Se você quer manter o valor do seu veículo por bastante tempo, além de, claro, garantir a segurança e o conforto da família, não pode deixar de fazer uma boa manutenção preventiva. Mas você não tem nem ideia sobre por onde começar? Então chegou ao post certo! Pensando em ajudar, montamos aqui uma checklist rápida para cuidar do carro. Confira!
O principal aspecto dos pneus que precisa de atenção é a profundidade dos sulcos. A lógica nesse caso é simples: quanto mais profundos, maior a segurança. Também verifique a presença de bolhas ou fissuras, que podem indicar a necessidade de troca. Por fim, lembre-se de calibrar o jogo de acordo com as orientações do fabricante.
Verifique regularmente o nível do óleo pela vareta e, sempre que necessário, faça a troca do fluido de acordo com as orientações do fabricante. Também procure por vazamentos e verifique a consistência e a cor do óleo para ver se ele não está queimando além do aceitável.
Volante puxando para um lado e desgaste irregular dos pneus são sinais claros de que há problemas de balanceamento e alinhamento. Mesmo que esses índices pareçam pequenos, demandam uma visita à oficina. Afinal de contas, você pode perder o controle do veículo em momentos delicados, além de danificar os pneus caso o carro não esteja devidamente alinhado e balanceado.
Há quem só se preocupe com os freios quando ouve aquele ruído estridente de pastilhas gastas. Mas isso não é o ideal, ok? O recomendado é fazer uma revisão periódica, com atenção a pastilhas e fluidos. Caso seu carro tenha sistema ABS, também cheque todo o sistema eletrônico que o controla.
Em geral, perda repentina de eficiência e mau cheiro dentro da cabine indicam que é hora de verificar o ar-condicionado. O filtro de ar também merece atenção constante — e o melhor: sua troca é simples e barata! Lembre-se de que rodar com um filtro ruim significa mais consumo de combustível.
Não deixe pequenos arranhões ou amassados acumularem. Nesse caso, a tendência é que manchas de ferrugem se espalhem silenciosamente, levando a situações extremas em que é preciso repintar todo o veículo. Sempre que necessário, portanto, faça pequenos reparos para manter tudo em ordem. Se sua garagem não tem cobertura, vale a pena investir em uma capa de proteção para evitar o desgaste da lataria exposta ao relento.
Como o sistema elétrico de qualquer carro costuma ser bem sensível, sempre demanda atenção profissional. Mas é possível notar alguns problemas surgindo, como luzes de aviso que não acendem e problema para ligar os faróis. Sobre os faróis, aliás, não basta verificar se eles estão acendendo normalmente, mas também se estão corretamente alinhados para dar maior visibilidade ao motorista e a demais atores do trânsito.
A direção hidráulica é uma mão na roda para deixar o controle do carro mais leve e menos cansativo. Mas ela só funciona bem se o nível do fluido estiver dentro do estabelecido pelo fabricante. Em alguns casos, é possível fazer o preenchimento por conta própria. No geral, porém, é preciso recorrer aos serviços de um mecânico.
Agora você já sabe como cuidar do carro de forma rápida, certo? Mas na verdade está pensando em trocá-lo ou comprar mais um veículo para a família? Então aproveite para conferir 8 dicas para comprar o segundo carro!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários