Ter um carro próprio ao obter a habilitação de motorista, ou em qualquer momento da vida, é o sonho de muitos brasileiros. Independente do modelo desejado, pensar nas despesas e fazer essa compra de forma planejada é uma dica importante que deve ser levada em conta. Normalmente, consumidores contabilizam apenas o valor das parcelas quando pensam nesse orçamento, mas acabam se esquecendo de outros gastos que um veículo exige, o que pode comprometer a estabilidade financeira ao longo do tempo. Listamos algumas dicas de como se planejar para aquisição do carro com segurança e economia:
Para realizar a aquisição do seu primeiro automóvel com cautela e planejamento, o consórcio é a melhor opção, e ainda reúne vantagens em comparação com as formas de financiamento tradicionais: oferta de pagamentos parcelados sem juros por meio de parcelas menores e prazos mais longos para quitação, não exigência de entrada, entre outras.
O consórcio pode ser entendido como uma forma de poupar em grupo. É formado por um conjunto de pessoas interessadas em adquirir um bem ou serviço por meio do autofinanciamento. Mensalmente, os participantes pagam suas parcelas e, a cada mês, podem ser contemplados, seja por meio de sorteio realizado nas assembleias, ou pela oferta de lances (antecipação de parcelas que favorece o adiantamento da contemplação). O participante que conseguir adiantar o maior número de parcelas por meio de um lance, é o que será contemplado. Se o consumidor realizar um lance menor, o dinheiro não é perdido, pois ele tem a opção de antecipar parcelas ou, se preferir, retomar o dinheiro para utilizar em lances futuros. Vale lembrar que, mesmo sendo contemplado, é preciso que o participante pague todas as mensalidades até a quitação total do valor do veículo.
Ao ser contemplado, o consumidor parte para a etapa mais prazerosa de todo o processo: a escolha do carro na concessionária. Ele tem a liberdade para escolher a marca e o modelo de veículos de acordo com seu gosto pessoal, mas o valor da carta de crédito não pode ser usado para outros fins, como a compra de outros tipos de bem, contratação de serviços ou aplicações em investimentos.
Após definir o carro a ser adquirido, o participante deve indicá-lo à administradora de consórcio, que por sua vez ajudará em todo o processo de pagamento junto à concessionária. Caso o valor do veículo escolhido seja inferior ao da carta de crédito, o consumidor pode aproveitar o que sobrar para quitar parcelas restantes. Se o automóvel for mais caro, é possível negociar o pagamento do valor restante com a administradora. Essa é uma forma que as administradoras de consórcio têm para satisfazer o desejo de todos os seus clientes.
Veja na loja online da Rodobens Consórcio as opções de consórcio de automóveis oferecidas. As ofertas envolvem veículos de diversas marcas e modelos! Na plataforma, você também pode fazer simulações para calcular os prazos e valores mais interessantes.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários