Comprar carro zero: veja 12 motivos para fazer esse investimento

fevereiro 2017

7 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

41288-comprar-carro-zero-veja-x-motivos-para-fazer-esse-investimento.jpg

 

Atualmente, com o nível tecnológico a que a indústria automotiva chegou e a concorrência entre as diversas montadoras instaladas no país, escolher o modelo de carro ideal pode ser uma tarefa bastante difícil. Mas é claro que há formas de se assegurar de que está tomando uma decisão acertada. Se está considerando comprar carro zero, por exemplo, já pode saber que essa escolha tem tudo para dar certo.

Já ouviu dizer que a melhor marca de carros de todo o mercado é a “carro zero”? Pois há mesmo um fundo considerável de verdade nessa brincadeira. E acredite: aquele inigualável cheirinho de novo é o menor dos atrativos para se comprar um zero-quilômetro. Muitos outros benefícios estão incluídos no pacote!

Quer saber por que exatamente comprar carro zero vale a pena? Então confira nosso post de hoje!

Por que comprar carro zero?

1. Apresenta menores custos com manutenção

Não é segredo que carro novo não costuma dar problema. Rodar com um motor novinho em folha, carroceria brilhando e pneus intactos significa não ser surpreendido por um rombo exorbitante naquele mês em que as contas do dia a dia, por si só, já estavam suficientemente apertadas.

Em outras palavras: quando você sai da concessionária com um carro zero, só precisará pensar em manter os pneus calibrados e conferir o nível dos fluidos por um bom tempo. Gasto mesmo vai ser apenas com o combustível!

2. Garante confiabilidade e segurança

A dor de cabeça de pagar por um conserto fora do previsto não é nada se comparada à chateação de ficar na mão, com o carro quebrado. E não tem mesmo como fugir: um carro usado sempre tem muito mais chances de sofrer uma pane ou de ter um componente danificado por desgaste natural.

Isso sem falar nos riscos que qualquer uma dessas falhas oferece à sua própria segurança! Assim, se você quer ficar o mais longe possível de reboques, não tenha dúvidas de que o ideal é comprar um carro zero.

3. Possui garantia de procedência

Quando você compra seu carro zero-quilômetro, pode ter certeza de que apenas pessoas e ferramentas confiáveis tiveram contato com ele até então. A essa altura, o veículo só ficou aos cuidados dos funcionários da montadora e da concessionária, empresa que, para ostentar o símbolo da marca em sua fachada, passa por rígidos processos de certificação e credenciamento.

Por essas e outras, é praticamente nula a chance de adquirir um carro com defeitos mascarados. Até sem qualquer tipo de má-fé, o antigo dono de um carro usado pode sim acabar causando danos ao veículo com sua própria maneira de dirigir. E esses defeitos ocultos certamente farão a diferença em um futuro próximo. Melhor que não seja com as suas mãos no volante, não é mesmo?

4. Conta com cobertura de fábrica

É muito raro encontrar carros seminovos ainda no período de garantia. Ainda assim, a diferença de preço observada em relação a um modelo novo idêntico costuma ser muito pequena. Pensando nisso, fica fácil entender por que a garantia de fábrica é uma das maiores vantagens.

Se você for vítima de um defeito que passou despercebido nos projetos ou processos da montadora ou se um componente acabou sofrendo um desgaste anormal para o período ou a quilometragem prevista, não precisa se preocupar. Nesse caso, basta acionar os prestadores de serviço credenciados. De acordo com o contrato de garantia, a manutenção e a substituição de peças serão cobertas para seu carro voltar a rodar sem problemas.

5. Ganha uma avaliação mais vantajosa da seguradora

Entre os fatores mais determinantes para o prêmio (valor pago na contratação) e a extensão da cobertura de um seguro contratado está o ano do carro. Também são levados em conta a idade e o perfil dos motoristas cadastrados, os locais habituais de estacionamento e os trajetos da rotina. Mas o modelo e o ano em que o veículo foi fabricado é que formam a base para os preços praticados.

Por um lado, se seu maior valor de mercado tende a elevar os custos (já que as seguradoras podem ter que cobrir o montante total em caso de acidente, furto ou roubo), por outro, as chances de defeitos e, consequentemente, de custos com a manutenção, são muito menores.

Por isso, seguros para carros mais velhos acabam saindo mais caro. Entendeu por que é mais vantajoso para as seguradoras terem clientes com veículos novos?

6. Oferece menos danos ao meio ambiente

Na última década, temos visto avanços significativos nas tecnologias empregadas nos motores dos automóveis. A diferença de eficiência dos modelos mais recentes para os mais antigos é simplesmente enorme, entregando mais potência e torque, ao mesmo tempo em que emite menos poluição.

E a verdade é que, mesmo se pensarmos em motores com os mesmos recursos, propulsores com menor quilometragem são sempre mais limpos. Na prática, os desajustes das partes móveis, as folgas de válvulas, a perda da eficiência da vedação, a corrosão de partes e muitos outros fatores de desgaste inevitavelmente causam mais danos ao meio ambiente depois de um tempo.

7. Fornece uma tecnologia mais avançada

A grande concorrência entre as montadoras do nosso mercado faz com que recursos inovadores sejam sempre lançados com os modelos que aparecem por aqui. Projetados no Brasil ou trazidos de fora, é possível claramente ver uma evolução dos automóveis comparando modelos iguais com 1 ou 2 anos de diferença. As montadoras realmente se esforçam para chamar a atenção e oferecer o que há de melhor e mais evoluído.

Na parte mecânica são solucionados problemas vistos nas versões anteriores, executados acertos que colaboram para o melhor rendimento dos motores, implantados avanços nos componentes de segurança que foram testados por protótipos e até em categorias do automobilismo. Já em relação ao conforto e à conveniência, frequentemente surgem novos sistemas de som e comunicação cada vez mais inteligentes, acessórios eletrônicos ao alcance de um toque e revestimentos mais duráveis em painéis e portas.

8. Facilita a revenda

Na hora de comprar um carro, se a opção por um usado leva certa vantagem por custar menos, quando você pensa em revendê-lo, é preferível ter adquirido um zero-quilômetro. Claro que as diferenças entre marcas, anos e modelos contam bastante, mas, em geral, a vantagem é considerável para um veículo comprado mais novo, especialmente com o adicional de “único dono”.

Em um primeiro momento, é natural que o carro zero sofra uma desvalorização mais acentuada, mas, pouco tempo depois, é possível recuperar um percentual muito maior do valor investido. Vale, portanto, levar essa variável em conta na hora da compra!

Mesmo que você ainda não tenha o valor total do carro que deseja disponível, essa é uma opção que pode se tornar acessível por meio de consórcios e financiamentos. O comprometimento com as parcelas adequadas para seu orçamento certamente será recompensado.

9. Enfrenta menos burocracia

Ao comprar um carro usado, é necessário gastar bastante tempo para transferir a documentação, fazer a vistoria e muito outros processos que podem dar um pouco de dor de cabeça. A compra de um carro novodá a você uma facilidade maior ao lidar com a burocracia, afinal, você será o primeiro dono.

Exatamente por isso, você não vai precisar ficar preocupado com antecedentes que poderiam travar o licenciamento do veículo. A pouca burocracia que resta geralmente fica por conta das lojas, que organizam tudo para você.

10. Tem mais possibilidades de personalização

Como você deseja seu carro? Ar-condicionado, direção hidráulica, som automotivo, pintura especial, vidros elétricos? Seja qual for a sua opção, você encontrará um carro do jeito que você quer, se ele for zero.

Encontrar um carro usado ideal, que atenda a todas as suas vontades e necessidades não é fácil. Você acaba tendo que abrir mão de alguma coisa e depois arcar com um gasto adicional para equipar o veículo. E esse “remendo” nem vai sair do jeito que você queria, pois não vem de fábrica.

Mas comprar carro zero tem esta vantagem: você personaliza do jeito que você quer, e o veículo fica a sua cara.

11. Apresenta maior eficiência no gasto de combustível

As novas tecnologias também garantem uma eficiência energética maior em relação a modelos usados e mais antigos. Por exemplo, veículos 1.0 são muito populares por sua economia no consumo de combustível. Por outro lado, são malvistos por muitos em razão de sua baixa potência.

Novas tecnologias, porém, têm dado um ótimo rendimento para esses modelos, que apresentam hoje um bom desempenho nas estradas. Dessa forma, o motorista não precisa abrir mão de uma performance satisfatória por causa dos altos custos no abastecimento. Mesmo que deseje um veículo com uma potência maior, seus gastos não com combustível não serão tão consideráveis.

12. Tem uma longevidade maior

Se deseja ficar com o carro durante muitos anos, comprar carro zero será a melhor opção. Como vimos logo no primeiro tópico, os custos com manutenção são menores — então são menos visitas ao mecânico. Exatamente pelas peças e pelos demais componentes serem novinhos, eles têm uma vida útil maior.

Então você não precisa ter medo de se apegar ao seu carro, pois não vai precisar trocá-lo durante muitos e muitos anos. Terá muito tempo de tranquilidade para curtir seu carro zerado sem se preocupar com sua deterioração.

Mas alguns podem argumentar que um carro zero é muito mais caro e fazer essa compra é inviável e até impossível em alguns casos. Então veja uma saída muito simples para esse caso.

Como usar um consórcio para comprar seu carro novo?

O consórcio de carro é um sistema de compra programada para você adquirir seu zero-quilômetro. Funciona da seguinte maneira: uma administradora monta um grupo de interessados na compra, e cada um paga uma pequena parcela mensalmente. Com o valor reunido a cada mês, é realizada uma assembleia mensal onde é feito um sorteio para contemplar um membro do grupo com um carro zero.

O participante sorteado não poderá ser contemplado novamente e continuará a pagar as mensalidades até o fim do plano. Até lá, todos terão recebido seu veículo.

A vantagem dessa modalidade de aquisição em relação aos financiamentos é que no consórcio de veículos não há cobrança de juros, pois você não está realizando um empréstimo, mas sim contribuindo com seu dinheiro para a compra posterior do carro. Paga-se apenas uma taxa de administração.

Agora você não tem desculpas para deixar de sair de carro zero. No fim das contas, nada se compara a um veículo novinho. Da satisfação que você tem por simplesmente estar dentro de um modelo recém-fabricado à tranquilidade ao volante, comprando um zero-quilômetro você só tem a ganhar em comodidade e segurança, fazendo valer cada centavo investido!

E se gostou de saber por que deve comprar carro zero e quer ficar de olho nas nossas próximas dicas, não deixe de curtir nossa página no Facebook e de nos seguir no Twitter e no Instagram!

 

 

Comentários