CNH Digital: veja agora as principais dúvidas sobre o assunto!

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Pare por uns instantes e pense em todas as coisas que você pode fazer com o celular, apenas dando alguns toques na tela. São várias, não é mesmo? Desde consultar o saldo no banco, pagar contas e fazer compras até chamar um carro para uma viagem, são muitas as soluções oferecidas por meio desses onipresentes dispositivos.

Nesse sentido, a disponibilização da CNH Digital vem para facilitar ainda mais a rotina, permitindo o acesso a esse documento tão importante de forma ágil e prática. Para saber como isso impacta sua vida de motorista, acompanhe este conteúdo até o final. Nele, esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Afinal, o que é e como funciona a CNH Digital?

Como o próprio nome indica, a CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento que atesta a capacidade e dá a permissão para que uma pessoa possa conduzir um veículo em todo o território nacional.

A CNH Digital tem o mesmo valor jurídico do documento impresso e apresenta as mesmas informações da versão em papel, incluindo a data de validade, que permanece idêntica. Ou seja, ela é aceita normalmente por qualquer agente de trânsito, autoridade policial ou servidor público.

Apesar disso, sua obtenção é opcional. Dessa forma, quem quiser continuar apenas com o documento impresso poderá fazê-lo sem problemas.

Depois de obtida, a CNH Digital funciona por meio de um aplicativo de smartphone, armazenando no aparelho uma cópia digital e de acesso instantâneo do seu documento.

A possibilidade de contar com a versão eletrônica é uma realidade desde o segundo semestre de 2017, quando o Conselho Nacional de Trânsito aprovou a emissão e utilização da CNH Digital nos moldes do que acontece atualmente.

Quais são as vantagens da CNH Digital?

Apesar do seu caráter opcional, conforme já mencionamos, a utilização da CNH Digital pode trazer uma série de vantagens para o motorista. Indicamos os principais benefícios nos tópicos abaixo.

Praticidade

Você certamente não desgruda do celular, não é mesmo? Então, com a CNH Digital, terá esse documento essencial à mão a qualquer momento e poderá apresentá-lo sempre que solicitado, com valor idêntico ao de papel.

Tal comodidade pode ser valiosa para qualquer um, mas é ainda mais interessante para quem é motorista autônomo e depende da habilitação para desenvolver suas atividades.

Imagine o tempo perdido em ter que voltar para casa no meio de uma viagem longa, por exemplo? Isso representa não só um grande atraso, como também a perda de dinheiro, algo que ninguém deseja.

Porém, é preciso tomar cuidado para não sair de casa sem o aparelho ou deixá-lo descarregar no caminho. Além disso, certifique-se sempre de que você fez o download correto tanto do aplicativo quanto do documento digital, para não depender da conexão de internet para exibi-lo quando solicitado.

Segurança

Sempre que um novo serviço digital é disponibilizado, surgem várias questões envolvendo a segurança, o que é natural, já que, muitas vezes, informações e aspectos sensíveis dos usuários podem ser expostos.

Porém, em relação à CHN Digital, o motorista pode manter a tranquilidade, desde que os cuidados básicos normais ao ambiente virtual sejam mantidos. Para reforçar a segurança e garantir a confiabilidade do documento, a emissão é feita utilizando dados criptografados, assinatura digital e o reconhecimento facial.

Ou seja, com todas essas medidas, o risco de que alguém falsifique sua carteira ou faça mau uso dos dados ali presentes é bastante baixo. Além disso, em caso de perda ou roubo do aparelho em que foi feita a instalação, é possível bloquear o app da CNH Digital de forma remota, por meio do portal de serviços do Denatran. Basta ir até o menu Carteira Digital, depois em Instalações, e desativar o documento nos aparelhos listados.

Diferentes utilidades

O aplicativo da CNH Digital permite a geração de um PDF que tem validade equivalente à das versões impressas. Com isso, essa cópia pode ser utilizada para identificação pessoal, já que se trata de uma identificação pessoal com foto, nas situações em que isso é exigido.

Dessa forma, o motorista pode apresentar essa versão do documento em outros órgãos governamentais ou em em contextos particulares que demandem tal identificação, como na contratação ou renovação do seguro automotivo.

Como emitir a CNH Digital?

A emissão da CNH Digital é simples, mas não dispensa que o motorista tenha, antes, feito sua CNH impressa de forma regular. Além disso, o processo para a geração do documento é mais rápido para os portadores das habilitações emitidas depois de maio de 2017, que contêm um QR Code estampado. Por isso, vamos indicar o que fazer em cada situação.

CNH com QR Code

Se sua carteira foi emitida após maio de 2017, ela contém um QR Code, item similar a um código de barras. Com isso, tenha o documento e o smartphone em mãos e siga os passos a seguir:

  • instale o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android;
  • acesse o aplicativo por meio do Login Único do governo federal, que pode ser criado aqui;
  • feito o login, aponte a câmera do smartphone para o QR Code da carteira;
  • para confirmar sua identidade, tire uma foto do seu rosto;
  • confirme o seu CEP, de acordo com o cadastro no Detran.

Se tudo estiver correto, a CNH Digital será emitida em seguida. Problemas na emissão devem ser solucionados junto ao Detran local, já que dados desatualizados podem impedir o procedimento.

CNH sem QR Code

Essa forma de acesso vale também para quem não tem a carteira em mãos. Além disso, as etapas podem variar de acordo com o Detran de cada estado, e pode haver algum custo. Vamos lá.

  • solicite a 2ª via do documento;
  • feita a solicitação, acesse o Portal de Serviços do Denatran e faça o cadastro;
  • no seu e-mail, você receberá o número da habilitação e um código de segurança;
  • em seguida, instale o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android;
  • insira os dados enviados pelo Denatran e emita o documento digital.

Pronto! Seguidos esses passos, será possível usufruir de toda a comodidade da CNH Digital, sempre com segurança. E, mesmo sem internet, o documento estará disponível quando for necessário mostrá-lo, o que só amplia os benefícios dessa versão. Então, não perca mais tempo e vá atrás do seu documento virtual agora mesmo!

Agora que você sabe como funciona a carteira de motorista digital, conheça outras mudanças na CNH!

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários