Como calcular o décimo terceiro? Dicas rápidas para não errar nas contas

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Entender como calcular o décimo terceiro é essencial para o seu planejamento do final de ano. Além de contar com uma boa referência do quanto você pode gastar na preparação para o Natal e o Ano-Novo, entender qual valor vai entrar permite organizar seu orçamento da melhor forma possível.

Assim, é viável programar aquela viagem gostosa ou se dar ao luxo de comprar algum item de desejo, como uma TV nova ou dar entrada no seu carro próprio. Com um bom planejamento, é possível aproveitar essa renda extra em algo importante e sem prejudicar seu bem-estar financeiro. 

Portanto, se quer aprender o quanto seu décimo terceiro vai render, confira as dicas que preparamos especialmente pra você!

O que é o décimo terceiro salário?

Sabe aquele dinheiro a mais que cai na conta como salário normalmente em dezembro? Essa parcela de remuneração é o décimo terceiro, garantido por lei para colaboradores com carteira assinada.

O valor desse benefício pode ser depositado em sua conta em uma ou duas vezes. Em geral, as empresas adotam a segunda opção. Abaixo, preparamos algumas dicas que podem ajudar a fazer o cálculo do décimo terceiro salário.

Como é feito o cálculo do décimo terceiro?

Suponha que você vai receber o valor do décimo terceiro em duas parcelas. Nesse caso, a primeira parcela é equivalente à metade do salário que você recebe em um mês. Nela, não ocorre nenhum tipo de desconto, como de INSS ou Imposto de Renda, por exemplo.

Após o pagamento da primeira parcela, você vai receber o restante do valor do décimo terceiro com os descontos dos impostos. Depois disso, é só definir como utilizar esse dinheiro.

Agora, se ele for feito em uma parcela única, essa divisão não é necessária. O valor será correspondente a um mês de trabalho, deduzidos os impostos habituais. Além disso, caso você não tenha trabalhado nos 12 meses do ano na empresa, o recebimento do décimo terceiro salário será proporcional ao período de efetivo exercício.

Para elucidar, vamos supor que você ganhe R$ 1.200,00 mensais, mas trabalhou apenas 6 meses. Então, o valor do décimo terceiro será de R$600,00 menos o valor dos impostos referentes.

Como usar o décimo terceiro no final do ano?

Receber um pagamento maior no final de ano é motivo de felicidade, né? E pra aproveitar ainda mais esse dinheiro que entrou no orçamento, saber como usá-lo também é importante. Ele pode ser uma ótima alternativa para incorporar nos valores que você pretende investir em um carro, por exemplo.

Assim, você consegue dar uma boa entrada para comprar aquele veículo que pode atender às suas necessidades e gerar conforto para a família. Também é possível quitar dívidas, aumentar a reserva de emergência ou fazer uma viagem para relaxar.

Esse dinheiro que entra pode ser aplicado em diversas opções e ajudar a atingir as metas que você traçou. Além disso, saber como calcular o décimo terceiro permite melhorar o seu planejamento e assegurar maior estabilidade e segurança financeira para você e sua família.

Se você quer receber mais dicas de planejamento financeiro para alcançar seus objetivos, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários