145385-saiba-como-montar-uma-boa-carteira-de-investimentos

    Ter estabilidade financeira e construir um patrimônio maior: esses são sonhos almejados por qualquer brasileiro, não é mesmo? Para chegar lá, é essencial saber cuidar direitinho das finanças e investir bem seu dinheiro. Mas como? Você sabe construir uma boa carteira de investimentos? Aprenda agora mesmo e se prepare para garantir um futuro tranquilo!

    Diversifique os investimentos

    Um objetivo comum a todo bom investidor é equilibrar a relação entre o risco do investimento e o retorno sobre o capital investido. E uma das principais formas de melhorar essa relação é diversificando sua carteira!

    Imagine, por exemplo, se um dos seus investimentos dá errado. Se você diversificou suas aplicações, terá outras opções, não prejudicando assim suas finanças. Lembre: é importante estar preparado para diversos cenários.

    Você pode ter investimentos que permitem sacar o dinheiro em um prazo menor, por exemplo, caso precise de recursos emergencialmente. Enquanto isso, outros investimentos podem trazer um retorno maior no longo prazo, não sendo comprometidos nessa hora.

    Defina algumas metas

    Definir metas é um passo essencial para entender como você vai investir seu dinheiro. Você pode traçar como metas construir uma reserva de emergências, comprar um imóvel, viver com a renda dos ativos no futuro ou simplesmente expandir seu patrimônio.

    A verdade é que não existe meta errada, uma vez que o que cada pessoa quer alcançar é subjetivo. Mas saiba: uma meta coerente com seus sonhos é o que vai te trazer a motivação necessária para investir e gerir sua carteira de investimentos com mais disciplina.

    A dica aqui é especificar. Pense em quanto dinheiro você quer e em quanto tempo. A quantidade que você pode investir é coerente com o montante que você quer ganhar em troca? Quais investimentos trarão um resultado mais próximo desse retorno?

    Identifique seu perfil

    Agora que você já definiu metas, tem os primeiros dados para entender seu perfil de investidor. Esse perfil varia de acordo com diversos fatores, como seus objetivos, sua idade, se você é mais conservador ou ousado, apressado ou paciente.

    Para construir uma boa carteira de investimentos, é importante conhecer bem seu perfil, pois isso definirá suas escolhas como investidor, o que consequentemente refletirá nos resultados obtidos.

    Um investidor mais ousado é aquele que quer um retorno maior em um prazo menor. Por isso, investe em ativos de alto risco. Esse perfil precisa estar constantemente ligado às tendências do mercado, a ações da bolsa de valores e às flutuações econômicas, procurando sempre aprender a respeito da administração de suas finanças.

    Por outro lado, um investidor de perfil mais conservador costuma procurar uma renda estável em um prazo maior, investindo de forma pouco arriscada. Pessoas com esse perfil não querem perder dinheiro de jeito nenhum.

    Citamos aqui 2 perfis extremos para simplificar, claro. Você já conseguiu se reconhecer em algum? Com base nessa identificação, você já terá uma base melhor para pensar em como investir seu dinheiro. Só não se esqueça de diversificar independentemente do seu perfil para não cair em enrascadas, ok?

    Acompanhe o dinheiro

    É importante ficar sempre de olho na sua carteira de investimentos. Investir e acompanhar: essa deve ser sua rotina para você não perder dinheiro. Se você consegue manter seu orçamento em dia, esse processo será ainda mais fácil.

    Infelizmente, a maior parte dos brasileiros ainda mantém seu dinheiro na poupança, o que, por vezes, não é a melhor ideia. Afinal, você não quer que parte do seu dinheiro seja engolida pela inflação, certo? Pois basta seguir nossas dicas para não cometer esse erro!

    Agora que você já sabe como montar uma boa carteira de investimentos, que tal aprender mais sobre os diversos tipos de investimento existentes? Confira este outro post!