Como cadastrar a Carteira Digital de Trânsito?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Agora não é mais necessário portar a Carteira Nacional de Habilitação física. Hoje, todas as unidades federativas já optaram pelo formato digital. A versão digital oferece mais praticidade, além do acesso a outras informações, como multas, pontos, documento do veículo em seu nome, no mesmo aplicativo.

Com isso, qualquer autoridade de trânsito está obrigada a aceitar a apresentação da versão digital, já que sua autenticidade é assegurada por certificados digitais e assinaturas obtidas por QR Code.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post e entenda como você pode substituir a carteira de papel pela digital.

O que é a Carteira Nacional de Habilitação Digital?

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório para quem conduz qualquer tipo de veículo motorizado contendo duas ou mais rodas. Isso abrange os carros de passeio, motocicletas, ônibus, vans e caminhões em todo o país.

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (e-CNH) é a versão eletrônica da antiga habilitação impressa. A versão digital não é obrigatória, mas está muito mais prática. E aqueles que ainda têm a carteira antiga receberão a nova versão quando renovarem o documento. Vale destacar que a CNH Digital funciona de forma offline, podendo ser acessada mesmo sem conexão com a internet.

Sua data de validade, bem como as outras informações constantes na carteira física, são as mesmas. É um documento equivalente ao RG em qualquer local no território nacional, em embarques nos aeroportos e acesso aos órgãos públicos.

Quando a CNH Digital surgiu?

A e-CNH surgiu em julho de 2017, como alternativa para o antigo documento impresso, e tem valor jurídico idêntico. A única diferença é o formato, uma vez que a e-CNH é digital e pode ser acessada pelo smartphone.

Desde então, todas as novas CNHs passaram a ser emitidas com o QR Code pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN), de forma gratuita. Sendo assim, apenas as pessoas aptas a dirigir e que portam as versões mais recentes da CNH (com QR Code impresso) conseguem baixar e usar a versão eletrônica.

Como cadastrar a carteira digital de trânsito?

O acesso à e-CNH pode ser obtido da seguinte forma:

  • faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na App Store (iOS) e na Google Play (Android).;
  • baixe e instale o aplicativo escolhido e ative-o com login e senha;
  • clique em adicionar documento - a CNH digital.

Lembre-se de que você pode emitir a e-CNH baixando um aplicativo em seu smartphone. e, também, tem a opção de incluir a certificação digital ou não e, neste último caso, é preciso comparecer ao Detran.

E, caso o usuário opte pelo cadastro via aplicativo no smartphone, é necessário usar o aparelho celular para informar seu CEP e o endereço do local onde emitiu sua última CNH física.

Feito isso, leia o QR Code da CNH, na parte traseira da carteira de papel. Assim, é realizada a “prova de vida” com um movimento do usuário, por meio da leitura da câmera do smartphone. Com isso, você garante a identificação do usuário legítimo do documento.

Depois de confirmada a validação da carteira de motorista, informe o número do telefone para que a CNH digital seja disponibilizada no celular de seu portador. Nesse momento, o aplicativo pede ao usuário a criação de uma chave de acesso contendo 4 dígitos para ser informada toda vez que o documento for usado. Essa chave pode ser trocada por acesso com impressão digital, caso você deseje.

Quais são as vantagens de utilizar a CNH Digital?

As vantagens de optar pela e-CNH são variadas. Seu portador poderá emitir o documento em qualquer local, sem agendamentos, nem perda de tempo com filas. O pedido pode ser realizado com certificado digital, que assegura segurança no processo. Isso sem falar na praticidade, na mobilidade e na rapidez que essa tecnologia oferece.

Com a tecnologia cada dia mais sofisticada, a rotina fica mais fácil e produtiva em todos os aspectos. Portanto, entender como cadastrar a carteira digital de trânsito é mais uma das boas práticas desse novo mundo digital. Opte por essa facilidade você também.

E para ficar por dentro das novidades da Rodobens, assine a nossa newsletter e saiba de tudo o que está acontecendo!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários