Quando um sonho se concretiza, logo em seguida outros vêm, como reformar uma casa porque a família está aumentando ou simplesmente porque você quer ter um espaço novo e totalmente a seu gosto. Em seguida, aparecem as objeções, aquelas vozes falando baixinho “mas isso”, “mas aquilo”. Uma dessas vai falar “mas e o dinheiro?”.
Pensou nisso também? Primeiramente, pense que reformar uma casa é um investimento, pois vai valorizar o imóvel e torná-lo mais agradável para você. Em seguida, leia nossas dicas para economizar na reforma e acabe com as desculpas!
De uma loja de materiais de construção para outra você pode encontrar uma diferença enorme de preços e condições de pagamento. A única questão aqui é tirar um tempo para fazer uma boa pesquisa na sua cidade.
Visite sites, vá às lojas menores, leve sua lista de materiais e peça um orçamento. Verifique se não é possível comprar direto do fabricante, como tijolos, areia e pedra brita, por exemplo. Tinta, cerâmica e outros itens de acabamento podem ser encontrados em liquidações, ajudando a economizar na reforma da casa.
Ter todos os sonhos realizados de uma vez nem sempre é possível, mas você pode se planejar para dar um passo de cada vez. Se a prioridade é reformar o escritório para transformá-lo no quarto das crianças, concentre-se nisso, deixando outras reformas para depois.
Reformar uma casa em blocos pode manter sua motivação em alta, pois os resultados aparecem rapidamente. Diferentemente de transformar a casa em um verdadeiro canteiro de obras e nunca ver nada acabado.
Existem duas melhores partes de reformar uma casa: comprar o material e ver a obra pronta. Mas se você sair comprando tudo sem ter bem definido o que será feito, pode desperdiçar recursos importantes.
Por exemplo, você sabe que tipo de piso deve ser usado dentro e fora de casa? E nas paredes, que tipo de cerâmica é mais resistente? Entre tinta látex e PVA, quando e onde usar cada uma? Quais são os tipos de fios usados nas instalações elétricas do chuveiro e das tomadas?
Essas perguntas podem deixar qualquer dono de imóvel maluco, mas são o dia a dia dos profissionais que atuam no segmento. Sendo assim, antes de mais nada, converse com que entende do assunto para não errar nas compras.
Reformar uma casa por partes também ajuda a manter os gastos sob controle, evitando desperdícios. O profissional no comando da obra define os materiais necessários e o valor da mão de obra e executa o trabalho dentro do valor previsto inicialmente.
Os desvios de planejamento são percebidos com mais facilidade, assim como os gastos adicionais, e você pode controlar tudo na ponta do lápis. Terminada a reforma, você pode até fazer o cálculo do valor investido versus a valorização do imóvel.
Sabe aquela velha história de que o barato sai caro? Muitas pessoas tentam economizar ao reformar uma casa e acabam saindo no prejuízo com profissionais não qualificados, desperdício de materiais, ociosidade cobrada na fatura e desleixo no serviço executado.
Contratando uma empresa de serviços especializados em reforma, você tem um contrato, o que já garante vários direitos caso sua reforma não saia conforme o esperado. Outra questão é a disponibilização de profissionais com qualificação para prestarem o serviço que você precisa.
A empresa especializada também terá um cronograma de execução do projeto, ou seja, você saberá de antemão quando a reforma estará pronta. O orçamento virá pronto para você e nada mais de preocupação, é só acompanhar as mudanças na sua residência.
Trocar portas, janelas, renovar o piso e a decoração da parede pode sair bem caro. Mas não se você inovar e buscar reciclar objetos antigos e revitalizar alguns outros para dar aquele toque único ao ambiente.
Uma porta antiga pode ser lixada e receber uma pátina, a fim de se tornar mais harmoniosa com a nova pintura da casa. Um portão antigo pode se transformar em um suporte para uma floreira suspensa e os caixotes de madeira podem ser usados como estante para os brinquedos das crianças, dando um ar despojado e alegre ao mesmo tempo.
Usar adesivos em vez de papel de parede e dar aquela repaginada nos armários embutidos com papel contact são algumas ideias para mudar sem gastar muito.
Projeto decidido, agora é partir para as compras. Mas você sabe qual a melhor maneira de pagar? O primeiro impulso é sempre usar o cartão de crédito, mas lembre-se de que, se você não der conta de pagar a fatura total no mês, começam a correr os juros do crédito rotativo, encarecendo ainda mais a reforma.
Outra opção é fazer no crediário e ficar com aquele bloco de boletos para pagar. Se esquecer uma data de vencimento, terá juros e multa pelo atraso. Empréstimo? Com a taxa de juros atual, melhor deixar a reforma para outro momento, pois nunca se sabe quando a economia vai realmente estabilizar.
E que tal um consórcio para reformas? Com certeza você já ouviu falar em consórcio imobiliário, que é destinado para quem está programando a compra da casa própria. Mas também existe o consórcio para reforma e construção, com juros bem mais baixos e a possibilidade de você ser contemplado com sua carta de crédito muito antes de terminar de pagar.
De posse do orçamento da reforma que você pretende fazer, é possível identificar o consórcio que cabe no seu bolso e atende ao prazo que você precisa. Depois disso, é entrar em contato com a administradora do consórcio, adquirir sua cota e torcer para que sua carta de crédito saia logo.
Em vez de contrair dívidas que ficam para depois da sua reforma, com o consórcio, você paga sua reforma com antecedência, planeja com tranquilidade as mudanças e tem a segurança de pagar sempre o mesmo valor de parcela.
Com dificuldades em saber o que reformar primeiro? Saiba como preparar a sua casa para a chegada de um bebê!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários