Como perder o medo de dirigir: 6 dicas para ter mais confiança ao volante

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (Abramet), 2 milhões de brasileiros não dirigem por medo. O estudo aponta que 8 a cada 10 pessoas já habilitadas ainda sentem receio de conduzir um veículo.

Mas, afinal, como perder o medo de dirigir? Hoje, vamos ajudar você a superar essa insegurança. Se quer ficar por dentro das principais dicas para ter mais confiança ao volante, fique com a gente!

De onde vem o medo de dirigir? Conheça as principais causas!

É normal ter receio de dirigir, especialmente quando ainda se está aprendendo. Mas existem casos em que o quadro é mais grave e se torna patológico. Veja mais detalhes a seguir!

Insegurança

A primeira causa do medo de dirigir é a insegurança. Muitos motoristas recentes conseguem sua habilitação, mas continuam se sentindo despreparados para pegar o volante e encarar a estrada. Isso pode estar relacionado com a metodologia adotada pelo instrutor da autoescola ou mesmo pela sensação de estar perdido sem ter um orientador ao lado.

Traumas

Os traumas no trânsito, como acidentes, perdas de entes queridos ou até mesmo atropelamentos, também podem causar problemas ao conduzir um veículo. Por isso, se quer saber como perder o medo de dirigir, revisite o seu passado e a relação que você tem com o trânsito para saber se não existe nada aí que está impedindo você de ter mais confiança ao volante.

Risco de acidentes

A falta de conscientização no trânsito também pode ser a causa do medo de muitos condutores. Por isso, só de saberem da possibilidade de haver algum acidente de trânsito, eles não conseguem sequer pegar o carro. É o seu caso? Se sim, você deve entender bem o que estamos falando, não é mesmo?

Medo de colocar a vida dos outros em risco

Muita gente não dirige pelo receio de colocar a vida de outras pessoas em risco. Isso pode ter vínculo a insegurança, inclusive. Ou seja, como você não sente confiança na sua própria habilidade de conduzir o veículo, o que garante que não colocará tanto a sua vida quanto a de outra pessoa em risco? Logo, a solução mais óbvia parece ser nem tentar.

Possibilidade de danificar o veículo

Há ainda aqueles que não querem pegar o carro nem tanto pelo medo de colocar a vida de outros em risco, nem por traumas ou por insegurança: eles têm medo de danificar o veículo. É isso mesmo. Sabe aquela famosa "encostadinha" ao estacionar, ou quando o condutor da frente deixa o carro correr antes de arrancar e acaba batendo? Esse também pode ser motivo para não querer dirigir.

Medo patológico

O receio de pegar o volante pode se tornar até mesmo irracional, algo conhecido como amaxofobia, ou fobia de dirigir. Esse quadro é mais frequente do que se imagina e pode se manifestar de diferentes formas. Entre os principais sintomas estão:

  • falta de ar;
  • desespero;
  • dor de barriga;
  • dor no estômago;
  • ataques de pânico;
  • ansiedade excessiva;
  • palidez ou vermelhidão;
  • tremores nas mãos e pés;
  • coração acelerado;
  • paralisação da musculatura das pernas.

Fobias específicas

Também existem aquelas fobias bastante específicas que não podem ser deixadas de lado por quem tem medo de dirigir. Isso inclui o medo de atravessar túneis ou pontes, realizar determinadas rotas e até mesmo enfrentar tráfegos mais intensos com congestionamentos. Quem sente esse tipo de medo não consegue nem considerar colocar o carro na pista e ter que encarar alguma dessas situações.

Como ter mais confiança ao volante? Confira 6 dicas!

Como você viu, existem diversas razões pelas quais as pessoas deixam de conduzir um veículo. Mas, afinal, o que pode ser feito e como perder o medo de dirigir? É o que você vai conferir agora com as dicas que preparamos!

1. Procure a ajuda de um psicólogo

O primeiro e mais importante passo é: procure a ajuda de um psicólogo, especialmente se você sofreu algum trauma, reconhece os sintomas de amaxofobia ou tem alguma outra fobia específica. Conversar com um profissional pode ajudar a entender a causa do medo e mandá-la para longe!

2. Realize novas aulas de direção

Se o seu problema é a insegurança com a sua habilidade de dirigir, é ainda mais simples de resolver. Procure um profissional que ofereça aulas de direção e faça quantas forem necessárias para você sentir que pode controlar o veículo em qualquer circunstância.

3. Pratique em lugares menos movimentados

Além de fazer novas aulas, pode ser necessário que você pratique mais. E é claro que, para não ficar desconfortável, é bom procurar locais menos movimentados para explorar suas novas habilidades. Assim, você vai ganhando experiência e confiança.

4. Escolha bem o carona

Se você enfrenta alguma insegurança ou medo ao dirigir, escolha muito bem quem será seu carona. Andar com uma pessoa que só critica ou que assusta você enquanto está fazendo alguma manobra pode realmente piorar tudo. Portanto, não tenha receio em dizer que não se sente confortável transportando algumas pessoas.

5. Faça um seguro do carro

Todos os problemas são solucionáveis, inclusive o seu medo de danificar o veículo em alguma batida. Para ter uma cobertura adequada nas variadas situações que podem ocorrer, faça um seguro para o seu carro atual ou quando comprar um veículo novo, através de um consórcio de carro, por exemplo.

6. Respeite a legislação

A legislação de trânsito existe para conferir mais segurança a todos. Portanto, respeite-a. Tenha atenção às suas obrigações enquanto motorista e mantenha-se em dia sobre as regras de trânsito.

Assumir uma direção defensiva também é um meio de reduzir os riscos e, consequentemente, o medo de dirigir. Pensando nisso, adote medidas que ajudem a manter esse comportamento, como seguir todas as normas e andar em uma velocidade que permita ter o total controle do veículo. Ah, e nada de praticar com amigos e familiares antes de tirar a carteira de habilitação, combinado?

Como você pôde ver, existem inúmeras causas para o receio de conduzir um veículo, mas, para todas elas, há uma solução! Agora que você já sabe como perder o medo de dirigir, confira como você pode fazer a sua parte para garantir um trânsito mais seguro!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários