Conquistar a casa própria é o sonho de muitas famílias brasileiras. Sair do aluguelinvestir no futuro e ter a sensação de segurança: essas normalmente são as maiores motivações de quem busca essa realização. Nesse momento, porém, muitas dúvidas podem surgir. Você já parou para pensar, por exemplo, se é melhor investir em uma casa com 3 quartos ou menos?

    Tem sentido a necessidade de se mudar para um imóvel maior do que o que mora atualmente? Para avaliar se vale mesmo a pena investir em uma casa com 3 quartos, confira a partir de agora algumas situações em que esse processo de mudança é válido!

    Qualidade de vida

    Quando damos o primeiro passo em busca da tão sonhada independência, costumamos não ver problema em morar em um lugar que não oferece tanto conforto ou comodidade, não é mesmo? Com o passar do tempo, no entanto, nossas prioridades e percepções mudam.

    Geralmente, passamos a valorizar outros fatores, como viver em um bairro mais tranquilo e seguro ou morar mais perto do trabalho. Outras razões, como a busca por uma melhor qualidade de vida, por mais opções de lazer ou acesso facilitado a comércio também justificam o processo de mudança. Afinal, o bem-estar da sua família deve vir em primeiro lugar, certo?

    Aumento da família

    É bem comum que recém-casados sem filhos ou pessoas solteiras morem em casas ou em apartamentos pequenos. Mas esse espaço pode se tornar insuficiente com a chegada de um filho. Quando não se trata do primeiro filho, então, o imóvel pode ficar ainda menor!

    Outros fatores podem motivar a busca por um espaço maior, como a adoção de animais de estimação, a hospedagem de um parente por um tempo maior ou a necessidade de montar um home office. Todas essas (e tantas outras) situações justificam a mudança para uma casa maior, que acomode com conforto e segurança todos os integrantes da família.

    Estabilidade financeira

    A conquista da estabilidade financeira é uma condição desejada pela maioria das pessoas. Por isso, quando atingimos esse patamar, é comum buscarmos usufruir de uma vida com mais comodidade e espaço. Valorizando mais os momentos em família, esse momento é ideal para trocar de carro, marcar uma viagem de férias ou comprar um imóvel maior e mais confortável.

    Escolha segura

    Depois de definir que a mudança é não apenas válida, mas necessária, é preciso avaliar alguns pontos antes de escolher a casa nova. Confira a seguir quais considerações você deve fazer para escolher com segurança!

    Considere a quantidade de moradores

    Um dos primeiros fatores que devem ser observados é a quantidade de pessoas que vão morar na casa. Isso porque uma família de 3 pessoas não terá a mesma necessidade de espaço do que uma família composta por 6 integrantes, por exemplo. Se a família é grande ou costuma receber muitos hóspedes, o ideal é buscar um imóvel maior, que proporcione mais conforto e comodidade a todos.

    Observe as necessidades e a rotina da família

    Uma casa grande certamente exigirá mais tempo e dinheiro com manutenção, organização e limpeza. Assim, se você e sua família passam muito tempo fora, provavelmente não terão muita disponibilidade para cuidar adequadamente da moradia. Já se alguém precisa ficar em casa por mais tempo, então um espaço maior pode ser necessário.

    Verifique o valor que está disposto a pagar

    São muitos os fatores considerados para definir o valor de uma casa ou de um apartamento: localização, tamanho, conservação, idade da construção e assim por diante. Por isso, além de definir a região em que pretende morar, o tipo e o tamanho do móvel, é preciso pensar sobre o quanto você está disposto a pagar. Estabelecendo o valor máximo que está determinado a investir, fica muito mais fácil selecionar imóveis dentro dessa faixa de preço.

    No fim das contas, seja qual for o momento de vida em que está, a mudança para um apartamento ou uma casa com 3 quartos pode ser por necessidade, escolha ou satisfação pessoal. Já conseguiu analisar se essa é a opção certa para você e sua família?

    Não se esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este em primeira mão! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no Instagram e no Google+, além do YouTube!