Fazer um consórcio de apartamento é uma excelente forma de conquistar seu próprio cantinho. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o imóvel ideal, ok? Para ajudá-lo nessa empreitada, levantamos aqui alguns tópicos que devem ser avaliados antes de fechar qualquer negócio. Confira!
A compra de um imóvel requer organização, pesquisa e planejamento. Então anote aí: nada de escolher logo a primeira oferta! O ideal é se preparar financeiramente enquanto analisa todas as suas opções. E o consórcio se encaixa perfeitamente nesse contexto.
Com o consórcio, você paga as parcelas durante o planejamento, como se estivesse fazendo uma poupança para o futuro. Além do mais, como os custos do consórcio são muito menores que os juros bancários, optar por ele significa fazer uma grande economia.
Ainda vale adiantar que fiadores e avalistas são dispensados no caso do consórcio e que essa modalidade permite a aquisição de quantos imóveis você quiser — diferentemente do que acontece com o Sistema Financeiro Habitacional (SFH). Por fim, assim como nos financiamentos imobiliários, é possível usar o FGTS para abater o saldo devedor.
Antes de contratar um consórcio, você precisa tomar certos cuidados importantes. Confira!
A empresa que administra seu grupo deve ser bem consolidada no mercado. Faça pesquisas, avaliando reclamações de ex-clientes e reviews de clientes atuais. Consulte também o site do Banco Central para ver se a empresa é autorizada a funcionar. Lembre-se: é a solidez da administradora que vai garantir o recebimento do bem.
Tem muita gente tentando vender cartas contempladas por aí. Mas saiba desde já: esse é um risco que não vale a pena correr. São diversos os casos de fraude, em que a administradora não está autorizada pelo BC, o grupo está extinto ou a contemplação não existe. Avalie onde você está depositando sua confiança e seu dinheiro antes de fechar um negócio tão arriscado!
Assumir uma responsabilidade dessas por um prazo tão longo requer muito cuidado com o próprio orçamento. Lembre-se, afinal, de que a parcela do consórcio vai constar entre suas obrigações durante muito tempo e atrasá-la pode fazer com que você perca o que investiu. Então organize seu planejamento financeiro, livre-se das dívidas e aprenda a economizar antes de tomar essa importante decisão!
Para morar bem depois de ser contemplado em seu consórcio de apartamento, é preciso avaliar algumas questões na hora de escolher o imóvel. Veja só!
Tudo bem que você não vai pagar aluguel, mas terá que arcar com a taxa de condomínio. Se o prédio já tiver moradores, portanto, pergunte sobre o valor e a variação dessa taxa nos últimos 12 meses. Se você passa muito tempo fora de casa, pense se precisa mesmo pagar uma taxa alta por certos benefícios que dificilmente vai usar, como piscina e academia, avaliando o custo-benefício dessa escolha.
Fique de olho na localização do edifício, que deve ser estratégica levando em conta sua rotina — ir à faculdade, chegar no trabalho e assim por diante. Preferencialmente, tente ficar perto de restaurantes, escolas e ao menos um hospital. Analise a segurança do prédio e da área ao redor, pesquisando sobre índices de violência nas proximidades.
Muita gente gosta de morar em andares mais altos, não é? Mas, na prática, isso pode causar alguns transtornos, principalmente na mudança. Se você tiver móveis grandes para transportar, será preciso desmontá-los para levar até o andar escolhido, o que não apenas dá mais trabalho como encarece o serviço com a contratação de montadores. Pense se é uma boa levar essa questão em conta na hora da escolha.
Se o imóvel escolhido ainda está em construção, cheque os prazos e veja se o cronograma da obra está em dia. Atrasos desde o começo podem acender o sinal de alerta para problemas na entrega. E não esqueça de consultar o histórico da construtora, avaliando seu índice de reclamações em sites e órgãos de defesa do consumidor. Quanto mais segura e bem avaliada a empresa for, melhor!
Tomando esses cuidados, pode acreditar: você vai fazer ótimo uso do seu consórcio de apartamento. Pronto para começar a planejar seu futuro? Então entre em contato conosco!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários