Como desembaçar vidro: por que é diferente em casa e no carro?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Por onde andamos é possível encontramos o vidro, seja em portas e janelas, taças, espelhos, parapeitos e nos carros. Mas, talvez você concorde que manter a limpeza desse material não é uma tarefa simples. Ele mancha facilmente e, por diversos motivos, fica embaçado, perdendo a beleza e comprometendo sua função. Então, como desembaçar vidro?

Preparamos este post para você resolver esse problema de uma vez por todas, promovendo a manutenção dos vidros e garantindo uma boa visibilidade, sobretudo em veículos. Vamos lá?

O que pode embaçar o vidro?

A resposta é: depende. As taças e os copos, por exemplo, podem ficar embaçados com o tempo devido ao uso de produtos indevidos de limpeza ou por resíduos de poeira e gordura, facilmente presentes na cozinha.

Já os vidros do carro embaçam por causa de um processo chamado condensação. Em dias frios, fechamos as janelas do veículo e, em nossa respiração, liberamos no ambiente vapor d’água, deixando a temperatura mais quente. Quando esse vapor entra em contato com o vidro, ele se condensa, resultando em inúmeras gotículas de água que dão um aspecto embaçado.

Como desembaçar vidro da casa?

Agora que você entendeu os motivos mais recorrentes, é importante saber como resolver, certo? Veja, então, como desembaçar vidro da sua casa ou apartamento!

Use uma toalha de algodão

Se o vidro estiver embaçado por causa do vapor, basta usar toalha de algodão com movimentos circulares. Isso será o suficiente para secar o vidro sem causar manchas ou arranhões.

Aplique sabão glicerinado

O sabão glicerinado é o mesmo produto utilizado para lavar roupas. Ele cria uma fina camada no vidro/espelho, e a água não consegue se prender a ela, escorrendo e deixando a superfície limpa. Assim, você cria seu próprio desembaçador de vidro.

Limpe com detergente neutro e água morna

Se o problema for a gordura, a dupla detergente neutro e água morna é a melhor saída, dissolvendo tudo sem esforço. Só não se esqueça de usar o lado macio da bucha.

Invista em limpa-vidros

Os limpa-vidros são produtos químicos com diversos itens na sua composição, como solventes e o Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS). Eles dissolvem a sujeira e têm ação antiestática, evitando que pequenas impurezas se prendam ao vidro.

Faça seu próprio limpa-vidros

Você pode fazer seu próprio produto para desembaçar o vidro de casa. Anote os ingredientes:

  • 1 colher de sopa de detergente neutro;
  • 1 xícara de álcool;
  • 1 xícara de vinagre de álcool.

Com os materiais acima, é só misturar tudo em um borrifador e mãos à obra!

Como desembaçar vidro de carro?

Agora, aqui estão algumas dicas que, com certeza, precisam entrar no checklist para cuidar do seu carro.

Ligue o ar-condicionado e direcione para o para-brisas

Lembra que é o calor no interior do veículo e o vapor da nossa respiração que deixa o vidro embaçado? Então, basta ligar o ar-condicionado e direciona-lo para o vidro.

Limpe o vidro com detergente

É possível fazer a limpeza com água e detergente ou uma solução de água quente com vinagre e detergente para tirar o “grosso”. Você também pode apostar em xampus específicos para carros. Eles contêm ingredientes adequados para retirar impurezas e manter uma camada de proteção.

Uma dica importante é não aplicar o produto diretamente na superfície do vidro. Além disso, tenha cuidado para os produtos não escorrerem para a lataria. Lembre-se também de que lavar os vidros em dias ensolarados é melhor, porque evita que fiquem embaçados.

Passe um pano umedecido com água ou sabonete sem amônia em insulfilm

Vidros com insulfilm necessitam de um cuidado especial para sua conservação, porque produtos com substâncias corrosivas, como amônia e cloro, podem estragar o material. Então, use apenas água e produtos neutros.

Em todos os casos, evite usar palhas de aço, vassouras ou qualquer outro tipo de material áspero. Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você entender melhor como desembaçar vidro do carro e da sua casa. São recomendações simples, mas que fazem toda diferença.

Gostou do que leu? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a manterem seus vidros sempre limpos!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Seu próximo passo com segurança e tranquilidade!
Tão importante quanto realizar, é proteger suas conquistas!

Comentários