Consórcio de carros é seguro? Aprenda a avaliar!

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Não tem como negar: brasileiro é apaixonado por carro. Por isso, a conquista de um veículo zero ou mesmo seminovo é o desejo de boa parte da população. No entanto, por ser um bem de alto valor, acaba sendo preciso encontrar alternativas para a realização desse sonho. Analisando as opções disponíveis, uma questão costuma surgir com frequência: consórcio de carros é seguro? Pois vamos conferir!

CTA_Como-funciona-o-consórcio-de-carros

Quais as vantagens de contratar um consórcio?

Um consórcio é um investimento ao mesmo tempo seguro e econômico, que apresenta diversos benefícios aos interessados em adquirir um bem ou contratar um serviço. A contratação em si é fácil, prática e nem sequer exige entrada, sabia? Confira a partir de agora outras vantagens que essa modalidade oferece!

Burocracia zero

Ao contrário da maioria das instituições bancárias e financeiras, que exige uma extensa lista de documentos e certidões para viabilizar os empréstimos, os processos do consórcio são bem simplificados, com as administradoras normalmente solicitando apenas documentos básicos.

Juros inexistentes

Pode acreditar: o consórcio é uma modalidade de compra programada que dispensa as taxas de juros. Essa característica torna o investimento muito mais econômico e atrativo, pois, além das parcelas mensais para a conquista da carta de crédito, a única despesa que os consorciados assumem é a taxa administrativa cobrada pela empresa.

Lembrando que o valor da taxa é diluído nas prestações durante todo o período do consórcio, sem contar que seu percentual é inferior aos juros cobrados pelos bancos. Para quem busca por uma maneira acessível e econômica para adquirir um carro, portanto, o consórcio é a solução ideal!

Valor atualizado

Outra particularidade do consórcio é que o valor do crédito é atualizado ao longo do tempo. Isso acontece para que o consorciado tenha sempre poder de compra no ato da contemplação, mesmo que o valor do veículo tenha sofrido alguma alteração.

Essa atualização é definida conforme as regras estabelecidas no contrato. As prestações também são atualizadas, de acordo com a correção do valor do crédito. Essa revisão só é feita enquanto o participante não é contemplado, ok? Depois disso, o valor passa a ter rendimentos financeiros.

Consórcio de carros é uma modalidade segura?

Para não deixar dúvida, a resposta aqui vai ser direta: o consórcio é sim um investimento seguro. Trata-se de uma atividade regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central, que, com sua vigilância, garante segurança e estabilidade para os interessados em contratar o serviço.

Além disso, o consorciado não corre o risco de perder a quantia investida. Afinal, mesmo sendo contemplado, ele pode usar o crédito quando for mais conveniente para ele. Só vale se informar previamente sobre a empresa administradora e sua atuação no mercado, garantindo assim que assumirá um negócio seguro, com uma operadora confiável.

Como avaliar um consórcio?

Para fazer uma escolha bem-sucedida, é importante tomar alguns cuidados antes de sequer pensar em assinar o contrato. Confira a seguir algumas formas eficientes de avaliação de um consórcio!

Procure por referências

Uma maneira simples e efetiva de saber se a administradora é confiável é buscando referências com pessoas que tenham histórico de contratação com a empresa. Afinal de contas, quem já vivenciou a situação terá plenas condições de compartilhar sua opinião e suas experiências. Assim, as chances de fechar um bom negócio aumentam.

Cheque se há autorização do BC

As empresas de consórcio só podem realizar esse serviço com a devida autorização do Banco Central, que é o órgão fiscalizador de todas as operações financeiras do país. É crucial, portanto, verificar se a administradora que pretende contratar está autorizada. Se seu nome não constar na relação existente no site do BC, parta para a próxima.

Pesquise sobre a empresa

Outra recomendação simples e eficiente é fazer pesquisas para identificar quais são os consórcios tidos como referência no mercado. Dê preferência a empresas que prezam pela transparência em suas atividades e no relacionamento com os clientes — como a Rodobens, que carrega uma marca de confiança e credibilidade pelo país afora há décadas.

Como você pôde ver, consórcio de carros é seguro sim! Só tome o cuidado de escolher uma administradora que tenha tradição na área e se prepare para fechar um ótimo negócio!

 

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários