Como dirigir bem: veja as melhores dicas para ser fera no volante

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

O ato de dirigir é um prazer para quem está atrás do volante, mas exige preparo e atenção para que seus trajetos sejam tranquilos, seguros e confortáveis.

Dirigir bem é positivo para você, seus passageiros e todo mundo à sua volta. Por isso, é sempre importante praticar e se aprimorar na direção do carro.

Quer saber no que prestar atenção e como se portar no trânsito para dirigir cada vez melhor? Veja nossas dicas especiais neste artigo!

Nunca ache que sabe demais

Nossa primeira dica tem a ver com um número alarmante: 53,7% dos acidentes no Brasil são causados por imprudência — principalmente infrações de leis e desatenção ao volante. Ou seja, confiança demais leva a deslizes que podem ter consequências sérias, ainda mais em situações de alto risco, como dirigir na neblina e na chuva. Para dirigir cada vez melhor, é preciso entender que sempre há algo novo para aprender.

Conheça e respeite as leis

Ao acharem que já dirigem muito bem, motoristas acabam confiantes demais até para quebrar leis de trânsito: limites de velocidade, conversões proibidas, andar pelo acostamento, etc.

Dirigir bem não é apenas dominar o carro. Envolve o cumprimento de diversas regras, planejar seu trajeto com antecedência e prestar atenção a seus limites — como não sentar ao volante quando o cansaço bater e não dirigir sob efeito de álcool ou remédios controlados.

Familiarize-se com o carro

Muitas pessoas acreditam que todos os carros são parecidos, mas cada um tem a sua peculiaridade como câmbio, motor, rodas e outros itens. Então, se seu carro é novo, tire um tempo para explorá-lo. Treine a relação das marchas, aprenda o que muda se for um carro automático, estude o manual, conheça os sinais de alerta e se familiarize com os comandos do painel. Assim, você se sentirá mais à vontade com o ato de dirigir.

Preste atenção na postura

Sua postura também influencia na sua habilidade como motorista. Quando bancos, volante e retrovisores estão mal ajustados, você pode ter a visibilidade comprometida, mais dificuldade de reagir e cansar seu corpo mais rápido, diminuindo a performance e os reflexos.

O ideal é ter a cabeça posicionada no encosto, braços em um ângulo de 120º, duas mãos no volante em posição 10h10, lombar apoiada e joelhos levemente dobrados com acesso fácil aos pedais.

Pratique em lugares menos movimentados

Muitas vezes, a confusão do trânsito é o que mais atrapalha alguém a ter mais confiança na direção. Por isso, você acaba desistindo de tentar se aprimorar.

Não é à toa que as auto escolas levam os alunos para bairros residenciais. Inclusive, aproveitar as ruas calmas para se acostumar ao volante e treinar a direção é uma dica valiosa.

Faça direção defensiva

A direção defensiva é estar sempre em atenção em tudo o que está a volta de você e tomar medidas preventivas para evitar acidentes: manter distância, respeitar limites, não forçar ultrapassagens, entre outros cuidados.

Sempre tenha um seguro

Muito da segurança de motoristas ao volante tem a ver com a tranquilidade que sentem ao dirigir. Portanto, fazer um seguro faz toda a diferença. Quando você e seu carro estão cobertos por um serviço de qualidade, você sabe que tem acesso facilitado e imediato a uma série de benefícios caso algo aconteça.

O seguro agiliza o atendimento em casos de acidente, descomplica processos de transporte e consertos quando ele apresenta defeitos e traz outras garantias como guincho, chaveiro, pneus e até a disponibilização de um outro veículo caso seja necessário.

Faça um curso se for preciso

Se, mesmo com todos esses cuidados, você ainda acha que não está conseguindo evoluir nas suas habilidades de direção, não tem nada de errado em buscar ajuda profissional.

Hoje, existem diversos cursos de aprimoramento para quem está começando, retornando depois de um tempo ou até para quem dirige muito, mas sabe que pode melhorar. É só buscar o que se encaixa no seu perfil de motorista.

Seguindo essas dicas, você tem tudo para ser fera no volante. Mas lembre-se sempre: como dirigir bem tem a ver com atenção, nunca pare de aprender e tenha cuidado com o excesso de confiança!

Gostou das informações? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários