Escolher o investimento ideal é sempre uma tarefa complicada, principalmente quando falamos sobre arriscar um capital que levamos anos para poupar. Portanto, garantir que o dinheiro encontre um retorno razoável e seguro é uma missão que exige bastante pesquisa.
Para te ajudar nesse passo, vamos falar de um investimento tradicional: comprar casa para alugar. Afinal, investir em imóveis para obter renda traz boas vantagens? É essa questão que vamos responder agora, confira!
Um investimento não é uma transação mágica, onde se coloca dinheiro e ele multiplica. É preciso estar atento ao que está sendo feito com o capital, monitorar taxas, juros e, caso você queira empreender, cuidar da dura tarefa de ter uma empresa.
Mas comprar uma casa para alugar exige cuidados no momento da compra e do fechamento dos contratos. Em geral, uma imobiliária pode cuidar do contato direto com o inquilino, enquanto o proprietário fica com o tempo livre para continuar na sua vida profissional normalmente.
O investimento em imóveis, quando feito após estudo e planejamento, traz um benefício raro: a constante valorização do seu capital. Afinal, mesmo com as variações dos mercados, o valor de casas e apartamentos costumam crescer ao longo do tempo.
Para garantir que isso realmente aconteça, procure imóveis em bairros com boas perspectivas de crescimento, que sejam alvos de obras de infraestrutura como novas estações do metrô ou mesmo com a construção de centros de serviços como lojas, agências bancárias e supermercados.
Ok, você comprou uma casa para alugar mas, em algum momento, a renda proveniente desse investimento parece pequena demais para suas necessidades. Seja porque surgiu um imprevisto e você precisa de grande capital com urgência ou, ainda, porque você deseja fazer um novo investimento, comprando um imóvel maior para locação, por exemplo.
Nesses casos, você pode deixar de alugar o seu bem e colocá-lo à venda, garantindo assim um retorno volumoso e seguro no momento que você mais necessita.
Embora imóveis sejam bens de grande valor agregado, é possível comprar casa para alugar mesmo sem ter enormes quantidades de dinheiro em reserva. As duas opções mais comuns, nesse caso, são os financiamentos e o consórcio.
O primeiro, entretanto, pode exigir uma boa entrada e as parcelas estão sujeitas a juros. O consórcio, por sua vez, tem parcelas fixas, sem entrada, e não são reajustadas com taxas de juros. Assim, o investimento se torna mais previsível e fácil de controlar dentro do seu orçamento familiar.
Há uma série de investimentos que só se materializa, de certa forma, no papel. Por exemplo, compras de dívidas públicas, cartas de débito em bancos, ações, etc. Um imóvel, por sua vez, é um bem real, que pode ser utilizado de diversas formas — incluindo até o uso do mesmo por membros da família.
Além disso, o imóvel comprado também passa a fazer parte do seu patrimônio, podendo ser transferido em heranças ou mesmo para aumentar as garantias necessárias para que você consiga ter acesso a diferentes tipos de crédito.
Aprovou a ideia de comprar casa para alugar? Acompanhe nossa página no Facebook e saiba mais sobre como adquirir o seu imóvel como investimento!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários