Como funciona um consórcio de serviços?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Mesmo com um bom planejamento financeiro e fazendo uma poupança, adquirir determinados bens ou realizar outros objetivos pagando à vista pode não ser uma alternativa tão simples. Mas nada de desanimar ou desistir dos seus objetivos! 

Você provavelmente sabe que o mercado oferece modalidades de aquisição de bens diversos, como imóveis e carros, que aceitam o pagamento em parcelas. O maior exemplo é o consórcio, uma das alternativas mais simples e acessíveis que se tem à disposição quando o objetivo é a compra de bens. 

O que nem todo mundo sabe é que esse tipo de contrato não é limitado a bens. Por exemplo, por meio de um consórcio de serviços, você pode realizar procedimentos estéticos mais caros, serviços hospitalares e odontológicos e, até mesmo, a reforma da sua casa.

Para apresentar essa oportunidade a você, preparamos um conteúdo bem completo e informativo esclarecendo os principais pontos sobre o consórcio de serviços. Continue a leitura e descubra as características dessa modalidade e quais as suas vantagens!

O que você irá saber neste artigo:

CTA_Manual-completo-do-consórcio-de-serviços

Como funciona o consórcio de serviços?

De forma geral, o consórcio de serviços não é diferente do tradicional consórcio de veículos, por exemplo. Assim, o sistema também é baseado na reunião de diferentes pessoas com um objetivo semelhante, que se unem para levantar o capital necessário para que cada um consiga alcançar esse objetivo.

Dessa forma, no consórcio de serviços, a administradora fica responsável por organizar os grupos e recolher os pagamentos mensais dos membros para compor o fundo financeiro comum, o qual é utilizado para contemplar cada participante do grupo dentro de um prazo determinado.

A cada mês, ao menos um participante é contemplado com a carta de crédito (seja por sorteio ou lance) documento que garante que o consorciado tenha crédito correspondente ao serviço desejado.

Qual é o valor das parcelas desse tipo de consórcio?

Assim como em qualquer outra modalidade de consórcio, no consórcio de serviços, o valor das parcelas dependerá de dois principais fatores: o valor do serviço desejado e do crédito e o prazo de duração do plano.

Assim, a lógica é que quanto maior for o valor do crédito para pagar o serviço e mais curto o prazo de duração do consórcio, maiores serão as parcelas pagas. Da mesma forma, quanto mais tempo de consórcio, mais o valor total é diluído e mais em conta ficam as parcelas.

A duração de um consórcio de serviços varia de 12 a 48 meses, justamente para permitir que cada pessoa encontre o plano que mais se encaixa nas suas possibilidades e necessidades. 

Como é feita a contemplação no consórcio de serviços?

Aqui, mais uma vez, destacamos que não há diferença em relação a qualquer outra modalidade de consórcio. Dessa forma, a contemplação no consórcio de serviços também pode ocorrer a partir dos sorteios mensais, durante as assembleias, ou por meio da oferta de lances — uma excelente alternativa para quem deseja antecipar a contemplação, como veremos mais adiante.

Também é válido ressaltar que, assim como em outras modalidades, o consórcio de serviços tende a exigir um pouco de paciência, já que, se seus lances não forem suficientes (caso os oferte), a contemplação pode ocorrer logo no início do ciclo de pagamento, mas também pode acontecer somente ao final do grupo — que, como dito, tem duração média de 12 a 48 meses.

Como aumentar as suas chances de contemplação?

Muitas pessoas têm receio em adquirir um consórcio pelo fato de que o acesso ao bem desejado pode não ser tão rápido como desejam. Mas será que tem como ter acesso ao bem desejado em um prazo menor? A resposta para essa pergunta é bem simples: sim, é possível aumentar as chances de conseguir sua carta de crédito para um serviço antes do fim do ciclo do consórcio. Para isso, você terá que utilizar a estratégia de ofertas de lances.

De forma simplificada, ofertar um lance nada mais é do que o adiantamento das parcelas do seu consórcio. Assim, em regra, quem oferece o lance que corresponde à maior quantidade de parcelas adiantadas sai vencedor e consegue antecipar a sua contemplação — ou seja, quando o lance é o vitorioso, o consorciado já tem acesso à sua carta de crédito e pode adquirir o serviço desejado, assim que passar por uma análise de crédito especializada.

É importante lembrar que você não perde dinheiro se seu lance não for contemplado. Nesse caso, você simplesmente deixa de fazer o pagamento adiantado das parcelas. Além disso, já pode se programar para ofertar o lance novamente, no mês seguinte, de acordo com as regras estabelecidas no contrato.

Outro ponto importante sobre a oferta de lances é que, ao ser contemplado via lance, você não fica isento do pagamento das demais parcelas do consórcio. O que acontece é que o valor dado como lance quita parcelas na ordem inversa, diminuindo o prazo de pagamento. Assim, caso não ocorra a contemplação, você deverá continuar pagando as parcelas normalmente, até quitar o contrato.

Por fim, é importante que você saiba que, para que seja mais justo, a oferta de lances no consórcio segue duas principais regras:

  • lance correspondente ao valor bruto da oferta: assim, quanto maior é o lance, maiores, também, são as chances de contemplação;
  • quantidade de parcelas adiantadas: a segunda opção é relativa ao número de mensalidades que você se compromete a adiantar. Com isso, o processo é equilibrado entre integrantes que têm prazos e parcelas diferentes.

Que serviços podem ser adquiridos via consórcio?

A lista de serviços que podem ser adquiridos por meio de um consórcio de serviços é bastante variada — fato esse que permite que pessoas com as mais diversas necessidades tenham acesso a essa modalidade.

Na prática, existem determinados serviços que acabam tendo uma maior procura, pois estão mais próximos da realidade da maioria das pessoas ou estão ligados a necessidades básicas. A seguir, listamos algumas das opções mais procuradas em consórcios de serviços. Confira!

Tratamentos odontológicos

Para muitas pessoas, o tratamento odontológico é buscado com finalidade estética. Para outras, ele atende a questões de saúde e bem-estar. Independentemente de qual seja a sua necessidade, o consórcio oferece os meios para arcar com o pagamento dos serviços.

Nesse caso, o consorciado tem a liberdade de procurar o profissional que deseja, escolher os serviços e negociar valores. Ao ser contemplado no consórcio, a administradora se encarrega de fazer o pagamento diretamente para o profissional responsável pela execução do serviço.

O mesmo vale para os tratamentos e serviços estéticos do ramo da medicina, os quais também são bastante procurados pelas pessoas, a exemplo das cirurgias plásticas.

Realização de festas

O consórcio de serviços também é muito utilizado para arcar com o pagamento de festas, como eventos de casamento, aniversários de 15 anos e formaturas. Aqui, o consorciado também tem toda a liberdade para contratar o buffet, o DJ, o decorador e o local do evento.

Assim, ao ser contemplado no consórcio, o crédito recebido é utilizado para arcar com todos os custos do evento, que podem ser muitos, já que uma festa pode variar bastante, a depender do seu tipo, quantidade de convidados etc.

Viagens

O consórcio de serviços também é muito utilizado para a realização de viagens. Muitas pessoas têm o desejo de conhecer outros países e culturas e viver experiências únicas. Nesse ponto, o consórcio é uma excelente estratégia para se organizar e conseguir realizar a viagem almejada.

Ao ser contemplado, é possível utilizar o crédito para custear toda sorte de serviços relacionados à viagem, como:

  • passagens;
  • hospedagem;
  • traslados;
  • passeios turísticos;
  • aluguel de veículos.

Ou seja, o consórcio é uma forma mais simples e acessível de se conseguir fazer uma viagem única, com tranquilidade e sem ter que realizar grandes sacrifícios financeiros, já que tudo foi programado, e as parcelas cabem no seu bolso.

Reforma de imóvel

Com o consórcio de serviços, você também tem a possibilidade de fazer aquela reforma na sua casa. Inclusive, essa é uma das principais finalidades de quem busca essa modalidade de consórcio. A partir dela, é possível custear a mão de obra e os serviços prestados.

Por fim, ainda existem outros que têm uma alta procura por parte das pessoas e que também merecem ser citados, como:

  • pagar os estudos ou um cursinho;
  • autoescola;
  • intercâmbio.

O principal, aqui, é que o serviço escolhido esteja bem descrito quando for contemplado. Isso é especialmente importante porque, ao ser contemplado, o consorciado não recebe o dinheiro em espécie, e sim a famosa carta de crédito, documento que garante o acesso ao serviço escolhido sem que seja preciso fazer qualquer tipo de transação financeira diretamente com o fornecedor.

Qualquer tipo de serviço pode ser utilizado no consórcio, desde que seja comprovado mediante a documentação do processo a nota fiscal ou recibo do prestador. Lembrando que, caso o prestador seja CNPJ, as atividades no site da Receita precisam estar como prestador de serviço.

De toda forma, a carta de crédito não é um documento engessado. Assim, você pode escolher um serviço mais caro ou mais barato em relação ao valor a que tem direito, por exemplo. Na primeira situação, você terá que completar a quantia restante com recursos próprios. Por outro lado, caso haja sobra de dinheiro, esse valor pode ser usado para quitar as demais parcelas do consórcio.

Também é possível esperar um pouco antes de resgatar sua carta de crédito. Nesses casos, a administradora deposita o valor em um fundo de investimento, e você deve aguardar, pelo menos, 6 meses para resgatar sua carta com os valores corrigidos.

E não se esqueça: mesmo que receba sua carta de crédito já nos primeiros meses, deve continuar pagando suas parcelas em dia até o final do consórcio, certo? Assim, evita multas ou, em casos mais graves, até o cancelamento da sua carta de crédito.

Quais as vantagens do consórcio de serviços?

O consórcio é uma excelente opção para quem deseja ter um serviço à disposição mesmo quando sua quitação à vista — e, portanto, com descontos — for inviável. Nesse cenário, você faz uma poupança conjunta com os outros consorciados buscando um objetivo a médio e longo prazos sem precisar fazer grandes sacrifícios financeiros.

O consórcio também oferece vantagens significativas em comparação com outras opções de parcelamento, como a não incidência do maior vilão dos preços: os juros. Então, por mais que as mensalidades possam ser corrigidas anualmente e exista uma taxa de administração, os valores finais do consórcio costumam ser bem mais atrativos.

Outro fator importante diz respeito à menor quantidade de burocracias. Quer três exemplos? 

No consórcio, para começar, não é exigida uma entrada, o que faz com que não ter dinheiro reservado não seja um impeditivo. Além disso, para a contratação, não existe a necessidade de indicar avalistas ou, mesmo, estar com o nome limpo — apenas lembre-se de se planejar bem, pois o nome deve estar limpo na hora da contemplação (do contrário, você não poderá retirar sua carta de crédito).

Quais os diferenciais do consórcio Rodobens?

Com uma larga experiência no segmento dos consórcios, a Rodobens oferece diferentes opções para quem deseja realizar seus objetivos financeiros. São alternativas flexíveis, acessíveis e pensadas para atender aos mais variados perfis de pessoas.

No caso do consórcio de serviços, por exemplo, a Rodobens tem como diferencial a oferta de planos com prazos diversificados, o que facilita a contratação daquele com as melhores condições em termos de valor de parcela e tempo máximo para a contemplação, segundo a sua realidade.

Como foi dito, existem planos que vão de 12 a 48 meses. Em relação aos valores, os créditos podem variar de R$ 7 mil a R$ 14 mil, o que garante acesso a uma gama bem vasta de serviços.

Além disso, a Rodobens tem como diferencial a credibilidade, a segurança e a experiência nesse mercado de consórcio. Isso significa que você tem todo o suporte e apoio para alcançar os seus objetivos financeiros de maneira tranquila e programada.

Por fim, vale lembrar que o consórcio se encaixa perfeitamente em um bom planejamento financeiro de médio e longo prazos. Com taxas fixas e previsíveis, você consegue estimar o tempo e os recursos necessários para atingir o objetivo de realizar uma viagem, fazer uma cirurgia estética ou, mesmo, preparar sua festa de casamento sem comprometer a renda da família!

Gostou de conhecer o funcionamento do consórcio de serviços? Que tal dar o próximo passo para a realização dos seus objetivos com tranquilidade financeira? Entre em contato hoje mesmo com a Rodobens e saiba como podemos ajudar você!

CTA_O-que-é-consórcio_final (1)

 
 

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Consórcio de Serviços

Simples, prático e seguro. Ideal para você viver ainda melhor.

Comentários