128432-corretora-de-seguros-como-se-preparar-para-uma-viagem-de-carro.jpg

Como se preparar para uma viagem de carro?

Outubro 2017

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

 

Nada como reunir a família e os amigos em uma boa viagem, não é verdade? Quando o destino escolhido fica mais distante, é só pegar o avião e relaxar até chegar lá. No entanto, quando a trajeto não é tão longo assim, muitos preferem ajeitar as malas no carro e colocar o pé na estrada. Nessa hora, para garantir a segurança e a tranquilidade da viagem, é essencial fazer um bom planejamento.

Neste post, vamos mostrar como se preparar para uma viagem de carro e evitar qualquer tipo de problema durante o caminho. Acompanhe!

Faça uma revisão no veículo

Antes de pegar a estrada, é fundamental fazer uma revisão detalhada para garantir que o veículo está em boas condições. Continue acompanhando para saber quais são os principais itens que devem ser verificados!

Condição dos pneus

Quando carecas ou desgastados, os pneus afetam a estabilidade e diminuem a capacidade de frenagem do veículo, tornando-se especialmente perigosos em uma viagem. Além de comprometer a segurança, essa situação pode resultar em multa e apreensão do carro. Lembre-se de verificar também as condições do estepe, do macaco hidráulico e da chave de roda. Assim, em caso de imprevistos, você estará preparado.

Sistema de freios

Obviamente, os freios são muito importantes para a segurança de qualquer viagem. Então verifique as condições de seus componentes com antecedência para, se for o caso, viabilizar consertos e substituições a tempo. Para diminuir o desgaste durante a viagem, dirija com atenção e dê preferência ao freio motor, principalmente em trechos de descida de serra.

Motor e arrefecimento

Para não ter problemas com o motor, verifique a condição de seus componentes, como a correia dentada, os bicos injetores e as velas de ignição. Confira também o nível do óleo lubrificante, bem como os filtros de óleo, água e combustível. Certifique-se de que o sistema de arrefecimento está funcionando corretamente, a fim de evitar problemas de superaquecimento do motor.

Luzes e sistema elétrico

Ao verificar o sistema elétrico, confira o funcionamento das luzes de identificação do veículo, como freio, ré, faróis, lanternas e setas. Atente-se também às regulagens para não atrapalhar a visão dos outros motoristas na estrada.

Programe a rota da viagem

Antes de iniciar a viagem, é importante planejar sua rota para reduzir as chances de imprevistos. Traçando o caminho pretendido de antemão, é possível, por exemplo, identificar e evitar trechos em más condições, interditados ou em obras. Se for usar um GPS, lembre-se de programá-lo antes de pegar a estrada. Vale também ter uma versão off-line do itinerário, para o caso de pane no dispositivo ou perda de sinal em algum trecho.

Procure também por bons pontos de parada ao longo do caminho, essenciais para descansar e restabelecer as energias. Aproveite esses momentos para se alimentar e providenciar o que for necessário para continuar a jornada com segurança.

Tenha cuidado com o excesso de peso

Nada de exagerar na hora de fazer as malas, ok? Leve na viagem apenas aquilo que é realmente necessário, evitando problemas de sobrepeso e falta de espaço dentro do carro. As bagagens devem estar acomodadas de modo a não atrapalhar a visão do motorista, sendo distribuídas igualmente para não afetar a estabilidade da direção.

Esteja em boas condições para dirigir

Assumir o volante sem estar em plenas condições é muito perigoso, pois coloca em risco tanto a sua própria integridade como a dos demais que viajam com você. Portanto, nunca dirija com sono, após ingerir bebidas alcoólicas ou caso esteja debilitado por alguma enfermidade.

Verifique a documentação e o seguro

Para não ter problemas com a fiscalização rodoviária, certifique-se de que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento de licenciamento do veículo estão em ordem. Afinal, eles são de porte obrigatório, não podendo ser substituídos por protocolos ou guias.

Finalmente, não deixe de verificar se o seguro do carro está em dia. Como imprevistos podem acontecer mesmo quando tomamos todos os cuidados possíveis, contar com um bom seguro automotivo é a melhor maneira de garantir a tranquilidade da sua viagem do início ao fim.

E aí, gostou das nossas dicas de hoje? Agora que você já sabe como se preparar para uma viagem de carro, que tal descobrir como viajar gastando pouco, mas sem abrir mão do conforto?

 

Comentários