Compra de carros seminovos: como fazer o melhor negócio?

    145656-compra-de-carros-seminovos-como-fazer-o-melhor-negocio
    dicas-para-investir, dicas-para-poupar, veiculos

    145656-compra-de-carros-seminovos-como-fazer-o-melhor-negocio

    A compra de carros seminovos pode ser bastante interessante para quem está pensando em trocar de veículo. Afinal, os preços mais em conta podem servir tanto para economizar quanto para adquirir modelos superiores ou com mais opcionais, e ainda diminuir os gastos futuros de propriedade, como impostos e seguros.

    Isso acontece porque a maior desvalorização de um automóvel novo ocorre nos três primeiros anos de uso. Ou seja, só de sair da concessionária, o zero quilômetros já sofre uma depreciação média de 15%.

    Assim, optar por um seminovo livra o proprietário dessa perda de valor, podendo utilizar a quantia economizada para conseguir outras vantagens.

    No entanto, é preciso tomar certos cuidados para que a compra não se torne uma dor de cabeça. Veja, nos próximos tópicos, nossas dicas para você fazer o melhor negócio:

    5 dicas essenciais para a compra de carros seminovos

    Muita gente ainda sente insegurança ao adquirir um veículo seminovo, com receio de pagar caro por um produto em mau estado de conservação ou com documentação irregular.

    Contudo, esses riscos podem ser evitados facilmente. Basta tomar certas precauções e seguir nossas dicas para aproveitar todos os benefícios que o negócio pode trazer. Confira!

    1. Compre de um vendedor confiável

    Problemas anteriores à venda com a mecânica do veículo ou com a documentação são de responsabilidade do vendedor. Por isso, é importante comprar carros seminovos somente em estabelecimentos confiáveis, em empresas consolidadas no mercado e com uma reputação a zelar.

    Dessa forma, o comprador tem a garantia de que seu automóvel passou por uma revisão completa e sua documentação foi verificada antes de ser colocado à venda.

    2. Busque o melhor negócio

    Calcule os valores dos descontos nos seminovos em comparação com os zero quilômetros do mesmo modelo.

    Depois, procure aquela oferta que apresenta melhor custo-benefício, com a inclusão de vantagens como acessórios opcionais (trio elétrico, aparelhos de som ou DVD e sensores de estacionamento, por exemplo), itens de fábrica (como direção hidráulica ou elétrica, ar-condicionado, freios ABS) e pagamentos de impostos e seguro.

    3. Avalie a conservação do veículo

    O ideal é fazer uma boa inspeção visual (observando, por exemplo, se não há vazamentos de água ou óleo, ferrugem aparente, amassados e desníveis na lataria, e se o interior está em ordem) e realizar um test drive para se certificar de que tudo está funcionando corretamente.

    Caso você não sinta segurança em avaliar o carro, comprar em estabelecimentos confiáveis, como já dissemos, diminui o risco de adquirir um produto com problemas, pois os automóveis passam por uma revisão criteriosa antes de serem colocados à venda.

    4. Calcule as despesas fixas

    Para não adquirir um carro que trará despesas além da sua capacidade de pagamento, é preciso calcular com antecedência os gastos fixos a serem desembolsados periodicamente.

    Entre eles, incluem-se os impostos (IPVA, DPVAT e Licenciamento), o seguro automotivo e as parcelas da modalidade de pagamento escolhida.

    5. Escolha a melhor forma de pagamento

    A melhor maneira de se pagar qualquer produto é à vista. No entanto, é raro alguém que tenha prontamente uma quantia suficiente para a compra de um carro, não é?

    Assim, é preciso escolher, entre consórciofinanciamento e leasing, qual a modalidade de pagamento que melhor se encaixe em suas necessidades e condições financeiras.

    Como vimos, a compra de carros seminovos pode trazer diversos benefícios para quem vai trocar de veículo. Mas alguns cuidados precisam ser tomados para garantir que você fará o melhor negócio e aproveitará todas as vantagens, como preços mais baratos e diversas opções de modelos e acessórios.

    Gostou de nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre a aquisição de um veículo seminovo? Então entre em contato conosco para que possamos ajudar!