posso-usar-um-consorcio-para-comprar-um-imovel-comercial

Posso usar um consórcio para comprar um imóvel comercial?

Julho 2018

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. E não é por menos! Afinal, a oportunidade de empreender pode representar a conquista da tão sonhada independência financeira e, ainda, uma enorme sensação de realização pessoal. Mas tem um detalhe aí: antes de comprar um imóvel comercial, é preciso fazer um bom planejamento.

Por mais inovadora que seja a ideia de negócio, um empreendimento recém-criado costuma enfrentar alguns desafios no início de sua jornada. Estamos falando, por exemplo, das despesas necessárias para a abertura da empresa e até das dificuldades de encontrar um espaço adequado para o funcionamento do negócio, seja devido ao alto valor dos imóveis ou aos elevados custos de financiamento.

Diante disso, surge uma solução segura para essa situação: o consórcio de imóveis. O que você precisa saber desde já é que o consórcio é um investimento econômico e confiável que apresenta diversos benefícios aos clientes interessados na aquisição de um bem ou na contratação de um serviço.

Curioso para saber mais? Então confira agora mesmo as principais condições para comprar um imóvel comercial por meio de um consórcio!

A importância da antecipação para empreender

O investimento em um consórcio é uma opção recomendadíssima por diversos especialistas em finanças pessoais principalmente para quem não tem pressa em adquirir um imóvel, já que se trata de uma modalidade de compra programada.

Se empreender está nos seus planos futuros, portanto, é preciso iniciar um planejamento o quanto antes. Assim, você conseguirá organizar sua vida financeira de maneira antecipada, sem correr riscos ou sofrer prejuízos.

Essa previsão permite o cálculo dos valores das parcelas e do prazo de pagamento, ainda facilitando a criação de um fundo de reserva caso queira dar um lance competitivo e antecipar a contemplação e o acesso ao bem.

Além disso, vale ressaltar que o consórcio de imóveis não exige entrada, o valor das parcelas é acessível, não há cobrança de juros e IOF, além de o prazo de pagamento ser flexível. É, portanto, a modalidade é perfeita para que tem o sonho de ter o próprio negócio e precisa de tempo para se planejar.

A escolha do imóvel comercial

Agora que você já se convenceu de que o consórcio é a melhor forma de comprar um imóvel comercial, podemos passar para a efetiva escolha da propriedade. Para isso, alguns aspectos devem ser considerados, como as características necessárias para que a empresa funcione plenamente ou a localização do estabelecimento, analisando o perfil do negócio e o público que deseja atrair.

Além disso, é necessário analisar o potencial de valorização da região em que você pretende adquirir o imóvel, bem como as possibilidades de ampliação no caso de necessidade de expansão, as condições físicas e estruturais da obra, a regulamentação da edificação e, ainda, sua documentação.

Antes de fechar negócio, faça uma pesquisa de mercado, identificando os valores médios praticados e buscando por aquelas oportunidades com o melhor custo-benefício. Afinal, a aquisição de um imóvel é um investimento importante. No caso de um imóvel comercial, além de aumentar seu patrimônio, é preciso pensar que ele será o endereço da realização dos seus sonhos!

O funcionamento do consórcio de imóveis

Para contratar um consórcio, será preciso escolher uma empresa administradora que será a responsável por reunir um determinado número de pessoas com o mesmo objetivo que você. Fechando o grupo, o sistema é iniciado. Aí são definidos o crédito, do valor das prestações e o número de parcelas.

Com o pagamento em dia, os consorciados contribuem para a formação de uma espécie de poupança, além de concorrerem a sorteios mensais que definem as contemplações. Também é possível ser contemplado por meio de um lance competitivo. A contemplação libera a carta de crédito, que será usada para a aquisição do bem. Esse é, assim, o momento tão esperado da concretização da compra do imóvel escolhido!

Viu como a realização do sonho do próprio negócio é perfeitamente possível e até fácil de ser alcançada? Então o que ainda está esperando? Entre em contato com a Rodobens, faça uma simulação e conquiste seu imóvel de forma planejada e segura!

 

Comentários