como participar de um consórcio

Como participar de um consórcio? Confira neste artigo

Abril 2019

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você sabe como participar de um consórcio? Não? Calma, nós vamos ajudar. E se já tiver alguma experiência com isso, poderá aprender ainda mais lendo este post!

Entender sobre o assunto é essencial para quem está planejando trocar de carro ou casa, por exemplo. Vai dizer que nunca passou pela sua cabeça fazer uma mudança desse tipo? Nós apostamos que sim! Esses processos de transformação são bastante comuns na vida de todo mundo, e uma das melhores oportunidades para conquistar os novos bens é aproveitar os benefícios de um consórcio.

Quer saber como entrar em um grupo e ter a chance de ser premiado? Então, acompanhe o artigo até o fim! Vamos explicar o que é consórcio e indicar o passo a passo de como participar de um. Continue a leitura e aprenda!

O que é consórcio?

A Associação Brasileira de Consórcio diz que consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas — físicas ou jurídicas — em grupos, com a finalidade de formar poupança para aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.

O valor é dividido em um prazo predeterminado, e os participantes vão contribuindo ao longo desse período. Existe um contrato que define quando a administradora vai contemplar os consorciados, seja por sorteio ou lance, e que garante que todos os envolvidos serão beneficiados.

De qual tipo participar?

Antes de sair procurando um consórcio para ingressar e adquirir bens ou serviços, é preciso ter consciência de que existem três formas distintas para entrada. Vamos descrever cada uma delas a seguir, para que você escolha a que melhor se encaixa no seu objetivo.

Grupos em formação

Não é sempre que se consegue entrar no consórcio logo de cara. Em vários casos, o pagamento das parcelas só tem início após a administradora juntar a quantidade ideal de pessoas. Ou seja, é preciso esperar. Dependendo do bem que você deseja adquirir, o grupo pode demorar mais ou menos para ser formado. Por isso, antes de comprar um, verifique se há algum em formação e qual vai ser o prazo para a primeira assembleia.

Grupos já formados

Nesse tipo, você vai entrar em um consórcio que está já está operando, e uma forma de participar é comprando uma cota vaga. Procure a administradora e pergunte sobre as vagas em andamento. Nesse caso, você vai negociar com a empresa, pois só ela pode fazer a venda.

Cotas de consorciados antigos

Outra forma de participar de um consórcio é adquirir a cota diretamente de alguém que deseja sair do grupo. Nesse caso, você fechará o negócio com o participante que está desistindo. Isso significa que vai pagar um valor à vista para ele, entrar no grupo e continuar quitando as parcelas como os outros consorciados. Vale ressaltar que as administradoras não apoiam essa prática e, nesse caso, não costumam realizar a mediação da venda. Se você receber esse tipo de proposta, entre em contato com a empresa e confirme se o vendedor realmente faz parte da equipe.

Como participar de um consórcio?

Agora que definimos basicamente o que é o consórcio, mostramos suas normas e explicamos os tipos de ingresso, vamos ao objetivo deste artigo, que é ensinar como participar dessa modalidade. Descreveremos um passo a passo para você se organizar e entrar em um grupo. É preciso:

  • definir quanto vai investir por mês, conhecendo seu orçamento para poder assumir uma parcela sem prejudicar as contas;

  • escolher participar de um consórcio que seja mais adequado às suas condições e, principalmente, necessidades;

  • levar em consideração que imprevistos podem acontecer, ou seja, estar preparado para mudanças ao longo do caminho;

  • ter sempre uma reserva financeira, afinal, se acontecer algo inesperado, você vai precisar de uma base;

  • pesquisar uma administradora de confiança no mercado, ou seja, nada de sair fechando contrato com qualquer empresa sem antes conhecer os antecedentes.

Esperamos que este texto tenha deixado claro para você como participar de um consórcio. Aqui, definimos o que é essa modalidade, mostramos quais são os diferentes tipos e ainda indicamos um passo a passo para ingresso.

É sempre bom ressaltar que, antes de fechar qualquer negócio, é preciso pesquisar e ouvir referências da administradora. Somente uma empresa de qualidade vai conseguir entender seus objetivos e realizar o seu sonho de ter um novo bem ou serviço.

E já que você tem interesse no assunto, entre em contato conosco da Rodobens! Nós oferecemos os melhores caminhos para você conquistar seus desejos.

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

  • Muitos de nós temos sonhos como a compra de um carro novo ou a aquisição do primeiro imóvel, não é mesmo? E uma boa saída que várias pessoas encontram para transformar esses desejos em realidade está nos consórcios. Essa já é uma tradicional forma de aquisição de bens de valores mais elevados entre os brasileiros, oferecendo baixos riscos e possibilidades reais de compra.

  • O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.