comprar segundo imóvel

Como você pode se planejar para comprar o segundo imóvel?

Outubro 2020

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Afinal de contas, quais são as principais diferenças ao comprar segundo imóvel? Esse é um objetivo comum a muitos brasileiros, que percebem no mercado atual a oportunidade perfeita para adquirir uma segunda propriedade.

Sendo assim, elaboramos este artigo sobre o tema. O nosso objetivo é demonstrar tudo o que você precisa considerar para fazer uma boa aquisição, avaliando a melhor modalidade de compra e realizando uma compra planejada e sustentável. Acompanhe!

As regras de financiamento para comprar o segundo imóvel

Programas como o Minha Casa, Minha Vida ou seu eventual sucessor, o Casa Verde e Amarela oferecem condições especiais de financiamento no primeiro imóvel. Entretanto, vale destacar que esse benefício não é estendido à compra de uma segunda propriedade.

As vantagens do financiamento

A maior vantagem do financiamento é que o crédito pode ser utilizado mais rapidamente, aproximadamente em 1 mês. Além disso, há a possibilidade de estender o prazo de pagamento por 30 anos, amenizando o valor das parcelas.

Por fim, destaca-se que o financiamento pode abranger até 80% do valor do imóvel — ainda que a recomendação seja que não ultrapasse 50% do valor.

As regras do consórcio para a segunda aquisição de imóvel

A compra do segundo imóvel também pode ser realizada por meio de um consórcio. Veja as principais características dessa modalidade:

  • o bem não é adquirido no momento da contratação. Isso só acontece após a contemplação, em que o consorciado recebe a carta de crédito para a compra do imóvel desejado;
  • o primeiro imóvel pode ser utilizado como garantia;
  • o dinheiro pode ser utilizado para construção, fazendo com que a modalidade seja flexível e versátil.

As vantagens de realizar um consórcio

De modo geral, uma grande vantagem em fazer um consórcio para a compra do segundo imóvel consiste no fato de que não acontecem alterações em suas condições de pagamento. Agora, conheça os benefícios específicos da modalidade!

Segurança

A contratação de um consórcio é sempre precedida pela organização de uma assembleia, que é administrada pela instituição consorciadora. Isso garante tranquilidade, proteção e transparência aos seus pagamentos, garantindo a aquisição do imóvel da melhor forma possível.

Facilidade

Além disso, o consórcio é menos burocrático. Afinal de contas, a contratação não exige análise no SPC/Serasa, nem comprovação de renda mensal ou coisas do tipo, pois, até ser contemplado com a carta, o consórcio não é uma operação de crédito, como o financiamento.

Economia

Nos consórcios, o Custo Efetivo Total (CET) é consideravelmente menor. Isso é possível porque o consórcio não cobra juros. No fim das contas, o valor de um imóvel comprado no consórcio acaba saindo mais barato no longo prazo.

Como você pôde notar, tanto o financiamento quanto o consórcio oferecem vantagens específicas ao consumidor que está interessado em comprar um imóvel pela segunda vez. Então, basta analisar a sua situação pessoal e decidir pelo caminho que melhor o atenderá.

Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe de atendimento e veja como o time da Rodobens pode ajudar você a realizar mais essa grande conquista!

Comentários