Sair pelas ruas dirigindo um carro novo é o sonho de muita gente. No entanto, contar com o dinheiro ou com o crédito para adquirir um veículo nem sempre é uma opção para a maioria das pessoas.

    Nessas horas, o consórcio surge como alternativa. Essa tradicional forma de comprar bens é uma excelente escolha para quem quer fazer uma compra planejada e sem arcar com juros. 

    Mas ele é bom para todo mundo? Neste texto vamos mostrar para quem é indicado o consórcio de automóveis. Acompanhe!

    Como funciona um consórcio de automóveis?

    Os consórcios são uma maneira de poupança programada em grupo. Pessoas interessadas em comprar determinado bem se reúnem e, sob a supervisão de uma administradora, acumulam o dinheiro necessário para adquirir o produto ou serviço desejado. Isso é feito por meio do pagamento de parcelas mensais. 

    Sorteios são realizados todo mês para decidir quem receberá antecipadamente a carta de crédito. Em um consórcio de automóveis, a carta de crédito pode ser utilizada para adquirir qualquer veículo dentro do valor estipulado.

    Para quem é indicado o consórcio de automóveis

    Diante dessas características, um consórcio é mais interessante para algumas pessoas do que para outras. Veja se você se encaixa no perfil para o qual um consórcio pode ser um bom negócio!

    Quem pode esperar

    Um consórcio costuma demandar vários meses. Por isso, ele é ideal para quem se planejou e, assim, tem a opção de esperar pela contemplação e posterior aquisição do carro.

    Ainda que existam formas de antecipar a contemplação, é preciso ponderar esse aspecto antes de entrar em um consórcio.

    Quem tem disciplina

    A participação em um consórcio exige a disciplina e a organização necessárias para honrar as parcelas todos os meses. A inadimplência leva à exclusão do consorciado das assembleias e, em casos extremos, à retirada definitiva do grupo do consórcio. 

    Quem acredita que tem sorte

    A sorte é um elemento importante nos consórcios, já que, durante os sorteios realizados nas assembleias, todos os consorciados têm chances iguais de serem contemplados. Assim, se você tem fama de pé-quente, leve isso em conta também.

    Mas isso não significa que será necessário depender unicamente desse aspecto para ser contemplado de forma mais rápida. Quem tem um dinheiro extra pode oferecer lances, que são uma maneira de antecipação do pagamento das parcelas. Eles dão ao consorciado o direito de receber a carta de crédito antes.

    Quais são as vantagens de um consórcio?

    Quem opta por um consórcio para comprar um veículo usufrui de algumas vantagens adicionais, principalmente quando comparamos essa forma de compra com outras disponíveis no mercado.

    Nos consórcios há apenas a cobrança das taxas referentes à administração do grupo. Na maioria dos casos, elas são menores que os juros. Além disso, os consórcios reúnem um nível baixo de risco com uma burocracia bem menor.

    Entendeu para quem é indicado um consórcio de automóveis? Agora analise seu perfil, suas necessidades e até mesmo a sua sorte para saber se essa opção será um bom negócio para você!

    Quer conhecer as melhores opções de consórcio com a empresa mais confiável do mercado? Entre em contato com a Rodobens agora mesmo!