6-dicas-de-como-usar-o-decimo-terceiro-salario-de-forma-inteligente.jpg

6 dicas de como usar o décimo terceiro salário de forma inteligente

Dezembro 2017

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

O recebimento do décimo terceiro salário pode ser uma chance de ouro de ter um alívio no orçamento e dar mais um passo rumo à segurança financeira. Para isso, no entanto, é preciso usá-lo de forma inteligente e não gastar com aquilo que não é necessário.

Entre as formas de usar bem o décimo terceiro salário, quitar as dívidas, pagar as contas do início do ano, fazer investimentos e poupar parte do dinheiro são ótimas opções.

Veja 6 dicas de como usar o décimo terceiro salário de forma inteligente:

1. Quite suas dívidas

Quem está no vermelho e/ou tem dívidas que precisam ser quitadas deve usar o décimo terceiro salário para este fim. Coloque as mãos à obra para limpar o seu nome listando todos os débitos que tem em aberto. Comece pelos que cobram juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Se possível, use a quantia que recebeu no final do ano para quitar as dívidas à vista e negociar um abatimento.

Caso não seja possível pagar tudo de uma vez, comece pelas dívidas mais caras e dê uma entrada considerável para reduzir o valor das parcelas a serem pagas.

2. Pague as contas do início do ano

Quem não tem dívidas pode usar o décimo terceiro salário para pagar as contas do início do ano. São várias as despesas extras em janeiro, como IPTU, IPVA, material escolar... 

Use o que recebeu em novembro e dezembro e comece o ano com o orçamento mais folgado!

3. Poupe parte do dinheiro

Outra forma inteligente de usar o décimo terceiro salário é guardar uma parte para realizar seus sonhos de curto, médio e longo prazo. Quer fazer uma reforma em casa ou comprar um carro? Dê o pontapé inicial na poupança para realizar os desejos guardando um percentual do que recebeu no final do ano. 

É importante lembrar que para seus objetivos financeiros se tornarem realidade é essencial investir em planejamento, definindo metas de quanto precisa poupar até determinado prazo para alcançar aquilo que deseja.

4. Crie uma reserva de emergência

Quem não tem um fundo para imprevistos, como uma doença na família ou a perda de um emprego, pode aproveitar o décimo terceiro salário para criar um.

A reserva de emergência deve ter valor equivalente a, pelo menos, seis meses de despesas mensais. Coloque a quantia em um investimento que permita que você retire parte do dinheiro sempre que precisar, mas sem perder nenhum rendimento.

5. Faça investimentos

Quem já tem um fundo para emergências e está livre de dívidas, pode aproveitar o décimo terceiro salário para investir.

São diversos os produtos disponíveis no mercado. Analise seu perfil de investidor, objetivos financeiros e escolha investimentos adequados às suas necessidades.

6. Pense no futuro

O décimo terceiro salário pode ser o primeiro passo para contratar produtos financeiros que garantam a segurança financeira sua e também da família. Aplique o dinheiro de forma inteligente com foco no futuro.

Investir em imóveis ou apostar em produtos que possam promover uma aposentadoria tranquila, por exemplo, é um cuidado que vai render frutos mais para frente.

Siga essas 6 dicas e use seu décimo terceiro salário de forma inteligente! Assim, você garante que consegue fazer o melhor negócio. Quer ter acesso a outros posts como este? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Comentários