comp

Compulsão por compras: você sabe identificar os sintomas?

Dezembro 2018

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Comprar pode trazer muito prazer. Passear no shopping e ir ao supermercado são programas que ajudam a aliviar o estresse. Não, o dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a relaxar, não é mesmo? O que acontece é que gastar demais pode se tornar prejudicial e até virar uma doença. Estamos falando da compulsão por compras.

Também chamado de oniomania, esse problema afeta quem não consegue estabelecer limites para os gastos e chega a ter problemas por causa disso. Além do endividamento, comprar demais impede que você foque suas finanças no que realmente precisa: formar um patrimônio sólido, ter segurança financeira e se precaver contra imprevistos.

Você acha que pode ter comportamento compulsivo? Saiba mais a respeito de assunto conferindo os próximos tópicos!

Entendendo o que é a compulsão por compras

A oniomania ou compulsão por compras vai além daquele prazer que você sente ao comprar algo novo. Satisfazer uma necessidade ou realizar um sonho não é o problema, mas tem que ser feito dentro das suas possibilidades.

A compulsão por compras é a incapacidade de controlar o impulso de consumir a qualquer custo, independentemente do produto ou serviço ser realmente necessário e mesmo diante da possibilidade de sofrer prejuízos com isso. Trata-se de um desejo doentio de comprar por comprar, sem nenhum objetivo específico. 

Esse comportamento não causa prazer. Muito pelo contrário, aliás, é seguido por um sentimento de culpa bem pesado.

Analisando sinais de comportamento compulsivo

O problema é sério e vai além do prazer de fazer compras. Ele pode começar lá atrás, ainda na infância, e também vir acompanhado de pensamentos obsessivos — você não sossega enquanto não comprar algo. Além disso, o comportamento pode periodicamente se voltar para outros objetos, transformando-se em uma compulsão por comida, vícios ou jogos, por exemplo.

De modo geral, a compulsão por compras está sempre acompanhada de problemas mais sérios, como ansiedade, depressão e até Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Sabendo de sua gravidade, vale ficar de olho em alguns dos sinais de alerta que podem ser indicativos de compulsão por compras. Veja:

  • preocupar-se excessivamente com o que você tem que comprar;
  • perder o controle com frequência e comprar mais do que poderia ou deveria;
  • aumentar progressivamente seu volume de compras e suas despesas;
  • não conseguir controlar o impulso pela compra, mesmo com esforço;
  • mentir sobre o que comprou e a quantia que foi gasta;
  • ter prejuízos sociais, familiares ou profissionais por causa do hábito de comprar;
  • sofrer prejuízos financeiros e se endividar além da conta por causa das compras.

Ainda pior, a pessoa com esse problema pode chegar ao ponto de roubar, falsificar, emitir cheques sem fundos ou cometer atos ilegais para satisfazer a necessidade de comprar ou para pagar as dívidas decorrentes dessa compulsão.

Identificando a origem da compulsão

Geralmente, a compulsão não é a causa, mas sim a consequência de algo mais sério. Enquanto formamos nossa personalidade, satisfazemos necessidades humanas, como a de aprovação e de autoafirmação. Quando há problemas nesse processo, podemos redirecionar nossas frustrações para necessidades de conquista.

Basicamente, queremos ter algum poder de decisão e almejamos nos sentir aceitos. A compra surge, então, como forma de compensação. O pensamento é de que eu compro porque posso, porque quero. Então, eu domino.

Encontrando meios para tratar o problema

Em geral, o tratamento para a compulsão por compras é o mesmo dado aos distúrbios de impulso. O ideal, portanto, é buscar um suporte profissional. Se você acredita que pode sofrer com o problema, fique atento e peça ajuda!

tratamento para a compulsão por compras pode ser psicoterapêutico e contar com a ajuda de ansiolíticos e antidepressivos, dependendo da origem do problema. Em alguns casos, terapias comportamentais também podem ser bastante efetivas.

Busque o auxílio de sua família e de seus amigos. Forme uma rede de apoio e, quando sentir que não consegue resistir ao desejo de gastar, tente focar em outras coisas que deem prazer: leia livros, ouça música, veja filmes, faça exercícios ou até ligue para alguém!

A compulsão por compras é um problema sério que rouba suas perspectivas de futuro, pois todos os seus recursos são consumidos pensando no agora. Para não cair nessa cilada, trate de mudar seus hábitos agora mesmo!

Para dar o primeiro passo com o pé direito, aproveite para aprender a economizar nos pequenos gastos do dia a dia!

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes