de crédito de imóvel, quais as vantagens de utilizar esse recurso e como fazer ao retirar a sua? Ao adquirir um bem imobiliário, pense na possibilidade e nas vantagens de fazer um consórcio para ter mais segurança e tranquilidade para planejar financeiramente essa mudança.

Se você conhece mais alguém que está em busca de alternativas para a compra da casa própria, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Comentários