Como comprar um caminhão: tudo o que você precisa saber

Janeiro 2020

12 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Motoristas com mais experiência no ramo do transporte de mercadorias sabem que para conseguir uma boa renda é preciso muita dedicação ao trabalho. Normalmente, as rotas, as paradas, o preço do combustível e o volume das cargas são os pontos que demandam mais atenção.

Mas para se destacar no segmento, o motorista também deve considerar adquirir um veículo mais arrojado. Hoje, vamos mostrar como comprar um caminhão pode ser simples! Continue com a leitura para entender os critérios que devem ser levados em conta ao escolher o caminhão ideal para o seu perfil e encontrar a melhor maneira de fazer esse novo investimento!

Afinal, como escolher o caminhão ideal?

Para entender como comprar um caminhão, você deve saber de que forma deverá escolhê-lo. Se você já tem um veículo e deseja comprar um novo, o primeiro passo é fazer uma observação atenta à existência de alguns sinais, como: 

  • gastos frequentes com consertos, reparos e troca de peças; 
  • desempenho do veículo abaixo do normal;
  • excesso de barulhos e emissão de fumaça escura.

Se o seu caminhão apresenta alguns desses problemas, é bem provável que esteja na hora de trocar de veículo. A partir dessa constatação, você deve analisar as suas necessidades de acordo com o trabalho a ser realizado e definir algumas características importantes para o seu próximo caminhão. 

Considerar fatores como tipo de carroceria e carga a ser transportada, distância e tempo das viagens, locais de tráfego, taxas de seguro, valor de entrada e condições de pagamento, por exemplo, vai ajudar a restringir os modelos com características que atenderão às suas demandas.

Também é muito importante considerar e definir se a troca será por um veículo novo ou usado. E como essa pode ser uma decisão difícil, no próximo tópico apresentaremos as principais vantagens e desvantagens das duas alternativas.

A ajuda de um profissional de confiança com mais experiência na parte mecânica dos veículos é muito útil nesse momento. Ele pode indicar os modelos que serão mais adequados às suas necessidades e também avaliar as condições dos veículos.

Outra dica é apostar no test drive. A experiência que você terá dirigindo um caminhão é o que realmente vai confirmar se ele é o veículo certo para você e se vai ajudá-lo no que precisa em seu dia a dia.

Depois de definir todos esses pontos, é hora de pesquisar muito: compare preços, características e vantagens nas formas de pagamento. É sempre bom lembrar que nunca se deve fechar um negócio por impulso, especialmente quando se trata de um grande investimento! Então, não tenha pressa para analisar o mercado e monitorar ofertas e mudanças de valores, que podem baratear os custos.

Além disso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro, garantindo que você será capaz de arcar com os custos envolvidos, sem correr o risco de perder o seu recém-adquirido caminhão. Calcule bem os seus rendimentos, garantindo que você pode pagar parcelas de um financiamento ou consórcio, por exemplo.

Pagar entradas e parcelas maiores é sempre vantajoso para reduzir juros e o valor total do negócio. A ajuda de um contador também pode facilitar muito a vida de quem faz um grande investimento.

Novo ou usado?

Optar por adquirir um veículo novo ou um modelo usado sempre gera dúvidas e, na verdade, não há uma resposta pronta sobre o que é melhor. Para cada situação, dependendo do objetivo do investimento, orçamento disponível e necessidades envolvidas, existem diferentes soluções.

Assim, o mais útil é entender quais são as principais vantagens e desvantagens entre as duas opções. A seguir, vamos apresentar brevemente quais são elas e dar algumas dicas para ajudar você a decidir se realizará a compra de um caminhão novo ou usado!

Vantagens e desvantagens de comprar um caminhão novo

Como com a grande maioria dos bens de maior valor aquisitivo, comprar um veículo novo significa desembolsar um valor maior. No entanto, existem alguns programas do governo de incentivo à aquisição de caminhões novos, oferecendo isenção de alguns impostos e taxas de juros reduzidas.

No mais, certamente veículo novo terá menos despesas com manutenção. Modelos mais recentes também costumam ser mais seguros e ter uma maior eficiência de desempenho. Isso porque possuem motores que consomem menos combustível e uma maior oferta de acessórios e tecnologias como computador de bordo, transmissão automatizada e controle eletrônico de estabilidade. 

Vantagens e desvantagens de comprar um caminhão usado

Muitas vezes, não podemos arcar com os valores de um veículo novo. Nesses momentos, considerar a troca por um caminhão usado pode reduzir muito os custos envolvidos — e sem necessariamente abrir mão da qualidade, devido à grande oferta de modelos em bom estado.

Como modelos novos são substituídos a todo tempo, não é difícil encontrar seminovos e usados em ótimas condições e por um valor consideravelmente mais baixo. Assim, você pode conseguir suprir todas as suas necessidades ao realizar a troca por um veículo usado, o que dá a essa opção uma grande vantagem do ponto de vista do investimento financeiro.

Além disso, cuidando bem da manutenção, o veículo, mesmo usado, não tem mais uma desvalorização acentuada, como no caso dos 0 km. O que ainda torna uma possível venda futura bastante rentável. 

A principal desvantagem em adquirir veículos usados, e em particular modelos mais antigos, se deve ao valor praticado pelos seguros. Assim como acontece com carros, as peças de reposição, para caminhões de modelos mais antigos, são difíceis de encontrar. Isso representa um risco maior para seguradoras, caso seja preciso cobrir os custos da troca de peças em escassez no mercado.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de comprar um caminhão novo ou usado, vamos dar algumas dicas valiosas para ajudá-lo a fazer a sua aquisição!

Dicas para comprar um caminhão novo

Primeiramente, faça um bom planejamento financeiro e pesquise com calma até encontrar o modelo ideal com as melhores condições de pagamento — lembre-se ainda de que é preciso tomar cuidado com "ofertas imperdíveis" que pareçam oportunidades de ouro.

Se o veículo apresentar uma condição "boa demais para ser verdade", muito provavelmente não será mesmo. Então, como dissemos, nesse momento é válido contar com a ajuda de um bom mecânico e com um contador de confiança.

Também não se esqueça de consultar os programas do governo de incentivo à compra de caminhões novos. Tanto os governos do estado como o governo federal oferecem programas para motoristas que desejam investir, sejam empresários que já atuam no mercado administrando frotas ou empreendedores autônomos que buscam fazer um investimento para melhorar e ampliar os negócios.

Por fim, prepare com antecedência toda a documentação exigida e faça o test drive em locais diferentes, para garantir que o veículo atende às suas demandas.

Dicas para comprar um caminhão usado

Embora o valor a ser desembolsado para adquirir um veículo usado seja consideravelmente menor, ainda é importante fazer um planejamento financeiro sólido, assim como pesquisar com calma e encontrar o modelo ideal, com as melhores condições de pagamento. 

Para isso, consulte diferentes concessionárias e dê preferência para lojas especializadas, pois assim, você reduz ao mínimo o risco de cair em algum tipo de golpe. E, especialmente no caso de veículos usados, conte com os conselhos e avaliação de um bom mecânico. Aqui, a inspeção do veículo deve ser minuciosa, atenta aos detalhes do veículo, como lataria e peças. 

Além disso, ao comprar caminhões usados, os cuidados na avaliação e procedência do veículo devem ser redobrados. O histórico do veículo é o principal fator que definirá se é um bom negócio adquiri-lo. Se você perceber qualquer esforço do proprietário para ocultar defeitos e danos passados do caminhão, não feche o negócio.

O cuidado com a documentação deve ser redobrado, para garantir que o veículo não tem pendências e dívidas, que podem futuramente gerar transtornos. Faça, também, o test drive e se certifique que o veículo atende às suas expectativas!

Quais são os principais tipos de caminhões?

Tratando-se de veículos de carga, a capacidade de transporte e outras características podem variar muito de modelo para modelo. Podemos dizer que, basicamente, existem 6 tipos de caminhões diferentes, cada um com especificidades próprias. Veja quais são eles!

Veículos de carga urbana

Os veículos de carga urbana são caminhões de menor porte, de eixo único, utilizados principalmente para transporte de cargas nos centros das cidades, onde muitas vezes os caminhões de grande porte não podem transitar com segurança. Normalmente, os tamanhos variam entre 2,2 e 6,3 metros e a sua capacidade máxima é de 3 toneladas.

Veículos 3/4

Os chamados caminhões 3/4 possuem 2 eixos e limite máximo de 4 toneladas por carga. Contudo, esse limite também depende do tamanho da carroceria e da distância entre os eixos.

Semipesados ou Tocos

Os veículos semipesados, popularmente conhecidos como Tocos, também possuem 2 eixos (1 dianteiro e 1 traseiro) e têm em média 14 metros de comprimento. A sua capacidade máxima de carga é de 6 toneladas.

Pesados ou Trucks

Os Trucks são veículos para transporte de cargas pesadas, possuindo 2 eixos duplos que garantem um melhor desempenho para o motor. O seu comprimento segue o padrão dos semipesados (14 metros, em média), porém, os eixos duplos aumentam a capacidade máxima de carga para 23 toneladas.

Carretas

As carretas são o tipo de veículo mais utilizado para transportar cargas pesadas em grandes distâncias. No mercado, é possível encontrar esses veículos com até 3 eixos, sendo que o comprimento chega a 18 metros, suportando cargas de até 45 toneladas.

Caminhões combinados

Os caminhões combinados mais conhecidos são os de tipo “bitrem” e “rodotrem”. Esses modelos têm estruturas articuladas que possibilitam a combinação de até 7 eixos. Alguns veículos chegam a suportar cargas de até 74 toneladas, porém, precisam de autorizações especiais para circular.

Quais os melhores modelos?

Agora que já apresentamos os principais tipos de caminhões do mercado, vamos aos modelos preferidos pelos brasileiros. Abaixo, explicaremos brevemente quais são os 5 dos modelos de caminhões mais populares no Brasil nos últimos anos. Acompanhe!

Scania R440

A Scania vem, há anos, liderando o mercado de veículos de carga no Brasil. O modelo R440 foi o mais vendido em 2018, conquistando uma fatia de quase 13% de todas as vendas da categoria. Atingindo a marca de 32 mil unidades vendidas, o modelo superou o recorde de 26 mil do Scania T113, consagrado entre 1991 e 1998.

Volvo FH540 

Com mais de 4 mil unidades vendidas somente em 2018, o Volvo FH540 teve um aumento de mais de 100% de vendas em relação ao ano anterior. Esse modelo se destaca pela modernidade que garante conforto, segurança e economia.

Volvo FH460

Mais potente que o modelo da Volvo citado anteriormente, o FH460 é recomendado para transporte de carga por grandes distâncias, suportando cargas de impressionantes 100 toneladas.

Volkswagen Constellation 24.280

Líder disparado de vendas entre os modelos semipesados, o Volkswagen Constellation 24.280 obteve em 2018 uma fatia de 15,3% dos licenciamentos na sua categoria. Com diferentes configurações possíveis para o teto, cabine e distância de entre eixos, o modelo superou as expectativas de muitos profissionais.

Mercedes-Benz Accelo 1016

Dentre os veículos de tipo leve, a liderança em vendas em 2018 ficou por conta do Mercedes-Benz Accelo 1016, com 1.692 unidades comercializadas. Vale destacar que esse modelo também oferece diferentes configurações de distância de entre eixos.

Que são os documentos necessários para compra?

Antes de fechar um negócio e começar o pagamento das parcelas, seja de um financiamento ou consórcio, é preciso reunir toda a documentação exigida, tanto para garantir a aprovação da compra, como para não correr risco de ter problemas no futuro.

A documentação exigida é relativamente fácil de obter. A seguir, vamos listar os documentos necessários para comprar um caminhão como Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. Veja!

Documentos obrigatórios para Pessoa Jurídica

Para comprar um caminhão como Pessoa Jurídica, são exigidos os seguintes documentos:

  • Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica das proponentes de crédito assinadas;
  • Fichas Cadastrais de Pessoa Física dos sócios majoritários/avalistas assinadas;
  • RG, CPF e comprovante de endereço com CEP em nome dos principais sócios/avalistas;
  • balanços dos três últimos exercícios, em caso de Tributação por Lucro Real;
  • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, em caso de Tributação por Lucro Simples, Presumido ou Arbitrado;
  • Cartão CNPJ;
  • Contrato Social/Estatuto ou Documento Constitutivo de Firma Individual;
  • últimas alterações contratuais, Atas de Assembleia, Eleição da Diretoria ou Conselho Administrativo;
  • relação da frota (própria e alienada) ou cópia do Documento Único de Trânsito;
  • relação de faturamento;
  • relação atualizada de endividamento bancário;
  • Imposto de Renda de Pessoa Física dos sócios;
  • proposta de financiamento preenchida corretamente.

Documentos obrigatórios para Pessoa Física

Para comprar um caminhão como Pessoa Física, são exigidos os seguintes documentos:

  • Ficha Cadastral de Pessoa Física de proponentes e avalistas assinadas;
  • RG, CPF e comprovante de endereço com CEP em nome do proponente;
  • comprovante de renda;
  • relação da frota (própria e alienada) ou cópia do Documento Único de Trânsito;
  • relação atualizada de endividamento bancário;
  • proposta de financiamento preenchida corretamente.

Essa é a relação de documentos normalmente solicitados para cada uma das situações de compra. No entanto, outros documentos podem ser requeridos, a depender da forma de financiamento ou consórcio e das regras praticadas pela concessionária ou administradora acionada.

É preciso lembrar, ainda, que na compra de veículos usados é necessário consultar no Detran a situação legal do veículo, assim como possíveis multas e débitos em aberto. Caso o veículo esteja com documentos vencidos e obrigações financeiras atrasadas, de forma alguma aceite assumir esse tipo de dívida.

Os principais documentos para avaliar a situação legal do veículo são:

  • comprovante de pagamento do IPVA;
  • seguro obrigatório DPVAT;
  • certificado de registro;
  • certificado de licenciamento.

Financiamento ou consórcio?

Considerando o valor médio de um caminhão, dificilmente os interessados em adquiri-lo terão condições de fazer o pagamento à vista. Desse modo, as principais alternativas para compra desse tipo de veículo são o financiamento e o consórcio.

Contudo, financiar e participar de um consórcio são alternativas que apresentam características distintas. Portanto, explicaremos de forma breve como funcionam as duas modalidades a fim de que você possa decidir qual é a forma ideal para adquirir o seu caminhão!

Financiamento

O financiamento é amplamente conhecido e tem grande adesão por parte dos brasileiros. Essa forma de aquisição de bens é muito utilizada para pagar por imóveis, veículos e outros bens de alto valor aquisitivo.

De forma simplificada, o financiamento funciona como um empréstimo. Normalmente o montante necessário para a compra do bem, no caso o caminhão, é cedido por instituições financeiras, como bancos. Em contrapartida, o proponente deverá pagar parcelas mensais pré-definidas, acrescidas de juros. Para que possa arcar com essas parcelas, os financiamentos podem se estender por vários anos.

A vantagem dessa modalidade de pagamento consiste na agilidade para acesso ao bem em questão. Após o cumprimento dos protocolos, apresentação de documentos, pagamento das taxas de adesão e pagamento da entrada, você rapidamente poderá receber o seu caminhão.

Contudo, os financiamentos costumam ser mais burocráticos e exigem avaliação de fatores como renda do proponente para serem aprovados. Além disso, as taxas de juros praticadas podem elevar muito o custo final do veículo a ser comprado. Por isso, é recomendável desembolsar um valor maior na entrada, para reduzir o número de parcelas e a taxa de juros.

Além dos financiamentos tradicionais, também é possível obter o financiamento por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) em instituições financeiras. Essa modalidade é oferecida a Pessoas Físicas e Jurídicas para a compra de caminhões novos ou usados, e é mais fácil de conseguir a aprovação para o financiamento. Porém as taxas de juros podem ser consideravelmente mais altas.

Existem ainda alguns programas do governo, como o BNDES Finame e o BNDES Procaminhoneiro, que oferecem condições especiais para Pessoas Jurídicas (empresas e empreendedores) que desejam adquirir novos veículos.

Consórcio

O consórcio de caminhões é outra forma de adquirir um veículo, sem precisar desembolsar de uma só vez uma alta quantia. Essa modalidade de compra vem, ao longo dos últimos anos, ganhando espaço e adquirindo popularidade frente aos financiamentos tradicionais.

Basicamente, os consórcios funcionam como uma poupança conjunta, na qual um grupo de pessoas com objetivos em comum (como comprar um caminhão) fazem pagamentos mensais que são geridos por uma administradora. Assim, reunindo a contribuição de todos os participantes, a administradora faz sorteios periódicos, liberando uma carta de crédito o participante contemplado, o que dá a ele o direito a receber o bem em questão.

A grande vantagem dos consórcios é o valor pago, que normalmente é mais baixo do que o conseguido por meio dos financiamentos. Isso ocorre porque nessa modalidade não são cobradas taxas de juros e nem é exigido um valor de entrada. No fim das contas, os consórcios acabam saindo mais barato, são menos burocráticos e também podem ser uma forma de comprar veículos usados.

A principal desvantagem dessa modalidade reside no fato de que você pode precisar esperar mais tempo para ser sorteado e, assim, comprar o veículo. No entanto, é possível desembolsar um valor maior no pagamento das parcelas realizando os chamados “lances”, que aumentam as suas chances de ser contemplado primeiro.

Embora os consórcios ainda não sejam tão conhecidos como uma forma de adquirir bens como um caminhão, eles são regulamentados pela lei e amplamente disponíveis no mercado. Normalmente, as operadoras oferecem seguros que garantem a continuidade dos grupos, assim, os participantes não correm o risco de ficar sem o bem ao final do consórcio.

Ao longo do texto, buscamos destrinchar o passo a passo de como comprar um caminhão. Se você chegou até aqui, deve ter percebido que a decisão depende principalmente das suas necessidades, objetivos e condições financeiras, envolvendo a escolha do tipo de veículo e a forma como arcará com os custos da aquisição.

Agora que já sabe como comprar um caminhão, convidamos você a conhecer a nossa empresa! Com ampla experiência no mercado, a Rodobens oferece serviços de proteção veicular, excelentes condições em consórcios e conta com as melhores marcas em veículos de carga e transporte. Entre em contato com a nossa equipe e conte com todo o suporte para conseguir o seu caminhão de forma rápida e segura!

Comentários