Como comprar seu imóvel após ser contemplado

Julho 2015

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Um dos mitos sobre consórcios é que há a chance de você nem mesmo ser contemplado e nunca poder comprar a sua casa. Essa ideia é falsa, claro, já que todas as pessoas que participam do consórcio são contempladas até o fim do seu prazo máximo.


Você pode ser contemplado por sorteio ou lance. É nessa hora que você recebe a carta de crédito para poder comprar seu imóvel. Mas quais os passos a seguir após esse momento tão feliz?

Continue lendo para descobrir!

 

O que fazer quando se é contemplado no consórcio imobiliário?

Quando se é contemplado em um consórcio imobiliário, você recebe uma carta de crédito, que será usada para adquirir o seu imóvel.

É importante ressaltar que todo o processo que vamos descrever aqui pode ser um pouco demorado, mas isso acontece em qualquer tipo de compra de imóvel, com consórcio ou não.

 

1º passo: escolher o imóvel

A primeira coisa a se fazer depois de ser contemplado em um consórcio imobiliário é escolher o imóvel que você vai comprar. Cada contrato de consórcio terá um valor para a carta de crédito que foi pré-estipulado no momento do início do consórcio, então você precisará procurar o seu imóvel com base nesse valor já estabelecido.

2º passo: contato com a administradora

Logo em seguida, você terá de comunicar à administradora do consórcio sobre o imóvel de sua escolha, para que ela possa avaliar o imóvel escolhido e aprovar o crédito.

3º passo: juntar os documentos necessários

Nesse momento, é hora de levantar toda a documentação necessária para finalizar o negócio — e aí vem a avaliação do imóvel, carta de crédito, documentos pessoais de identificação, contrato do consórcio e outras informações que estarão especificados no momento de assinatura do acordo entre você e a administradora do consórcio. Com os documentos entregues, levará alguns dias úteis até que tudo esteja verificado e em ordem para que o contrato possa ser redigido.

4º passo: assinatura do contrato

Com o contrato redigido, virá o momento mais emocionante de todo esse processo: a assinatura. Todos os responsáveis pelo negócio serão chamados para assinar o contrato que lhe concederá a sua tão aguardada moradia própria!

5º passo: registro do contrato

Para finalizar o processo, você precisará registrar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade, com assinatura reconhecida de todos os envolvidos. É importante frisar que existem alguns custos nesse processo que são pouco divulgados e podem causar inconvenientes nessa hora. Veja alguns:

  • Tabelionato de Notas, responsável pela lavratura das escrituras do imóvel;
  • Cartório de Registro de Imóveis, responsável pelo registro da operação de compra;
  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Intervivos), que é pago para a Prefeitura.

Todos esses custos da compra são definidos por taxas que variam de acordo com o valor do imóvel em questão e da cidade onde a operação acontece. Portanto, você terá de pesquisar na hora de escolher o imóvel para saber quanto terá de pagar com essas taxas e impostos para não ser pego desprevenido durante todo esse processo.

Parabéns! Agora você já sabe quais os procedimentos a seguir quando se é contemplado em um consórcio imobiliário e pode seguir em frente com o sonho da casa própria! Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Nova chamada à ação

Comentários