Você pensou muito na opção ideal para a compra do seu primeiro imóvel, comparou as vantagens entre um financiamento convencional e o consórcio, descobrindo que a segunda opção caberia melhor no seu bolso. Agora, após pagar algumas prestações, não aguenta a ansiedade de ter o seu próprio canto. Quem sabe aquele dinheiro guardado ou ainda o seu FGTS não te ajudariam a dar um bom lance e obter sua carta de crédito antes do que imagina?
Então você escolheu uma das opções anteriores e conseguiu finalmente ser contemplado! Logo vai receber sua carta de crédito, que te dará o mesmo poder de barganha de uma compra à vista de sua primeira casa ou apartamento. Mas e agora? Como escolher o imóvel mais adequado? Que critérios utilizar na hora de optar por um lugar? Não se preocupe, pois separamos algumas dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa:
Em geral, imóveis novos costumam ser mais modernos e trazem a sensação boa de iniciar uma história naquele espaço. Porém, às vezes eles podem sair mais caros do que os locais que já tiveram outros donos. Os apartamentos novos são, na maioria das vezes, menores do que o mais antigos. No entanto, unidades usadas podem precisar de uma reforma pesada. Por isso, vale fazer uma boa comparação entre as alternativas que você tem, levando em consideração quanto gastaria para equipar a primeira moradia ou quanto sairia a renovação do espaço que já teve uso.
É sempre bom analisar alguns detalhes que a princípio parecem criteriosos demais, porém no longo prazo podem fazer toda diferença na sua vida. Um deles é saber como sua vizinhança se comporta à noite ou se o bairro oferece a infraestrutura que você precisa, conforme seu estilo de vida. Calcule quanto tempo você levaria para chegar ao seu trabalho. Se pretende usar o transporte público, quais são as opções existentes e se precisa usar o carro, verifique como são o trânsito e os acessos à região.
Além de saber se o preço do imóvel cabe no valor da sua carta de crédito, não deixe de consultar um advogado para verificar a documentação da casa ou apartamento. Um bom corretor também pode ajudar nesta tarefa. O importante é que você não deixe de se certificar, mesmo que tenha que gastar algum dinheiro. Como o imóvel ficará alienado com a administradora até que quite sua cota, veja se a situação está regular. Isso vale para a escritura, os impostos ou até mesmo a situação judicial. Lembre-se que seu crédito só será liberado, caso tudo esteja correto.
Não esqueça que você tem a parcela do consórcio para pagar. Então é muito importante que leve em consideração, por exemplo, o valor do condomínio no caso de apartamento, as parcelas do IPTU e também contas menores como água, gás e energia elétrica. Coloque tudo na ponta do lápis. Não adianta o preço do imóvel ser compatível com a sua carta de crédito, mas as despesas dele não caberem no seu bolso.
Achou interessante a possibilidade de comprar seu primeiro imóvel por meio de um consórcio? Quer indicar para os amigos? Além de ter à sua disposição atendimento de qualidade em todo país, a Rodobens possui ainda uma loja online, para facilitar o acesso à simulação de orçamento e possibilitar, inclusive, a compra online com menor burocracia. Basta visitar a nossa página.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
A chave da sua casa nova mais perto de você.
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários