Consórcio de automóveis: Planejamento financeiro para compra de veículo

Março 2016

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

15.03_-_BLOG_e_Face_-_Consrcio-de-automveis--planejamento-financeiro-para-compra-de-um-veculo.jpg

A compra do veículo próprio é o sonho de muitos brasileiros que buscam mais conforto e agilidade para a mobilidade no dia a dia. Por envolver valores altos, que muitas vezes comprometem grande parte da renda mensal, este tipo de investimento exige cautela e planejamento financeiro, para evitar que o seu orçamento fique comprometido e você acabe cheio de dívidas.

 

COMPRA PLANEJADA COM CONSÓRCIO

O consórcio é a modalidade financeira mais indicada para quem quer fazer a compra do veículo com planejamento e pagando parcelas que cabem no bolso. Outro benefício oferecido é a isenção da taxa de juros, o que faz do consórcio mais vantajoso se comparado com financiamentos tradicionais.

Veja abaixo mais características:

  • Parcelas mais acessíveis: o consorciado tem a possibilidade de escolher planos com parcelas que se adequam ao seu orçamento.
  • Não há pagamento de juros: diferente dos financiamentos tradicionais, no consórcio não há cobrança da taxa de juros.
  • Maior facilidade para obter crédito: a aprovação do crédito se dá de maneira mais ágil e eficiente do que em instituições bancárias.
  • Poder de compra para pagamento à vista: com a carta de crédito em mãos, o consumidor tem a possibilidade de fazer a compra à vista e obter vantagens na negociação, como descontos.
  • Planejamento financeiro: possibilidade de prazos mais extensos do que os encontrados em financiamentos tradicionais para o pagamento de parcelas que cabem no bolso.
  • Segurança: o setor é regulamentado pelo Banco Central do Brasil e possui lei própria desde 2009.

 

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O objetivo de um planejamento financeiro para compra do veículo é determinar quanto você pode gastar e quanto está disposto a pagar por este novo bem, para que suas finanças não fiquem prejudicadas.

Evite pedir empréstimos, mas se isso realmente for necessário, pesquise formas de fazer a operação de maneira segura e dentro da sua capacidade para quitação desta dívida em um período curto de tempo.

Lembre-se que a decisão de poupar dinheiro pode trazer impactos sobre algumas necessidades da sua família. Portanto, é recomendável compartilhar a sua ideia com eles, até para que todos possam colaborar para que o objetivo, a compra do veículo, seja atingido.

Listamos abaixo mais dicas para a elaboração do planejamento financeiro:

  • Após definir o seu objetivo (compra do veículo), estabeleça metas financeiras que lhe ajudem a atingi-lo, como “economizar determinada quantia até o final do ano”, ou “reservar determinado valor para pagar mensalmente as parcelas do consórcio”.
  • Faça uma análise da situação financeira para conhecer bem o orçamento familiar.
  • Com base nas informações sobre as finanças da sua família, procure calcular valores de parcelas que não prejudiquem o orçamento familiar.
  • Faça cálculos para saber em quanto tempo você conseguirá ter acesso ao veículo.
  • Tenha disciplina e força de vontade para aplicar as suas estratégias, colocando-as em prática.
  • Elimine gastos desnecessários. Pense que o seu objetivo (compra do veículo) é a prioridade.
  • Periodicamente, reavalie as suas estratégias. Se necessário, mude os caminhos e prazos estabelecidos anteriormente.
  • Pesquise preços de modelos de automóveis do seu interesse.
  • Buscas na internet sobre os modelos de veículos e administradoras de consórcio podem lhe ajudar em suas escolhas. Assim, você obtém uma quantidade de informações maior em pouco tempo.
  • Visitas às concessionárias e feiras automotivas também podem ser interessantes para comparar preços e conversar com vendedores, para obter ainda mais informações.
  • Não deixe de considerar os custos que cada tipo de automóvel envolve, como seguro, consumo de combustível, manutenções periódicas e impostos.
  • Procure saber se o modelo do seu interesse possui um alto valor de revenda.

 

A ESCOLHA DE UM CONSÓRCIO CONFIÁVEL

Uma recomendação importante, conforme vimos entre os tópicos acima, é pesquisar na internet, ou conversando com as pessoas, sobre as administradoras de consórcio existentes no mercado. Esse é um passo importante, pois pode evitar que você tenha dores de cabeça no futuro.

Procure sempre por administradoras idôneas, reconhecidas no mercado por sua credibilidade, transparência e qualidade no atendimento a clientes. Existem casos de falsos vendedores e empresas que prometem a venda de consórcios já contemplados. Por isso, todo cuidado é pouco!

A Rodobens Consórcio é uma administradora com 50 anos de atuação, foi o primeiro consórcio de abrangência nacional e, atualmente, já entregou mais de 360 mil bens. Possui uma estrutura com mais de 2.500 pontos de venda em todo o Brasil e conta com profissionais altamente capacitados que atuam como consultores.

 

LOJA ONLINE

Com todas essas informações, você já está apto a fazer um bom negócio para a compra do veículo. Na loja virtual da Rodobens Consórcio, você pode fazer simulações de compra para calcular os valores de parcelas e prazos de para pagamento que mais se adequam às suas necessidades. Na plataforma, também estão as ofertas de consórcio para atender clientes de diversos perfis e regiões do país. Visite o site!

Nova chamada à ação

Comentários