Os consórcios são conhecidos por oferecerem a possibilidade de se comprar bens e contratar serviços dos mais diversos tipos, desde imóveis e veículos a tratamentos odontológicos. Isso é possível por meio da contemplação, que dá direito a uma carta de crédito que permite a aquisição do bem ou a contratação do serviço desejado.
Mas o que deve ser feito para comprar carro com carta de crédito? Pois é isso o que vamos esclarecer neste post. Acompanhe!
A carta de crédito corresponde ao valor que o consorciado tem para fazer a aquisição do bem ou a contratação do serviço desejado. Ela é liberada depois da contemplação, que pode acontecer por sorteio, lance ou ao final do pagamento das parcelas.
Depois da contemplação, o interessado pode adquirir qualquer bem ou contratar qualquer serviço pertencente à categoria do consórcio do qual faz parte. De acordo com o Banco Central, são 3 as categorias de consórcios:
Assim, quem quer comprar um automóvel com a carta de crédito precisa fazer parte de um consórcio incluído no grupo de bens móveis.
Depois da contemplação, é preciso seguir alguns passos para finalmente colocar as mãos nas chaves do seu novo veículo. Em um primeiro momento, ao informar o consorciado da contemplação, a administradora solicitará os documentos necessários para a liberação da carta de crédito.
O consorciado não pode ter o nome incluído nos serviços de proteção ao crédito e nem estar com as parcelas do consórcio atrasadas nesse momento, sob pena de não poder concluir o processo. Por isso, é importante sempre manter a situação regularizada, evitando atrasos.
Com a carta em mãos, o contemplado por ir até a concessionária de sua preferência para escolher o veículo, com total liberdade. Basta fazer a comunicação à administradora, de acordo com o estipulado em contrato. Negócio fechado, a administradora fará o repasse do valor ao vendedor, efetuando o pagamento. Em nenhum momento, o dinheiro passa pelas mãos do consorciado.
Nada impede que um carro seminovo ou usado seja escolhido para ser comprado com uma carta de crédito. Contudo, algumas condições precisam ser observadas, o que varia de acordo com a administradora. É comum, por exemplo, que as empresas limitem o ano de fabricação do veículo, impossibilitando a aquisição de carros muito antigos.
E se a carta de crédito for menor que o valor do veículo desejado, o consorciado pode, sem problemas, completar a diferença com recursos próprios.
Caso aconteça o oposto, sendo a carta de crédito maior que o preço do veículo, o dinheiro restante pode ser empregado para suprir gastos com transferências e documentação (limitado a 10% do total da carta), quitação de parcelas pendentes do consórcio ou ainda a devolução em espécie, desde que não haja nenhuma pendência por parte do consorciado.
Agora que você descobriu que é possível comprar carro com carta de crédito, está esperando o que para realizar o sonho do automóvel novo?
Por fim, se quer conhecer tudo sobre consórcios, aproveite para baixar gratuitamente este e-book para entender direitinho o que é um consórcio e como ele funciona!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários