Como calibrar o pneu do seu veículo? Dicas da Rodobens

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Por mais simples que possa parecer, saber como calibrar o pneu do seu carro corretamente é uma tarefa muito importante para o desempenho do veículo e a durabilidade dos pneus. Apesar de ser algo usual, muitos motoristas não entendem como definir a pressão correta, informada pelo fabricante.

Para você tirar essa dúvida de uma vez por todas, escrevemos este artigo. Aqui, você vai entender melhor como calibrar o pneu e com que frequência isso deve acontecer. Acompanhe!

Qual é a importância de calibrar os pneus com frequência?

A calibragem é um procedimento simples, que garante que a quantidade de ar que está no interior dos pneus fique no nível recomendado pelo fabricante. 

Quanto menos ar, menor será a pressão, deixando ele murcho. Se a pressão estiver abaixo do recomendado, as laterais do pneu apresentam um número maior de microflexões, gerando mais calor — que desgasta o material mais rapidamente, além de furar ou estourar com facilidade.

Se estiverem com a pressão muito abaixo do recomendado, as chances de acidentes ocorrerem são maiores, pois isso interfere na jogabilidade, prejudicando manobras de direção defensiva — mesmo para quem dirigir bem

Qual é o passo a passo?

Para fazer a calibragem de forma correta, é preciso levar em conta alguns cuidados importantes:

  • prefira calibrar o pneu em dias frios ou pela manhã, e não rode mais que 2 km até o posto porque, com pneus quentes, ela não será precisa;
  • vá até um posto de combustível que conte com o equipamento de calibragem;
  • selecione a pressão corretamente no aparelho;
  • encaixe corretamente a mangueira no bico do pneu, certificando-se de que não haja escapamento de ar;
  • espere o alerta do calibrador, indicando que a faixa de pressão já foi atingida;
  • feche rapidamente o bico do pneu com a tampa.
  • repita o procedimento nos outros pneus;
  • não se esqueça de calibrar o estepe.

De quanto em quanto tempo devo calibrar?

Você vai precisar calibrar a cada 15 dias ou, pelo menos, 1 vez ao mês. Antes de fazer uma viagem, também é recomendado fazer o procedimento — além de outras revisões necessárias.

Se você perceber que eles estão perdendo pressão em poucos dias, pode ser sinal de alguns problemas — especialmente se for em um pneu específico —, como furos, válvulas com defeito ou desgastadas, ou a tampa do bico mal colocada/com problemas de vedação.

Qual é a quantidade de libras/pressão correta?

A pressão correta varia de um veículo para outro, por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante/montadora — que podem ser encontradas no manual de instruções ou no adesivo na parte interna da tampa do combustível. A pressão do estepe pode ficar 5 psi acima dos demais, caso seja necessário trocar o pneu futuramente

Calibrar o pneu do veículo corretamente colabora para aumentar a vida útil desse componente. Outra recomendação importante para aumentar a durabilidade é fazer o rodízio de pneus. Com esses cuidados, você garante mais conforto e segurança ao dirigir.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal assinar nossa newsletter para receber outros conteúdos como este na sua caixa de entrada?

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários